As melhores curiosidades sobre o São Paulo Fashion Week

Tempo de leitura: 5 minutos

As melhores curiosidades sobre o São Paulo Fashion Week! Moda, glamour, beleza, fashion… Estes são alguns dos principais atributos que podem definir o São Paulo Fashion Week, a maior semana de moda do Brasil e a quinta maior do mundo. Se este universo te desperta curiosidade, chegou ao post certo, pois, aqui, vamos esclarecer diversas questões sobre o SPFW, como história, ingressos e detalhes que vão além dos desfiles! Boa leitura! 

São Paulo Fashion Week: Movimentação no mercado da moda

Engana-se quem pensa que moda é apenas diversão. Este mercado é extremamente competitivo e o São Paulo Fashion Week é um importante acontecimento para este segmento, trata-se de um verdadeiro paraíso para os fashionistas de plantão. Para se ter uma ideia, o evento que acontece duas vezes por ano, movimenta mais de R$ 5 milhões no mercado nacional. Sua realização reúne renomadas grifes, jornalistas, editores de moda, influenciadores, celebridades e, claro, top models! 

São Paulo Fashion Week: Descubra tudo sobre a história do evento

Se estiver passando pela sua cabeça a dúvida sobre como e quando o São Paulo Fashion Week nasceu, este tópico é para você! Antes de ter o formato que conhecemos hoje em dia, o São Paulo Fashion Week tinha outras características. Há 27 anos, em 1995, um produtor de eventos chamado Paulo Borges firmou parceria com a marca de cosméticos Phytoervas. Na oportunidade, eles desenvolveram um evento exclusivo para moda, cujo nome era Phytoervas Fashion. O intuito era reunir somente tendência brasileiras, envolvendo apresentação de designers e criações totalmente nacionais, inspirado em desfiles internacionais. A primeira edição reuniu nomes como Alexandre Herchcovitch, Walter Rodrigues e Sonia Maalouli e foi realizada em três dias. Após oito anos neste formato, transformou-se em São Paulo Fashion Week, assim como conhecemos atualmente. 

Sobre Paulo Borges, criador do São Paulo Fashion Week

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história do SPFW, vamos te contar algumas informações sobre seu criador, o produtor de eventos Paulo Borges. Apesar de ser consagrado no mundo da moda, este nem sempre foi o sonho de Paulo. Natural de São José do Rio Preto –São Paulo, mudou-se para a capital aos 18 anos, com o sonho de trabalhar com computação e comércio exterior. Ele chegou a trabalhar como processador de dados no grupo IBM, porém em determinado momento ajudou a organizar o desfile da marca de um amigo. Depois, foi contratado para ser assistente de Regina Guerreiro, então comandante da Vogue. Após dois anos neste mercado, resolveu ousar e investir na produção de desfiles para marcas e comerciais de televisão. Ao perceber que levava jeito para isso, deu início ao que conhecemos hoje como São Paulo Fashion Week. 

São Paulo Fashion Week: localizações

Obviamente, o SPFW acontece em São Paulo capital. Mas você sabe onde ele já foi realizado? Sua primeira edição, em 1995, deu-se em um galpão na Vila Olímpia. No ano seguinte, aconteceu no Shopping Morumbi, pois foi quando o produtor Paulo Borges encerrou a parceria com a marca Phytoervas e juntou-se ao Shopping Morumbi, recebendo o nome de Morumbi Fashion Week. 

Alguns anos depois, já em 2001, o evento passou a ser chamado oficialmente de São Paulo Fashion Week e teve suas realizações em diversos locais tradicionais de São Paulo como: Parque do Ibirapuera, Teatro Municipal de São Paulo, Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Parque Villa Lobos e Espaço ARCA. 

São Paulo Fashion Week: como participar 

Infelizmente, gostar de moda e ter curiosidade não são suficientes para participar do São Paulo Fashion Week. O evento é reservado e frequentado por profissionais da moda, nos bastidores é possível encontrar estilistas, stylistis, fornecedores, modelos, fotógrafos, compradores de moda, jornalistas, fotógrafos, celebridades, influenciadores, assessores de imprensa e convidados selecionados. Para assistir a algum desfile do SPFW é necessário ser convidado por alguma marca. Normalmente, os convidados são selecionados pelas assessorias de imprensa das marcas. Porém, há outras duas principais maneiras de tentar participar. A primeira é conversando com pessoas que trabalham por lá e a segunda é através de credenciais de imprensa, porém, nas duas formas não necessariamente você terá acesso aos desfiles. Resumindo: os convites e acessos não estão a venda! Caso alguém ofereça entrada em troca de dinheiro, saiba que há algo errado, pois esta prática não é permitida. 

O evento é realmente exclusivo e não por acaso já teve a participação de importantes nomes na moda internacional como: Gisele Bündchen, Paris Hilton, Kate Moss, Naomi Campbell, Candice Swanepoel e Karolina Kurkova

São Paulo Fashion Week: por trás dos desfiles

O São Paulo Fashion Week acontece em duas edições ao ano. A primeira nos quatro primeiros meses do ano e a segunda entre os quatro últimos meses. Paralelamente aos desfiles, a organização pensa em cada detalhe para que cada edição seja uma experiência única e de entretenimento para o público. O evento comporta palestras, performances, shows exposição de pequenos produtores e ainda conta com comércio de food trucks e lojinhas especiais, tudo isso dentro do próprio SPFW! Além das belíssimas modelos contratadas pelas marcas, o público é famoso por ser estiloso e fashionista. Algumas pessoas optam por prestigiar e vão com peças de roupas assinadas por marcas que irão desfilar. Outras já preferem apostar em combinações mais básicas e casuais. Porém, há quem dê preferência por looks e produções ousadas e exageradas. Seja qual for a escolha, é bom ir preparado para muitos cliques de fotógrafos e o mais importante: não perder o conforto e autenticidade, pontos essenciais para o estilo! 

Ainda não foram divulgadas datas para realização do São Paulo Fashion Week 2022. 

E então, você já conhecia essas curiosidades sobre o São Paulo Fashion Week? O que achou mais interessante? Compartilhe com a gente nos comentários, vamos adorar saber! 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.