10 principais tipos de eventos corporativos

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10 principais tipos de eventos corporativos! Eventos corporativos são aqueles destinados exclusivamente a profissionais, diferentemente de eventos sociais, podem ter como principais objetivos estreitar relações entre colaboradores e gestores, reunir gestores para solucionar problemas, capacitar e formar profissionais e várias outras finalidades. Mas, você sabia que existem diversos tipos e categorias de eventos corporativos de acordo com as respectivas intenções? Se você tem dúvidas sobre este assunto, chegou ao post certo, pois aqui vamos te dar uma lista completa dos principais tipos de eventos corporativos e como devem ser realizados. Boa leitura!

1 – Convenções

Nas convenções os participantes costumam ser mais ativos, pois a intenção é que todos se envolvam e interajam durante as atividades. Estes tipos de eventos têm como principal objetivo apresentar e debater assuntos em comum entre duas ou mais partes, como por exemplo, entre gestores e equipe ou empresas que tenham interesses semelhantes. Uma categoria de convenção muito comum é a de convenções coletivas, em que representantes trabalhistas negociem pautas como regras trabalhistas. Também existem convenções de congraçamento, de final de ano e comemorativas, cujas finalidades são de engajar colaboradores e confraternizar. 

2- Seminários

Os seminários fazem parte da categoria de eventos corporativos que objetivam investir na capacitação e na formação contínua dos presentes, por isso são apresentados exclusivamente por profissionais especializados na temática central. Além disso, contam com uma forte participação do público, sobretudo para esclarecimento de dúvidas e trocas de experiência. Os seminários são muito comuns no meio acadêmico, por isso acabam tendo uma metodologia específica que envolve a escolha e o desenvolvimento do tema, pesquisa, definição de fontes e outros. Principalmente com a pandemia, este tipo de evento ganhou grande força no mundo on-line, em que, atualmente, não é necessário deslocar-se a um local físico para conseguir participar, pois são transmitidos ao vivo pela internet. 

3- Congressos

Os congressos são os tipos de eventos corporativos que costumam ter prazos de duração maiores, como por volta de três dias a uma semana, isso porque reúnem diversas atividades, como se fossem pequenos eventos menores dentro dele. Normalmente, são realizadas palestras, debates e mesas redondas com objetivo de promover assuntos importantes baseados em um interesse específico. Cabe destacar que, apesar da pluralidade, todas as ações acabam girando em torno de um mesmo assunto principal, que dá tema ao congresso. 

4- Oficinas

Também conhecidos como workshops, as oficinas têm como principal característica que os participantes coloquem em prática o que aprenderam com o tema. Normalmente, são dividas em quatro etapas: apresentação do tema, discussão, prática – preferencialmente em grupos- e conclusão. Estes tipos de eventos são muito indicados para promover network e estimular a interação dos profissionais, sendo assim, uma ótima oportunidade para trocar experiências, adquirir novos conhecimentos e compartilhar informações. 

5- Simpósios

Se a sua intenção é promover debate e participação assídua do público, o simpósio é o modelo correto de evento corporativo. Trata-se de um encontro em que especialistas sobre um tema específico explanam suas explicações com a presença de um moderador, e, em seguida, abre espaço para debate entre os demais participantes. Não costumam ser eventos longos e são muito utilizados no meio acadêmico, principalmente em universidades, para discussões sobre pesquisas e temas específicos.  

6- Conferências

As conferências têm como principal particularidade serem conduzidas por um conferencista, normalmente o presidente de uma mesa que conta com a participação de diversos renomados especialistas que discutem o assunto central. Este tipo de evento envolve a plateia que participa indiretamente através de perguntas que são escritas em um papel e enviadas ao conferencista. Então, ele filtra aquelas realmente relevantes e pertinentes e discute junto aos componentes da mesa. 

7- Palestras

Um dos eventos corporativos mais comuns são as palestras, que têm o intuito tanto de despertar interesse sobre um determinado assunto e passar informações mais relevantes, quanto de motivar e instruir. Usualmente, tem curta duração, entre uma e duas horas e podem ter formatos maiores, sendo realizadas dentro de outros eventos como congressos ou mais simples, acontecendo dentro da própria empresa, por exemplo. 

8- Mesa-redonda

Os eventos denominados Mesa redonda têm a participação de especialistas em um determinado assunto que debatem entre eles com a intermediação de um moderador. É muito semelhante ao simpósio, porém, neste caso, não conta com uma participação ativa da plateia, que fica somente como ouvinte. Normalmente, cada especialista tem um tempo determinado para expor seu ponto de vista sobre o tema e, ao final, quando todos já tiverem falado, acontece o debate. Nestes casos, é de extrema importância poder contar com a participação de profissionais capacitados e considerados autoridades no assunto em questão para enriquecer o evento e promover informações realmente importantes. 

9- Treinamentos e cursos

Treinamentos e cursos, como os nomes já dizem, são eventos cujo objetivo é formar, capacitar ou reciclar os conhecimentos profissionais sobre o assunto central. Tratam-se de temas específicos relacionados ou não à área de atuação dos participantes, e há oportunidade para que eles tirem dúvidas e, em alguns casos, coloquem em prática o que estão aprendendo. Podem ter variadas durações, como por exemplo, algumas horas ou dias. Existem dois principais tipos de treinamentos e cursos: os de qualificação, em que o participante está apto a exercer uma função e de capacitação, que proporciona conhecimentos extras a um profissional já qualificado. 

10- Feiras

Para finalizar o post vamos falar sobre as feiras, que são os eventos corporativos em que as empresas têm a oportunidade de expor seus produtos e serviços a um público de interesse. Os expositores devem cumprir regras pré-estabelecidas, que, usualmente, incluem a proibição de vendas durante o evento, espaço definido para instalação de stand, e outras. É de extrema importância que os representantes da empresa sejam capacitados e tenham profundo conhecimento sobre o produto ou serviço que está sendo exposto, pois está uma grande oportunidade de atrair clientes e fechar negócios, mas, para isso, é preciso conquistar os participantes. 

Viu só quantos tipos de eventos corporativos existem? Agora é só escolher o mais adequado para sua empresa e seus objetivos! 

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