Aprenda a planejar sua viagem

Tempo de leitura: 10 minutos

Planejamento pode parecer algo não muito legal de se fazer. Mas nós garantimos que se trata de algo simples e que vai ajudá-lo muito! Isso não quer dizer que você precisa seguir tudo que está lá à risca. Muito pelo contrário! É apenas um norte, que proporcionará segurança e tranquilidade para a viagem. Quer aprender mais sobre esse assunto? Continue a leitura do artigo!

 

Viajar é bom e temos praticamente certeza que todos gostam! Afinal, quem não quer conhecer novos destinos, culturas, pessoas, atrativos e tudo que um novo lugar tem a oferecer? Poucos responderiam que não. Mas, para que uma viagem realmente seja bacana, é preciso ter um planejamento prévio. Um roteiro que irá nortear suas ações. Muita gente acredita que o planejamento pode engessar a viagem e que é algo chato de se lidar. Bom, em relação a primeira afirmação, o roteiro não irá engessar a viagem, muito pelo contrário! Ele vai ajudá-lo a não perder tempo pensando no que fazer! E, obviamente, se no local você encontrar coisas mais legais: é só se jogar! <3 Sobre “ser algo chato” vamos concordar parcialmente. Algumas pessoas realmente acham o processo burocrático. E tudo bem. Temos certeza que alguém da sua família ou do seu grupo de viagem, tem facilidade de lidar com essa parte. Então vamos lá! Quer aprender a montar um planejamento, que vai além do que será feito no destino? Então continue a leitura.

 

Planejamento de viagem – Determine o objetivo da viagem:

 

Qual é o intuito? Descansar? Recarregar as energias? Desbravar o destino? Ir nos principais atrativos turísticos? Descobrir o “lado b” dessa localidade? Andar o dia todo e ir para o hotel apenas para dormir ou descansar? Por que isso é importante? Porque essa escolha irá determinar todos os outros passos dentro desse roteiro.

 

Planejamento de viagem – Determine o orçamento:

 

Orçamento também é um dos pontos importantes dentro do planejamento. Porque a partir de quanto pode investir, fica mais fácil determinar todas as outras questões relacionadas à viagem. Lembrando que é necessário levar em consideração custos com hospedagem, locomoção, alimentação, passeios e sempre deixar um reserva para possíveis imprevistos.

 

Planejamento de viagem – Saiba o tempo que terá disponível para essa viagem:

 

Outra questão que você precisa pensar dentro desse contexto, é sobre a quantidade de dias que pode ficar fora. Um fim de semana? Um feriado prolongado? Férias? Enfim, tudo isso é válido e, de certa maneira, também influencia no processo de escolha do destino. Não adianta nada escolher um local super legal, se você sequer vai ter tempo para apreciá-lo!

 

Planejamento de viagem – Escolha o destino:

 

Sabendo quanto pode investir na viagem e quanto tempo vai ficar, agora é o momento de escolher o destino: vai ser uma cidade badalada? Mais calminha? Vai ter praia? Ou dessa vez será montanha? Faça uma lista com os principais “destinos desejados” e comece afunilando até chegar ao escolhido.

 

Planejamento de viagem – Pesquise qual a melhor época para a viagem:

 

Com o destino escolhido, agora você precisa pensar qual época do ano é melhor para ir visitá-lo. Se você quer curtir altas temperaturas mesmo no inverno, não dá para escolher uma cidade como Campos do Jordão, por exemplo. Tem que cogitar cidades como Salvador, Recife, Rio de Janeiro, entre outras. São localidades que podem até não estarem TÃO quentes quanto o esperado, mas, com certeza, serão o oposto de uma cidade com clima de montanha.

 

Planejamento de viagem – Faça uma lista com os locais que pretende conhecer:

 

É legal ter uma lista de lugares que você, sua família e seus amigos pretendem conhecer. Quando várias pessoas vão viajar juntas, é sempre importante ouvir todos e chegar em um comum acordo. Agora vamos lá! Essa parte precisa ser estratégica: veja quais atrativos estão geograficamente próximos e aproveite para conhecê-los no mesmo dia! Outro ponto que julgamos importante: a quantidade de lugares que vai conhecer, dependerá dos dias que poderá ficar na localidade. Nós, particularmente, não recomendamos conhecer tudo de forma muito corrida só para dizer “eu fui”. Se o tempo for escasso, vá nos atrativos principais. Dessa forma, você vive momentos especiais, cria laços e memórias. Afinal, viagem é exatamente sobre isso! Nesse caso, menos é mais!

 

Planejamento de viagem – Vai viajar como?

 

Sua viagem vai ser de carro? De avião? Enfim. É preciso determinar como vai funcionar a chegada até o local e, posteriormente, como você vai se locomover lá (jaja falamos melhor sobre isso). Se a viagem for de carro é importante realizar uma revisão, ver o quanto gastará de combustível e despesas com pedágio. Vai de avião? É bom ficar atento às promoções oferecidas pelas companhias aéreas. Vai que você dá sorte, não é mesmo?

