5 dicas essenciais para viagem de ônibus com crianças

Tempo de leitura: 4 minutos

Não podemos negar que qualquer atividade que tenha que ser realizada com crianças demanda mais planejamento e cuidados, não é mesmo? Quando o assunto é viagem e, mais especificamente, de ônibus, é preciso redobrar a atenção e considerar alguns pontos importantes para tornar a viagem mais prática e confortável. Se você estiver passando por essa situação, chegou ao lugar certo, pois aqui, vamos dar cinco dicas imperdíveis para fazer uma viagem de ônibus com crianças sem passar por perrengues! Boa leitura!

Dica 1 – Atenção à alimentação

É muito comum adultos e crianças sentirem enjoo ao andar de carro ou de ônibus,  principalmente em longos trajetos. Nestes casos, para evitar esse possível desconforto, o ideal é consumir refeições leves, no máximo uma hora antes da viagem, pois assim há tempo para o processo de digestão. Ainda relacionado à alimentação, se a viagem tiver muito tempo de duração, lembre-se de levar lanches rápidos e fáceis de serem manuseados, como barras de cereal, biscoito e frutas secas. Outro ponto importante é para as mães que estão amamentando. Procure se informar com antecedência sobre os pontos de parada para que possa amamentar durante estas pausas, ou prepare-se para amamentar com o ônibus em movimento, se não for possível esperar. 

Dica 2 – Mantenha-se hidratado, mas com cautela

É muito importante manter as crianças hidratadas, obviamente, porém, não é o ideal ofertar grande quantidade de líquidos dentro do ônibus, pois pode e, provavelmente, irá provocar vontade de ir ao banheiro, sem contar que pode aumentar o risco de enjoo. Sendo assim, lembre-se de fazer a criança usar o banheiro antes de embarcar, para só ter que utilizar o banheiro do ônibus em último caso. 

Dica 3- Procure entreter a criança 

Mesmo que a viagem seja curta, alguns minutos sentada e sem fazer nada são suficientes para entediar a criança. Por isso, cabe aos pais ou responsável, ter em mãos objetos para distrair e entretê-la durante o trajeto. Vale a pena levar o brinquedo preferido, utilizar jogos ou até mesmo assistir um filme no celular ou tablet. Com certeza, essas simples recomendações irão deixar os pequenos bem mais tranquilos para que seja uma viagem sem problemas tanto para sua família, quanto para os demais passageiros. 

Dica 4- Prepare-se para emergências

É claro que ninguém quer passar por imprevistos, mas eles podem acontecer e você deve estar preparado. Pensando nisso, separe na mala de mão ou na mochila alguns itens que podem te ajudar em emergências, como uma troca de roupa, fraldas e toalhas extras e um bom casaco, pois normalmente os ônibus têm ar condicionado bastante gelado e pode incomodar as crianças. Além disso, tenha um kit de primeiros socorros e os remédios de costume como antitérmico, remédio para enjoo e outros. Outra boa dica é, em caso de viagens muito longas, dar preferência por horários noturnos, assim, a criança pode ficar dormindo, nessa situação, não se esqueça de um travesseirinho ou apoio para pescoço e uma manta. 

Dica 4 – Separe a documentação

Para o embarque é obrigatório apresentar juntamente com sua documentação, a certidão de nascimento ou a carteira de identidade da criança. Você não pode se esquecer destes documentos, caso contrário, não poderá seguir viagem.  Adolescentes devem apresentar um documento com foto. Se a criança estiver viajando com parentes, amigos ou responsáveis é obrigatório apresentar uma autorização providenciada em postos de atendimentos do juizado. Em alguns terminais rodoviários é possível encontrar este tipo de serviço. 

Dica 5- Atenção à segurança 

Seja um bebê, criança ou adolescente, viajar com um menor de idade requer muita atenção e cuidados. Esteja atento sempre aos pertences da criança, nunca deixando objetos de valor a mostra, oriente-a a não conversar ou aceitar qualquer tipo de interação com estranhos, não a deixe sozinha durante as paradas, mesmo que estiver dormindo, fique atento com ela no momento de embarque e desembarque e lembre-se sempre do uso de cinto de seguranças. Para os maiores de 12 anos que, por ventura, forem viajar sozinhos, não se esqueça de passar essas orientações e, em caso de dúvidas, entre em contato com a companhia de ônibus e esclareça tudo. 

Para finalizar, lembre-se de se preparar psicologicamente para encarar a situação com leveza, paciência e bom humor, pois, dessa forma, com certeza a criança também conseguirá ficar tranquila durante o trajeto ou você poderá acalmá-la, se preciso for. 

Se você gostou dessas dicas ou tem alguma informação sobre este assunto que não falamos aqui, deixe seu comentário e ajude outros papais ou responsáveis a terem uma viagem tranquila com seus pequenos. 

Confira mais matérias relacionadas a viagens com crianças no Blog da Nacional Inn e boa viagem a todos!

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.