Associações de organizadores profissionais de eventos: entenda o que são e como funcionam

Tempo de leitura: 4 minutos

Assim como há órgãos, instituições e associações de diversas áreas como: advogados têm a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e engenheiros e agrônomos têm o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), por exemplo, os profissionais que atuam no mercado de eventos também contam com instituições responsáveis por defender e organizar seus direitos e deveres. Neste post vamos esclarecer dúvidas sobre o que são associações, quais os tipos, e outras informações para que você possa decidir se vale a pena ou não tornar-se membro. Boa leitura!

Mas, afinal, o que são associações?

Primeiramente, é válido esclarecer o que são as associações, bem como suas finalidades. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE), o conceito de Associações resume-se em: “Pessoas Jurídicas, formadas pela união de grupos que se organizam para a realização de atividades não-econômicas, ou seja, sem fins lucrativos. Nessas entidades, o fator preponderante são as pessoas que as compõem. São entidades de direito privado.”

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) intitulada Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (FASFIL 2010) indicou que o Brasil tem mais de 280 mil associações sem fins lucrativos, ou seja, trata-se de órgãos sérios e com credibilidade. 

Associações do setor de eventos

O setor de eventos conta com diversas associações. Aqui, elencamos as principais e mais conhecidas, confira:

ABRAFESTA (Associação Brasileira de Eventos Sociais)- Entidade que representa os fornecedores dos diversos segmentos do setor de eventos sociais e corporativos do Brasil com seriedade e governança.

ABRAPE (Associação Brasileira de Promotores de Eventos)- Entidade do segmento de eventos que atua em todos os estados brasileiros, com mais de 500 associados entre os maiores produtores de eventos, artistas, espaços de eventos ticketerias, artes circenses, automobilismo, eventos esportivos, futebol, formaturas, buffets, teatro e profissionais do segmento.

ABRACCEF (Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras) – Entidade que tem como principal objetivo representar centros de convenções e exposições e espaços que alugam ou cedem a terceiros a possibilidade de realização de eventos.

ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) – Tem por finalidade coordenar, orientar e defender os interesses de suas associadas, representadas por empresas organizadoras, promotoras e prestadoras de serviços para eventos, cadastradas no Ministério do Turismo, conforme Lei Geral do Turismo 11.771/08 e seu Decreto Regulamentador.

Principais vantagens de filiar-se a uma associação

Você pode escolher a associação com a qual o seu ramo de atuação mais se identifica, mas a maioria delas têm algumas particularidades e vantagens em comum. Inicialmente, pode-se destacar o fortalecimento do setor, uma vez que, quanto mais pessoas unidas representando a categoria, mais visibilidade e credibilidade ele ganha. 

Além disso, a possibilidade de fazer network e firmar parcerias pode ser um grande diferencial na contribuição de expansão de seus negócios e firmamento de parcerias, afinal, é conhecendo pessoas e empresas novas que podem surgir muitas oportunidades. 

Outro ponto positivo é a possibilidade de formação contínua. Isso porque, grande parte das associações oferece aos seus membros cursos profissionalizantes, acesso a aulas, condições especiais para ingressos em formações acadêmicas e outros benefícios neste sentido. 

Paralelamente, as associações proporcionam junto aos seus membros auxílio em questões políticas e jurídicas em eventuais adversidades, oferecendo, em alguns casos, até mesmo apoio em medidas burocráticas e legislativas. 

Cabe destacar que para receber todo esse suporte e tornar-se membro de uma associação, é necessário arcar com custos de anuidade, uma vez que estes possibilitam que ela se mantenha, juntamente com a cobrança de prestação de serviços, contratos e acordos firmados e doações. Outro ponto a frisar é que os dirigentes não são remunerados e não há distribuição de sobras entre os associados, ou seja, a estrutura, serviços e benefícios envolvidos precisam ser pagos. É importante observar que a escolha de fazer parte de uma associação implica em retorno para o seu próprio negócio, além do fortalecimento da classe dos organizadores de eventos.  

E então, tomou a decisão de se filiar a uma associação? Gostou das dicas e informações que compartilhamos aqui? Caso tenha alguma experiência sobre este assunto, compartilhe abaixo nos comentários, vamos adorar saber e ajudar outras pessoas interessadas!

Nacional Inn Sorocaba

Dan Inn Sorocaba

Golden Park Sorocaba & Convenções

Dan inn Planalto 

Dan Higienopolis

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.