7 curiosidades sobre São José dos Campos

Tempo de leitura: 4 minutos

7 curiosidades sobre São José dos Campos! Situado no Vale do Paraíba Paulista, interior de São Paulo, São José dos Campos tem mais de 737 mil habitantes, sendo o segundo maior município do estado de São Paulo, ficando atrás somente de Campinas. Na cidade estão instaladas importantes empresas como Philips, Panasonic, Petrobras, Embraer e outras, além de renomados centros de ensino e pesquisas como  INPE, Unesp e ITA. Por abrigar instituições reconhecidas internacionalmente, São José dos Campos ficou conhecida como referência em tecnologia no Brasil, porém, há informações que não são muito difundidas, por isso, neste post separamos as melhores curiosidades sobre a cidade. Boa leitura!

Tradição em tecnologia

São José dos Campos abriga o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e lá foram criados dois importantes recursos que facilitam e muito a vida dos brasileiros. O primeiro foi o carro a álcool, o motor, produzido no CTA, passou por mais de 8 mil quilômetros de testes em três carros, um Fusca 1300, um Gurgel Xavante e um Dodge Polara 1800 e acabou se consagrando. A segunda invenção foi  a urna eletrônica, que surgiu em 1996, através de uma parceira entre o CTA e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Muito interessante, não é mesmo? 

Referência em engenharia

Como já dissemos acima, em São José dos Campos estão localizadas importantes instituições de ensino e tecnologia, por isso a cidade é considerada referência em desenvolvimento, inovação e engenharia, uma vez que abriga o Instituo Tecnológico de Aeronáutica (ITA) que tem mais de 60 anos de tradição e faz parte do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. 

Teatro Municipal já foi balada

O local onde atualmente funciona o Teatro Municipal de São José dos Campos já foi sede da primeira balada da cidade, que teve início na década de 1970. Na época, a boate que tinha o nome de Circus, fazia muito sucesso entre os moradores, principalmente os universitários, que se divertiam muito às sextas-feiras a noite. 

Sanatório funcionava no lugar do parque Santos Dumont 

Se você é de São José dos Campos ou já foi a cidade, provavelmente conhece o Parque Santos Dumont, localizado na região central, com mais de 46 mil metros quadrados. A área foi inaugurada em 1971, mas o que muita gente não sabe é que por volta de 1963 abrigava o Sanatório Ezra, onde ficavam mais de 100 de leitos dedicados ao cuidado de pessoas com tuberculose. O local pertencia a Sociedade Israelita de Beneficência. 

Igreja Matriz está em seu terceiro prédio 

Além de ser um importante símbolo de fé, a Igreja Matriz de São José dos Campos diz muito sobre a história da cidade e já foi reconstruída diversas vezes. Em 1643, quando a cidade ainda era uma vila, padres jesuítas construíram a primeira capela com taipa de pilão. Porém, em 1831, houve uma forte chuva e a igreja desabou e foi construída novamente com paredes feitas de barro e calcado. Então, o engenheiro José Severo, julgou necessário construir uma nova igreja, em alvenaria, para garantir a resistência e a segurança do prédio, que foi inaugurado em 1934. 

Muitas opções de parques 

São José dos Campos é um verdadeiro paraíso para os amantes de natureza, mesmo sendo uma cidade grande e urbanizada, é possível ver áreas verdes por diversas partes, o que proporciona temperaturas mais agradáveis e ar puro. Atualmente, o município conta com oito parques para lazer e contentamento da natureza: Parque Caminho das Garças, Parque Alambari, Parque Sérgio Sobral de Oliveira, Parque Ribeirão Vermelho, Parque Alberto Simões, Parque da Cidade, Parque Vicente Aranha e Parque Santos Dumont. 

Bandeira da cidade foi escolhida em concurso 

O aluno do Colégio João Cursino, João Vitor Guzzo Strauss, foi o criador da bandeira de São José dos Campos. A obra foi escolhida através de um concurso promovido pela prefeitura da cidade e ele venceu por retratar de forma belíssima e simbólica importantes elementos da cidade, como os distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier e  o Rio Paraíba do Sul. 

Viu só quantas curiosidades a cidade de São José dos Campos tem? Acha que faltou falarmos alguma? Compartilhe com a gente nos comentários! 

Castelo Nacional Inn Campos

Dan Inn Campos

Hotel Golden Park Campos

Euro Suite Campos

Nacional Inn Campos

Hotel Dan Inn São José

Nacional Inn São José

 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.