7 dicas para viajar com crianças em julho e no inverno

Tempo de leitura: 5 minutos

Viajar com crianças requer muito planejamento e organização, seja qual for o destino, porém, quando se trata de férias no inverno ou em lugares extremamente frios, o cuidado deve ser redobrado, pois, o conforto, a segurança e a saúde dos pequenos devem ser prioridade. Se você estiver passando por esta situação ou por algo parecido, chegou ao post certo! Nós preparamos diversas dicas que vão te ajudar a ter uma excelente viagem com crianças no inverno ou no frio. Leia até o final e fique por dentro das orientações!

Organização

Assim como qualquer viagem, uma viagem para um destino frio exige planejamento e organização para que tudo ocorra bem com as crianças. Para que a diversão comece antes mesmo do embarque, vale a pena ter uma conversa com seus filhos para explicar a eles sobre o lugar que estão indo viajar, dê detalhes sobre a cultura, idioma, locais que irão visitar, assim você já os preparando para o que irão encontrar. Além disso, cabe a você informar-se e estar por dentro de como é a infraestrutura, se está preparada para receber crianças, qual a faixa etária permitida, etc., com isso você terá conhecimento suficiente para saber como montar as malas, que, aliás, é o que vamos falar no próximo tópico. 

Fazendo as malas

Sabemos que roupas de inverno ocupam muito espaço, por isso, arrumar as malas pode ser um desafio ainda maior, mas não se preocupe, vamos de te da várias dicas aqui! Primeiramente, dê atenção especial para a mala de mão, se possível, opte por mochilas, pois, desta maneira, poderá ficar com as mãos livres e ter mais praticidade para cuidar das crianças no aeroporto. Esta mochila deve ter todos os itens necessários para utilizar em emergências, como em caso de mala extraviada. Coloque roupinhas extras, casacos, fraldas, e tudo de essencial que a criança utiliza. Lembre-se também de garrafas de água ou mamadeiras, e lanches leves e práticos para serem consumidos no avião ou aeroporto.

 Nas malas maiores, não deixe de fora blusas térmicas, de manga longa, suéters, tricôs, calças, casacos, jaquetas, roupas íntimas, itens de higiene pessoal, cachecóis, toucas, luvas, botas, meias, enfim, peças que realmente aqueçam e sejam confortáveis. Para poupar espaço, uma boa pedida é utilizar embalagens a vácuo, basta colocar as roupas em um saquinho próprio (que pode ser comprado na internet) e sugar com um aspirador de pó, prontinho! Com certeza irá render mais espaço na sua mala! Ademais, lembre-se de toda parte burocrática, ou seja, os documentos, como certidão de nascimento, RG, passaporte, carteira de vacinação, visto e passagens.

Cuidados no aeroporto

Ninguém gosta de ficar horas esperando no aeroporto, mas isso é bem comum e as crianças podem ficar nervosas, entediadas e cansadas com esse processo. Por isso, cabe aos adultos estarem preparados para passar por essa situação da melhor maneira. Lembre-se de levar brinquedos, livros, tablets, joguinhos, enfim, o que a criança mais gostar para distraí-la e tornar o momento mais agradável. Cabe destacar que é de extrema importância não tirar os olhos delas, pois aeroportos são grandes e elas podem se perder facilmente. Se achar necessário, coloque uma pulseira com identificação para que você possa ser encontrado com facilidade em casos de imprevistos.

Atenção ao dia a dia

Viagens a lazer são sinônimo de muita diversão, passeios, conhecer lugares novos… Porém, não podemos esquecer que as crianças merecem uma atenção especial, pois podem se cansar com mais facilidade. Sendo assim, organize o roteiro das atividades das férias pensando em pausas para descanso, refeições, sonecas, assim os pequenos poderão curtir tanto quanto os adultos. Procure informações sobre restaurantes que tenham opções de menu kids, atividades que sejam permitidas para a idade delas, e, por precaução, informe-se sobre farmácias e hospitais próximos, pois, em casos de emergência, você saberá onde procurar.  

Como vestir as crianças para não passar frio?

Já ouviu falar da regra da cebola? Apesar do nome engraçado, a lógica de vestir as crianças em camadas funciona muito bem contra o frio, em baixas temperaturas ela é essencial para proteção, evitando desconforto e até mesmo problemas de saúde, como um resfriado ou queimaduras pela neve. Na primeira camada, coloque a roupa térmica, na segunda, as roupas “normais” – calças, blusas de manga longa e, por fim, na terceira camada, adicione os casacos, botas, cachecóis e demais acessórios. Desta maneira, o calor irá ficar retido no corpo e a criança não irá passar frio. Ah, é claro essa dica também vale pros adultos, anote ai!

Como cuidar da pele e da saúde?

As baixas temperaturas, o vento e a neve podem causar danos na pele, principalmente das crianças, causando ressecamento e até queimaduras. Por isso, não se esqueça de abusar do protetor solar, de hidratantes faciais e corporais, e manteigas de cacau para os lábios. Tenha também um kit de primeiros socorros e os remédios de costume da criança com antitérmico, analgésico, soro fisiológico, descongestionante nasal, xarope para tosse e outros.

Hora da diversão!

Agora que você e sua família estão com tudo preparado e organizado, é hora de se divertirem muito! Se o local da sua viagem tiver neve, com certeza as brincadeiras na neve são o momento mais esperado, não é mesmo? Vale a pena pesquisar locais seguros e apropriados e se forem esquiar, procure locais especializados para garantir a segurança de todos. Invista também em outras atividades como museus, cinemas, shoppings, pontos turísticos… O importante é aproveitar cada momento ao lado de quem a gente ama!

Gostou das dicas? Deixe sua opinião nos comentários, vamos adorar saber!

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.