8 melhores brincadeiras para fazer no carro durante viagens em família

Tempo de leitura: 4 minutos

Viajar em família é sinônimo de diversão garantida, não é mesmo? Porém, até chegar ao destino final, as horas de estrada dentro do carro podem ser absolutamente entediantes. Principalmente quando se está com crianças, é muito comum ter que lidar com os questionamentos: “já estamos chegando?”, “que horas vamos chegar?”, “quero ir ao banheiro” ou “estou com fome”. Se você já passou por esta situação sabe o quão difícil é lidar com a impaciência dos pequenos que, afinal, é super compreensiva. 

Pensando em tornar este momento o mais leve e agradável possível, uma boa pedida pode ser investir em brincadeiras, assim é possível distraí-las e fazer com que o tempo passe de maneira mais tranquila.

 Confira, a seguir, 8 brincadeiras infalíveis para passar o tempo durante uma viagem de carro em família! Boa leitura!

Treinando o inglês

Para colocar o inglês em dia e aumentar o vocabulário, os jogadores podem traduzir os nomes dos objetos que virem ao longo da viagem, exemplo: carro e as cores dos carros, estrada, árvores, montanhas, céu, enfim, são inúmeras possibilidades para ocupar o tempo e treinar palavras deste idioma. 

Palavras relacionadas

Essa brincadeira irá estimular a imaginação da garotada e ainda pode ajudar com as aulas de português. Bom, vamos ao passo a passo. Primeiramente, sorteie uma ordem que deverá ser seguida pelos participantes. Depois, o primeiro sorteado pode dizer qualquer palavra. O segundo jogador deverá dizer uma palavra relacionada à primeira, e assim sucessivamente. Vamos a um exemplo: se a primeira palavra for “flor”, a segunda pode ser “jardim”, e assim por diante. Para concluir a brincadeira, após o último participante falar, vocês podem encontrar qual a relação entre a primeira e a última palavra. 

Contando histórias

Por falar em criatividade, essa será a palavra chave desta brincadeira. Que tal contar uma história com a participação de todos?  Funciona assim: observem as paisagens e a vista da janela do carro e, com base no que estiverem vendo, cada um conta um trecho da história. Por exemplo, a mãe começa: “Em uma casa azul no meio das montanhas, morava João”, em seguida, o próximo participante repete a frase e acrescenta algo: “Em uma casa azul no meio das montanhas, morava João. João gostava de jogar futebol”, e assim por diante. 

Fazendo contas

Que tal estimular o aprendizado de matemática com brincadeiras com as placas dos carros? Vale fazer as operações básicas como somar, subtrair, multiplicar ou dividir. Exemplo: vocês viram um carro com a placa de número 8567, façam as contas de 8+5, 6×7, 85/6, enfim, são inúmeras possibilidades. 

Brincadeira musical 

Para animar e divertir ainda mais, jogos com músicas são essenciais. Neste jogo, cada um pensa em uma música e vai dando dicas aos demais participantes sobre a letra. Assim, é necessário adivinhar sobre qual música o jogador esta pensando. Se alguém não souber, perde a vez. Quem acertar, ganha pontos! Se ninguém acertar, começa uma nova rodada. 

Cores

Para desenvolver esta brincadeira, no início da viagem cada passageiro deverá escolher uma cor de carro, que deverá ser única para cada um e não pode se repetir. Assim, durante o trajeto, cada vez que passar um carro na estrada com a cor escolhida, o participante ganha um ponto. Quem tiver mais pontos no final da viagem, ganha a brincadeira. 

Limite de perguntas

Para espantar aquele sono que pode bater durante o trajeto na estrada o jogo das perguntas pode ser uma ótima solução. Funciona assim: o primeiro jogador tem que pensar em algum objeto, animal, cidade, enfim, qualquer coisa, e as outras pessoas têm que tentar adivinhar o que é, porém, para facilitar, quem estiver tentando adivinhar pode fazer até 20 perguntas antes de ter a resposta final. O jogador que sabe qual é a palavra pode responder somente com “sim”, “não” ou “às vezes”. É bom lembrar-se de levar papel e caneta para anotar quais perguntas já foram feitas para não repeti-las. 

 

Bingo!

Para esse jogo você precisará lembrar-se de levar algumas cartelas de bingo. Então, é só distribuir as cartelas entre os participantes e eleger alguém ficar de olho nas placas dos carros que estiverem passando na estrada. Depois, a pessoa responsável por olhar as placas deverá cantar os números e o primeiro que completar a fileira ou a cartela vence o jogo. O vencedor pode ganhar um brinquedo novo, um hambúrguer ou sorvete preferido, pode ser algo simples, o importante é usar a criatividade.  

Viu só quantas brincadeiras podem ser feitas em família durante a viagem de carro? Elas são uma ótima forma de passar o tempo, aumentar interação entre os familiares e, como consequência, ficar longe dos aparelhos eletrônicos por um tempo. Gostou das dicas? Tem alguma brincadeira legal que não citamos? Compartilhe com a gente nos comentários, vamos adorar saber!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.