5 formas de facilitar os seus pagamentos em outros países durante viagens

Tempo de leitura: 5 minutos

5 formas de facilitar os seus pagamentos em outros países durante viagens! Por enquanto, não dá para viajar muito por causa da pandemia do novo coronavírus. No entanto, com o avanço da vacinação no Brasil inteiro, em breve poderemos finalmente deixar a pandemia para trás e voltar ao mais próximo possível de uma vida normal. Nessa hora, será importante conhecer as principais formas de facilitar os seus pagamentos em outros países durante viagens.

Hoje em dia, existem muitas formas diferentes de fazer um pagamento na hora de viajar. Isso é importante para ganhar flexibilidade para quem vai fazer uma viagem internacional. Por exemplo, suponha que você viajou para a Itália com 1000 euros na sua carteira. No entanto, chegou lá e viu alguns presentes muito interessantes que ultrapassam o seu orçamento. Com outras formas de pagamento, dá para trazer esses objetos para casa sem atrapalhar a sua programação.

Quer saber quais as melhores formas de facilitar os seus pagamentos em outros países durante viagens? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 formas de facilitar os seus pagamentos em outros países durante viagens

1. Moeda local

Não dá para fugir do fato de que a moeda local é a maneira mais fácil de pagar por coisas durante a sua viagem. A moeda local de cada país pode ser comprada em casas de câmbio, de forma online ou física. A vantagem de levar dinheiro físico para fazer compras é que você evita a flutuação do valor da moeda, e evita também a taxa de IOF do cartão.

Mas fique atento que há limite da quantidade de dinheiro que é permitido ingressar em cada país. Nos Estados Unidos, por exemplo, o limite é de 10 mil dólares por cada passageiro (ou integrante da família). Acima deste valor, é necessário declarar a entrada.

Além disso, é importante ter atenção à flutuação do câmbio turismo (não o comercial!) para comprar a moeda no momento certo e mais vantajoso possível para você.

2. Dólar

Alguns países com alto fluxo de turistas costumam ter muitos estabelecimentos que aceitam pagamento em dólar. É o caso do Paraguai, conhecido pelo comércio de importados para turistas. Apesar desta facilidade, geralmente nas áreas voltadas para viajantes, é comum ver que o preço em dólar costuma ser mais caro que o da moeda local, então pesquise com cuidado antes de planejar a viagem.

Outra opção é levar os dólares para trocar nas casas de câmbio do país de destino. Muitas vezes as taxas de transação são menores que as do Brasil, e você pode efetuar a compra conforme a necessidade.

3. Bitcoin

Você não precisa saber como investir em Bitcoin para usar a criptomoeda mais famosa do mundo. Se for fazer uma viagem internacional, poderá utilizar a moeda para pagar por várias coisas, desde que os estabelecimentos locais aceitem essa forma de pagamento, claro.

Mesmo que não aceitem, é possível transformar Bitcoin em outro tipo de moeda durante a viagem e sacar em algum serviço bancário internacional. Por exemplo, dependendo da situação, dá para converter seus satoshis em dólares e sacar via TransferWise para usar em uma compra, caso você tenha conta no serviço.

Uma das vantagens do uso do Bitcoin nessas situações é que a moeda se valoriza com o dia. Portanto, se você tinha o equivalente a R$ 10.000,00 nela no começo da viagem, pode ter R$ 12.000,00 na hora de precisar usar. Basta ver o crescimento que a moeda teve nas primeiras semanas do ano.É uma forma de se proteger da variação cambial. Ótimo, né?

4. Cartão de crédito internacional

Atualmente quase todos os bancos têm a opção de adquirir um cartão de crédito nacional e internacional. Com o uso dos cartões internacionais, você pode pagar compras em estabelecimentos que usem a mesma rede de atendimento das bandeiras do seu cartão, especialmente Visa e MasterCard, que são as mais famosas e usadas do mundo.

É importante ter em mente, claro, que quanto mais remoto o destino, menor a chance dele aceitar o pagamento via cartão de crédito internacional. No entanto, em grandes cidades como Nova York, Londres ou Paris, praticamente todos os locais aceitam.

Outro ponto a considerar é o pagamento de impostos. O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é cobrado em cima do seu pagamento internacional, o que pode encarecer um pouco a sua compra. Nesse sentido, usar a moeda local ou Bitcoin é mais vantajoso.

5. Cartão internacional pré-pago

O cartão pré-pago funciona como um cartão de débito. Você pode adquiri-lo em uma casa de câmbio, ou em empresas de serviços de pagamento como o MercadoPago, PagSeguro e outras. Após comprar o cartão, você pode efetuar a recarga na casa de câmbio, caso o tenha adquirido desta forma, ou pela internet, por transferência bancária.

Para usar o cartão pré-pago, é necessário analisar os seguintes fatores: quais as taxas cobradas por cada empresa, para ações como recarga, saque e adesão; e se o cartão da empresa escolhida é aceito pela maioria dos estabelecimentos do local de destino.

Pronto! Agora que você já conhece algumas formas de facilitar os seus pagamentos em outros países durante viagens, o próximo passo é aguardar o fim da pandemia, tomar a sua vacina e começar a fazer as malas para viajar.

E aí, qual será o seu primeiro destino pós-pandemia? Conte para a gente nos comentários abaixo!

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.