12 dicas essenciais de Turismo em Campinas

Tempo de leitura: 6 minutos

Localizada a 92 km de São Paulo, a cidade de Campinas possibilita uma experiência diferenciada para quem deseja conciliar turismo com características de uma cidade interiorana, e com opções que estão presentes em grandes capitais brasileiras.

Uma cidade moderna e bem localizada, que é considerada uma referência em desenvolvimento tecnológico e industrial, abrigando, ainda, uma das universidades mais conceituadas do país. Tudo isso traz a Campinas um título importante, sendo destacada como uma das cidades mais conectadas do Brasil.

Turismo em campinas

E o turismo em Campinas acompanha essa visão de uma cidade mista que consegue conciliar um desenvolvimento muito intenso com várias oportunidades de curtir a natureza, monumentos e diversas outras atrações que trarão divertimento.

Para quem gosta de história, também é possível conhecer os fatos e a importância que a cidade teve desde os tempos da economia do café no século XIX, como elemento de destaque nas exportações do país.

Muitas construções históricas, museus e fazendas oferecem um interessante acervo para os que querem conhecer mais sobre essa cidade importante.

Devemos destacar, ainda, que o turismo em Campinas pode ser realizado ao longo de todo o ano. Porém, os meses de abril e de setembro são os mais aconselhados por terem poucas chuvas e uma temperatura mais amena.

Agora, vamos apresentar 12 sugestões de turismo em Campinas para você aproveitar muito mais.

1. Parque Taquaral

Parque Taquaral Turismo em Campinas

Uma das dicas de turismo em Campinas que mais atraem seus visitantes é o Parque Taquaral, pois ele é uma imensa área verde com muitos locais para os praticantes dos mais variados esportes.

Seu destaque é o Lago Taquaral, que é o mais conhecido pela população local como uma área de convivência e descanso, com pedalinhos para curtir o ambiente.

2. Bosque dos Jequitibás

Outra opção de turismo em Campinas para quem deseja estar mais próximo à natureza é o Bosque dos Jequitibás, excelente opção para caminhadas e para conviver junto à natureza.

Ele também possui um zoológico em suas instalações, que é diversão garantida para qualquer família. O espaço abriga, ainda, o Aquário Municipal e o Museu de História Natural, que completam o encanto do local.

3. Pedreira do Chapadão

Esse é um turismo em Campinas indicado para quem deseja assistir a um pôr do sol incrível. Muito apropriado também para meditar e ter momentos de paz, com excelente infraestrutura e com uma cascata em seu interior.

Além disso, a Pedreira do Chapadão tem programação de shows variados ao longo do ano.

4. Passeio de Maria Fumaça

Um dos mais tradicionais e surpreendentes destinos de turismo em Campinas. Esse passeio leva os visitantes a se sentirem transportados no tempo.

Com um trajeto de aproximadamente três horas de duração, Maria Fumaça faz a viagem entre Campinas e Jaguariúna com os passageiros sendo orientados por monitores que apresentam informações sobre a ferrovia e sobre os aspectos da região.

5. Catedral Metropolitana

 Catedral Metropolitana Turismo em Campinas

Fundada em 1883, a Catedral Metropolitana tem um interior com muitos aspectos do barroco nacional, e seu altar foi esculpido pelo artesão mestre Vitoriano dos Anjos Figueiroa, com entalhes em cedro.

Para quem gosta de construções históricas, essa é uma dica imperdível de turismo em Campinas.

6. Torre do Castelo

Esse espaço é um dos símbolos da cidade desde que sua inauguração foi destinada a ser o reservatório de água da cidade de Campinas. Ela possui 27 metros de altura no ponto mais elevado da cidade.

Dalí, é possível ter uma vista deslumbrante de toda a região, com uma visão de 360º da cidade, além de outras regiões distantes em um raio de até 40 km.

7. Observatório Municipal

Um ponto bastante procurado por todos que visitam a cidade e também por seus moradores, o Observatório Municipal é indicado para aqueles que desejam contemplar o céu noturno.

Lá, são disponibilizadas informações sobre astronomia e ciências relacionadas, bem como a visão dos planetas por meio dos telescópios. Dispõe, ainda, de um Museu de Astronomia para que se possa conhecer mais sobre nosso Universo.

8. Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim

Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim Turismo em Campinas

Mais um espaço para atividades junto à natureza, onde é possível caminhar por suas trilhas.

No interior do parque, existem muitos atrativos para se conhecer, como lagoas, casarões antigos e diversos outros monumentos naturais e projetados pelo homem, para o encanto de todos.

A cidade encanta por opções de lazer e de contato com a natureza, ou até mesmo fazer um lanche.

9. Estação Cultura

Para quem deseja um turismo cultural, Campinas dispõe de um espaço para essa finalidade: a Estação Cultura.

Localizada no prédio da antiga estação ferroviária, totalmente preservada com arquitetura da Era Vitoriana, a Estação Cultura disponibiliza diversos tipos de eventos, tais como: de arte, dança, peças de teatro, feiras literárias.

Além disso, possui uma maquete de ferromodelismo, um espaço denominado de vagão de bonecos, com encenações de teatro de marionetes e fantoches.

10. Jockey Club Campineiro

Com uma arquitetura encantadora, esse espaço tem relação com modelos franceses e uma riqueza incrível de detalhes.

Com quatro andares destinados a diversas atividades, o Jockey Club Campineiro está desativado para as corridas de cavalos, sendo, agora, uma área de visitação para qualquer público.

O espaço tem o primeiro elevador da cidade e possui ascensorista para operar o equipamento, sendo uma diferença importante para as novas gerações conhecerem. Um detalhe importante é que a praça onde o prédio está localizado faz uma homenagem ao maestro Carlos Gomes com um Monumento Túmulo.

11. Mercado Municipal

Com projeto de Ramos de Azevedo, é um dos mais importantes, não apenas de São Paulo como de todo o Brasil. Trata-se, inclusive, de um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Esse mercado possui grande quantidade de comércios que se destinam à alimentação de seus diferentes frequentadores.

12. Fazendas de Café

fazendas café turismo em campinas

Por pertencer a uma região com tradições no ciclo do café, Campinas possui diversas fazendas dessa época, que encantam seus turistas. Sua vasta importância histórica surpreende todos aqueles que fazem esse circuito das fazendas.

Considerações finais sobre turismo em Campinas

O variado turismo em Campinas permite agradar a todos os gostos.

Por ser próxima da cidade de São Paulo, as chances de turismo dentro do próprio estado favorecem um grande fluxo de turistas sem grandes deslocamentos.

Porém, o turismo em Campinas também é favorecido por muitas opções de transportes aéreos e rodoviários, com uma rede de acesso bastante facilitada por diversas opções de voos e das boas condições de estradas.

Para você que deseja um turismo em Campinas, queira se hospedar calmamente na cidade e ter boas condições de um descanso seguro, com serviços de alta qualidade, recomendamos o Cassino Tower Hotel Campinas, que você precisa conhecer.

Então, gostou de saber mais sobre turismo em Campinas? Aproveite e faça um comentário a seguir.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.