8 Dicas Fundamentais Para Planejar Uma Viagem Internacional

Tempo de leitura: 6 minutos

8 Dicas Fundamentais Para Planejar Uma Viagem Internacional! O planejamento de uma viagem internacional é um ponto essencial para que o seu passeio ou a sua aventura no exterior seja a melhor e mais proveitosa possível.

Agora, por onde começar? Quais aspectos mais importantes você deve considerar? Confira tudo neste artigo!

Viagem internacional: 8 dicas fundamentais para planejá-la

1. Orçamento + destino

Ao planejar uma viagem internacional, você deve, primeiramente, avaliar qual é o seu orçamento para escolher um destino que não “pese” em seu bolso, afinal, viajar deve ser algo prazeroso, divertido e relaxante, e não uma atividade que vai te gerar problemas financeiros.

Portanto, ao planejar a sua viagem, considere quanto dinheiro você tem disponível para isso e reflita sobre as seguintes perguntas abaixo para escolher o seu destino:

  • Quando viajar?
  • Quanto tempo você tem disponível?
  • Com quem você estará viajando?
  • E que tipo de experiências você gosta?

Assim, você já terá um bom norte para escolher um destino que esteja de acordo com o seu perfil e que caiba no seu bolso.

2. Documentação

Se você pretende viajar para um país que fica aqui na América do Sul como Argentina, Chile, Peru, etc., a parte da documentação não deve ser um problema para você, afinal, a burocracia é menor.

Porém, se você for para um país que fica fora do continente sul-americano, você deve ter mais atenção, pois você precisará de um passaporte válido e, dependendo do lugar, de um visto e um certificado internacional de vacinação também.

Portanto, durante o planejamento da sua viagem internacional, não deixe de se informar a respeito da necessidade (ou não) destes documentos e, caso você não tenha algum deles, procure emiti-los o quanto antes.

3. Passagem aérea

Enquanto estiver resolvendo essa parte mais burocrática de documentação (ou até mesmo antes), vá pesquisando pelas passagens aéreas, isso porque, a antecedência é um fator-chave e pode ajudá-lo a conseguir um bom preço pelo voo.

E para isso, vale a pena utilizar aplicativos e sites como Kayak, Skyscanner, 123milhas, Decolar, Viajanet, entre outros.

4. Seguro viagem

Mesmo que você tenha todo cuidado do mundo em sua viagem internacional, imprevistos e problemas podem acontecer.

Por isso, para você não ter dor de cabeça ou até mesmo prejuízo financeiro, vale a pena contratar um bom seguro viagem internacional para o seu passeio ou aventura no exterior.

Inclusive, diversos destinos exigem este item de viajantes, ou seja, sem ele você não entra no país.

5. Hospedagem

Se você tem um amigo ou um familiar que mora no exterior e que irá te receber em casa, ótimo, menos uma coisa para ter que lidar. 

Porém, como sabemos, a maioria das pessoas não tem essa vantagem e, por isso, é necessário procurar por uma hospedagem antes de viajar.

E para isso, é importante avaliar:

  • As opções disponíveis (resort, hotel, Airbnb, hostel, etc.);
  • As estruturas e comodidades de cada uma;
  • A localização;
  • Os preços;
  • E os comentários de hóspedes que já passaram pela acomodação.

Assim, você poderá escolher uma boa hospedagem e que estará de acordo com seu perfil e orçamento.

6. Transporte

Ao planejar a sua viagem internacional, é importante que você pesquise e se informe também sobre os tipos de transporte disponíveis no destino, afinal, não para dá para ficar andando o tempo todo. Uma hora você precisará pegar um táxi, um Uber, um trem, um ônibus…

Portanto, avalie cada tipo de transporte e veja qual ou quais mais valem a pena. De repente, compensa até mesmo alugar um carro para se deslocar no destino.

7. Moeda estrangeira

Durante seu planejamento, é essencial que você acompanhe o câmbio regularmente para trocar os seus reais pela moeda estrangeira, afinal, você precisará dela para fazer pagamentos e compras no destino.

Portanto, de maneira gradativa, vá trocando o seu dinheiro pela moeda estrangeira, de modo a pagar um bom preço médio pela moeda. Não troque tudo de uma vez.

8. Roteiro

O que você pretende ver e fazer no destino? Pesquise bastante em seu planejamento e encontre lugares, passeios, atrações, etc., para você conhecer.

Assim, você poderá montar um belo roteiro para a sua viagem internacional.

Apenas um cuidado: seja realista. Não queira fazer inúmeras coisas por dia. Monte um roteiro que seja adequado e que você consiga seguir. 

Aproveite cada momento e cada lugar.

9. Bagagem

Se você, assim como muitos viajantes, tem dificuldades em montar a bagagem, nós temos algumas dicas importantes para você.

A primeira e principal dica que você deve se atentar refere-se ao clima do destino durante o período que estiver lá. Isso porque, ele será a base para você fazer as suas malas.

Então, alguns dias antes de viajar, pesquise na internet como estará o clima do destino e escolha suas roupas e acessórios de acordo com ele.

Se estiver frio, não tem porque levar peças como shorts, regatas, etc., certo? E vice-versa.

Portanto, seja objetivo e estratégico ao escolher suas roupas e acessórios. Opte por peças que são mais fáceis de serem combinadas entre si. Você não precisa levar todo seu guarda-roupas na bagagem.

Além disso, não esqueça de levar:

  • Produtos de higiene (desodorante, escova de dentes, creme dental, etc.);
  • Um kit de medicamentos (analgésicos, antigripais, antialérgicos, etc.);
  • E também itens e acessórios para seus dispositivos eletrônicos, como carregadores de celular/notebook, baterias de câmera, entre outros.

Dica bônus: estacionamento

Para finalizar, separamos uma dica bônus para o dia da sua viagem internacional.

Se você optar por ir com seu veículo até o aeroporto, é importante que você reserve uma vaga em um estacionamento para que ele fique seguro enquanto você estiver fora.

Porém, uma coisa que muitas pessoas não avaliam nessa hora, são os preços da diária do estacionamento interno do aeroporto. Normalmente são valores bem elevados, contudo, há boas opções e, principalmente, mais em conta, que ficam bem próximas dos aeroportos.

Portanto, se você é de SP, por exemplo, vale a pena pesquisar por um estacionamento aeroporto de Guarulhos antes de viajar.

Você verá que existem algumas dezenas de estacionamentos disponíveis e, com certeza, algum deles será uma boa opção para você!

E então, gostou das nossas dicas para planejar a sua viagem ao exterior? Se sim, compartilhe o artigo para ajudar mais pessoas. Até a próxima.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.