8 passos para uma viagem a trabalho bem sucedida

Tempo de leitura: 6 minutos

É inegável que viajar requer planejamento, organização a diversos fatores que podem ser determinantes para o êxito da viagem. Quando o assunto é viagem de negócios, é necessário ter ainda mais atenção, pois há cobrança e responsabilidade por bons resultados e produtividade. Por isso, para que você consiga atingir todos os seus objetivos de forma assertiva e eficiente, vamos dar várias dicas neste post de como ter uma viagem de trabalho de sucesso. 

 

  • Entenda seus objetivos

 

O primeiro passo para uma viagem a trabalho bem sucedida, é entender o real objetivo, ou seja, você estará viajando para resolver questões de negócios, e não a lazer. Sendo assim, alinhe suas expectativas e tenha em mente que, neste momento, conhecer lugares novos, passear e descansar estão longe de ser prioridade. Porém, com um pouco de organização, pode haver a possibilidade de aproveitar pequenos intervalos e momentos livres, como a hora do almoço ou o final do dia para relaxar um pouco e, se for o caso, “turistar”. Mas em momento algum se esqueça do propósito de sua viagem, afinal, você está sendo pago para isso. 

 

  • Organização da agenda

 

Assim como várias situações na vida, uma viagem de negócios requer planejamento para que seja possível alcançar bons resultados. O segredo para evitar ao máximo passar por perrengues e imprevistos é organizar tudo antecipadamente. E fazer isso é bem menos complicado do que você imagina. Primeiramente, tenha em local de fácil acesso, agenda ou celular, por exemplo, um cronograma com todas as reuniões e tarefas que terá de realizar, bem como seus respectivos horários e endereços. Lembre-se de confirmar cada compromisso antes de partir para o destino. Feito isso, é hora de anotar tudo o que precisará levar em um check list e, claro, conferi-lo. Nesta lista você pode incluir: documentos pessoais, documentos do hotel, passagem aérea, dinheiro, equipamentos de trabalho e outros itens essenciais.  Seguindo esta linha, dificilmente você terá situações de estresse por ter esquecido alguma atividade ou objeto importante. 

 

  • Organização da mala 

 

Seja para viagem a trabalho ou a lazer, organizar a mala é um verdadeiro pesadelo para muitas pessoas. Mas, temos uma boa notícia: arrumar uma mala para viagem de negócios é uma tarefa mais simples do que para viagem a lazer. Isso porque, nesta categoria, as peças de roupas são mais neutras, formais e limitadas. Comece considerando quantos dias vai ficar, quais serão seus compromissos e, por fim a previsão do tempo. Com base nisso, separe peças coringas, de cores neutras e combinem entre si, assim você conseguirá economizar um bom espaço na mala. Lembre-se de incluir nécessaires com produtos de higiene pessoal, como: escova e creme dental, sabonete, cremes, perfume, desodorante, protetor solar, além das peças íntimas, pijama e sapatos. A boa e velha check list pode ser uma excelente aliada para que você não se esqueça de nada importante. 

 

  • Atenção aos equipamentos e infraestrutura 

 

Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas podem se esquecer de levar seus equipamentos eletrônicos e acessórios para a viagem. Por isso, organize todos os cabos, carregadores, baterias extras, celular, computador, kindle, fones de ouvido e demais itens que serão utilizados no seu dia a dia de trabalho. Lembre-se de levar adaptadores de tomada, pois, pode acontecer de não ter tomadas suficientes para o número de equipamentos. Além disso, caso a viagem seja internacional, vale a pena investir em adaptadores universais. Uma boa dica é levar tudo já com carga, assim, se você precisar acessar algo enquanto ainda estiver no caminho ou em algum lugar sem tomada, ficará bem mais fácil. 

Outro ponto muito importante que merece atenção é o acesso à internet. Atualmente, a maioria dos lugares fornece rede wi-fi, porém, a conexão pode ser lenta e inadequada para sua necessidade. Por isso, vale a pena verificar a possibilidade de investir em um plano de dados e de ligações que te permita trabalhar remotamente com agilidade e sem preocupações. 

 

  • Aproveite a oportunidade

 

Estar fora do ambiente habitual de trabalho pode ser uma excelente oportunidade para trocar experiências profissionais, contatos, referências, enfim, fazer um verdadeiro network de qualidade. Lembre-se de atualizar seu cartão de visitas e, se for o caso, providenciar mais unidades, afinal, qualquer chance de divulgar seu trabalho e sua empresa deve ser aproveitada. Além disso, também vale a pena adicionar os contatos nas redes sociais e, claro, conversar bastante e trocar experiências, isso será proveitoso tanto para você, quanto para a empresa. 

 

  • Atenção à parte burocrática 

 

Ao realizar uma viagem a trabalho solicitada pela empresa, é muito importante que ambos os lados, tanto empregador, quanto colaborador, estejam atentos aos respectivos direitos e deveres. Lembre-se de conversar com seus gestor com antecedência e alinhar, além da parte prática relacionada ao trabalho, a parte burocrática, como reservas de passagem, hospedagem, como será seu deslocamento durante a viagem, gastos com alimentação e outros. Também é importante ter definido como serão feitos os pagamentos, reembolsos, etc. Lembre-se de guardar e organizar todas as notas fiscais para que seja possível fazer a prestação de contas após o término da viagem. 

 

  • Seguro de viagem

 

Principalmente se sua viagem for internacional, vale a pena avaliar junto a empresa a possibilidade da contratação de um seguro viagem, que, inclusive, é obrigatório para a entrada em alguns países. Porém, se a viagem for nacional, o seguro pode ser um respaldo para possíveis situações desagradáveis e ajudar a soluciona problemas de forma mais rápida.

 

  • Escolha bem sua hospedagem

 

A escolha do hotel em que ficará hospedado pode ser um fator determinante para o sucesso de sua viagem de trabalho. Isso porque, é extremamente necessário que ele tenha uma infraestrutura que comporte suas necessidades, seja confortável e bem equipado para que você consiga descansar e estar preparado para os compromissos e ainda tenha uma boa localização, afinal, ninguém gosta ou pode ficar perdendo tempo com deslocamento, não é mesmo? Caso o destino de sua viagem a trabalho seja Campinas ou Sorocaba, lembre-se de que a Rede Nacional Inn está presente nestas cidades com diversas opções de hotéis com ótima infraestrutura e muito bem localizados. Em Campinas, estão o Euro Suit Campinas, Nacional Inn Campinas Trevo, Golden Park Campinas Viracopos, Dan Inn Campinas Cambuí, Nacional Inn Cambuí Campinas Residence e Dan Inn Campinas Anhanguera. Já em Sorocaba são os seguintes hotéis: Nacional Inn Sorocaba, Dan Inn Sorocaba e Golden Park Sorocaba e Convenções. Acesse www.nacionalinn.com.br ,  e saiba mais sobre cada uma das unidades. 

Gostou do post? Compartilhe com a gente nos comentários alguma dica para ter uma boa viagem a trabalho, vamos adorar saber! 

Nacional Inn Sorocaba

Dan Inn Sorocaba

Golden Park Sorocaba & Convenções

Dan inn Planalto 

Dan Higienopolis

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.