 

Planejamento de viagem – Escolha o Hotel:

 

Lembra que no primeiro tópico nós comentamos sobre o objetivo da viagem? Então, tê-lo bem definido é essencial para o processo de escolha do hotel que irá ficar. Se o objetivo for descansar e ficar basicamente a maior parte do tempo nesse local, a nossa dica é escolher um empreendimento que tenha uma boa estrutura para o lazer e para o descanso. Ah, e se você não quiser se preocupar com absolutamente nada, também tem os Resorts All Inclusive! Como o próprio nome diz, tudo já está incluso. Agora se o seu objetivo é conhecer melhor o destino e “bater perna” o dia inteiro, você vai precisar encontrar um hotel que tenha boa localização, que ofereça conforto para você dormir e tomar banho e um bom café da manhã. Não faz sentido se hospedar em uma unidade hoteleira repleta de atividades, se não vai aproveitá-las. Por isso, mais uma vez, tenha em mente claramente o intuito da viagem.

 

Planejamento de viagem – Documentação:

 

É necessário estar com todos os documentos em mãos na hora da viagem. Principalmente se tratando de viagens de avião. Não dá para chegar ao aeroporto e perceber que esqueceu o passaporte ou o RG, né? O tema parece não ser importante, mas é! Documentação é tudo! Além disso, dependendo do destino que você for viajar, é possível que tenha que apresentar sua carteira de vacinação. Dessa forma, oriente-se com a companhia sobre essas questões mais burocráticas. Outro ponto: se tiver medo de perder a documentação, tenha cópias para se assegurar. Ah, o mesmo é válido para viagens de carro. Estejam todos munidos de documentação, inclusive do veículo.

 

Planejamento de viagem – Arrumando as malas:

 

Arrumar as malas pode ser uma saga para quem não tem paciência para esse tipo de coisa. Mas não dá para pular essa etapa e fingir que ela não existe. Por isso, quanto mais descomplicado for o processo: melhor. Antes de tudo, tenha em mente o clima do destino escolhido. Faz frio? Calor? Tempo ameno? Chuva? Enfim, é possível ter uma noção do que se esperar e, a partir daí, organizar as malas pensando sempre que menos é mais. Ou seja, leve menos roupas, porém peças que combinem entre elas e rendam mais de um look. Sapato também: leve aquele coringa que combina com tudo e só vai!

 

Planejamento de viagem – Como será a locomoção no destino?

 

Mais um ponto importante que muita gente se esquece de pensar e também de colocar dentro da planilha de possíveis gastos. Vai ser com o seu próprio carro? Táxi? Uber? Transporte público? Não interessa a forma, o que interessa é ter tudo bem organizado e pensado.

 

Planejamento de viagem – Imprevistos acontecem:

 

Um roteiro, um guia de viagem ou um planejamento perfeito podem evitar imprevistos? De forma alguma! Imprevistos podem ocorrer nas viagens mais bem organizadas. E aí? Como agir? Nessa hora, o importante é entender que está tudo bem mudar alguns planos e seguir outros caminhos. Lembre-se: é uma viagem! Viagens são para diversão e descanso, nada de estresse, viu?

 

Planejamento de viagem – Tenho que seguir tudo à risca?

 

Essa é a pergunta que mais recebemos quando o tema é planejamento/roteiro de viagem. Não! Não precisa seguir tudo à risca. Todo esse processo é, basicamente, para você não perder tempo com coisas desnecessárias. Vamos citar alguns exemplos: não viu a previsão do tempo e agora não tem roupa adequada pra usar na viagem. Dá para sanar esse problema? Claro! Mas é perda de tempo! Chegou no aeroporto e esqueceu o passaporte. Pode ser que dê tempo de buscar, pode ser que não. Chegou no destino e não tem noção do que quer conhecer por lá. Até descobrir, vai demorar. Quando se tem tudo engatilhado é mais fácil, tranquilo e menos problemático. Se ao chegar no destino você perceber que tem coisas mais legais para fazer: é só mudar os planos!

 

Planejamento de viagem – Conte sempre com a Nacional Inn Hotéis:

 

Na hora de planejar uma viagem, conte sempre com a Nacional Inn Hotéis: estamos presentes em 25 destinos e oito Estados do Brasil. São mais de 60 unidades que atendem os mais diversos objetivos, que proporcionam ótima relação custo x benefício, que estão em localizações estratégicas e que oferecem formas de pagamento facilitadas. Acesse o nosso site para saber mais: www.nacionalinn.com.br

 

Viu como não é um bicho de sete cabeças? Esperamos que, com essas dicas, você planeje a sua próxima viagem de forma muito mais tranquila! Até mais! <3

 

Sobre a Nacional Inn Hotéis – O jeito mineiro de servir:

 

Essa poderia ser mais uma história de irmãos que trabalharam juntos para realizar seus sonhos. Mas ela é diferente, porque mostra que os valores familiares podem transcender gerações. Nossa trajetória é o resultado de muito trabalho e união da nossa família. Ela teve início na década de 1970 em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. De lá para cá, construímos nossos produtos, nossas marcas e assumimos o compromisso de ser hospitalidade. Hoje estamos presentes em oito estados e em 25 destinos das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Nossa missão segue pautada não apenas em oferecer serviços: mas em conectar pessoas a experiências positivas, criar laços, promover o bem-estar, oportunizar o crescimento de colaboradores e desenvolver a comunidade em que atuamos. E a história certamente não para por aqui. Continuaremos avançando: com força, trabalho, resiliência, perseverança e fé. Sempre primando por um legado de dedicação, trabalho e de hospitalidade mineira: de Norte a Sul.

 

Nosso site:

 

Para obter mais informações sobre os destinos que marcamos presença, unidades, promoções e ofertas basta acessar o nosso site: www.nacionalinn.com.br

 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.