Aventura em Curitiba: conheça as melhores trilhas!

Tempo de leitura: 6 minutos

Aventura em Curitiba: conheça as melhores trilhas! A capital paranaense é um destino muito procurado não apenas por turistas de diversos cantos do Brasil, como também por estrangeiros que buscam pontos turísticos requisitados e locais que preservam a natureza e a ecologia. 

Além disso, Curitiba possui diversos lugares específicos para quem gosta de trilhas, caminhadas ao ar livre, espaços abertos e vistas que são de tirar o folego de qualquer um. E o melhor: você pode ir e voltar no mesmo dia! É claro que para quem curte acampamentos, essa possibilidade também pode ser colocada como pauta, contudo, o recomendado é pesquisar melhor sobre o local e entender como o camping funciona. 

Caso você deseja explorar diversos lugares no mesmo dia, ter um carro em mãos é fundamental para que isso seja possível. Por isso, uma dica essencial é alugar um carro no aeroporto de Curitiba ou na região central, próximo ao Hotel da Nacional Inn que você estiver hospedado. 

Nossas redes se encontram localizadas nas melhores regiões de Curitiba, portanto, saindo de carro pela manhã do seu Hotel, é possível ir e voltar o seu passeio sem grandes empecilhos e sem se cansar muito. E é claro que estes lugares farão com que você fique ainda mais apaixonado por Curitiba. 

As trilhas aos arredores de Curitiba são para todos os gostos, para os que gostam de uma aventura mais radical e para quem quer apenas se distrair e garantir alguns momentos de lazer, respirar ar puro e admirar o nascer ou o pôr do sol. Alguns caminhos são mais longos, mais desafiadores, porém, a vista no final é recompensadora, fazendo qualquer um se sentir feliz e satisfeito com o esforço realizado. E vale ressaltar que Curitiba preserva muito pela ecologia e sustentabilidade, sendo assim, todos os turistas devem preservar pelos devidos cuidados para não deixar nenhum lixo na natureza, faça os passeios preparado! Leve uma sacolinha para deixar os lixos e lembre-se de que este é um programa inovador para você fazer aos finais de semana com os amigos, com a família e até mesmo sozinho. 

Salto dos Macacos

 

Com uma cachoeira com a queda de 70 metros, o Salto dos Macacos é conhecido por ser um dos atrativos mais bonitos da Serra do Mar. Os tobogãs naturais, em conjunto com as cachoeiras, são fatores que deixam qualquer turista admirado. Mas vale lembrar que para subir até o local, é necessário o auxílio de guias experientes, já que a trilha pode ser um pouco mais complexa, principalmente para aqueles que não estão acostumados a se aventurar em meio a natureza. 

 

Morro do Anhangava

Para quem curte caminhadas, e ainda, para os montanhistas que costumam frequentar altas aventuras, o Morro do Anhangava é um dos preferidos dos turistas mais aventureiros. Sua localização é um fator que agrada a todos, sendo bem próxima de Curitiba (o acesso da base fica no IAP, em Quatro Barras), com trilhas próprias para iniciantes e uma subida de mais ou menos 2 horas. 

Morro Pão de Ló:

Com um grau de dificuldade de fácil a médio, o Morro Pão de Ló fica localizado em Quatro Barras, dentro do Parque Estadual da Serra da Baitaca, sendo de fácil acesso para os turistas que estão hospedados em Curitiba. Ao final da trilha, a natureza nos permite apreciar uma bela vista do topo, repleta de montanhas do conjunto Marumbi e Pico Paraná.

Morro do Canal

Uma trilha fácil, ótima para quem deseja aproveitar cada segundo do caminho enquanto fotografa a paisagem e admira o verde da natureza. De cima do morro é possível ver toda a represa de Piraquara e a cidade de Curitiba, levando em torno de 2 horas para chegar até o cume. Mas fique atento, em alguns trechos podem aparecer pedras e montanhas que farão você tomar alguns cuidados para passar sobre eles. 

Morro do Vigia e Pedra Amarela
Apesar de se encontrar próximo ao Morro do Canal, o Morro do Vigia e a Pedra Amarela possuem graus de dificuldade mais elevados, sendo duas opções perfeitas para quem apresenta mais experiência e está preparado para enfrentar uma trilha mais desafiadora, com percursos intimidadores e acessos mais complexos. Cuidado nunca é demais, até para os mais profissionais no assunto, portanto, buscar saber mais sobre a região é essencial antes de ir conhecê-la.

Curitiba – Morretes – Estrada da Graciosa

É claro que as paisagens rurais não iam ficar de fora, o trajeto Curitiba – Morretes – Estrada da Graciosa possui um trânsito baixo, muitas subidas, o verde se sobressaindo pelos córregos e um percurso indicado para quem está começando no cicloturismo. O trajeto é seguro, o fluxo de carros é baixo, a estrada é propícia para pedalar e a dificuldade do percurso é moderada.

Ponte dos Arcos

Com uma dificuldade avançada, qualquer pessoa é capaz de fazer essa trilha se for acompanhada de um profissional. É considerada um dos trajetos mais bonitos, tendo uma paisagem marcada por uma beleza natural e uma vista que encanta qualquer um que passa pela Ponte dos Arcos. Para fazer a trilha você precisa estar disposto, com um bom condicionamento físico e craque no pedal.

E para tornar a sua trilha ainda mais especial, fique atento a alguns preparativos importantes para que sua experiência na natureza seja a mais agradável, segura e produtiva possível:

E aí? Pronto e animado para desbravar essas e outras montanhas da região? Então não esqueça de alguns itens e preparativos importantes para sua experiência ser mais segura e divertida:

1 – Para desbravar a natureza e as montanhas, é necessário usar roupas e calçados confortáveis, próprios para esse tipo de atividade (como botas ou tênis esportivos). Essa atitude vai te garantir estabilidade durante a trilha, evitando possíveis escorregamentos ou que algo machuque seus pés. 

 

2 – A hidratação é algo imprescindível! Pode parecer clichê, mas beber muita água pode te proporcionar mais energia e ânimo para percorrer os trajetos de ida e volta da trilha. 

 

3 – Um agasalho, lanterna, pilhas, apito e dentre outros objetivos podem ser fundamentais para sua segurança em meio a natureza. A trilha pode ser curta, aparentemente fácil de ser percorrida, bem sinalizada, porém, itens básicos para você se prevenir nunca serão demais.

 

4 – Essa vale principalmente para quem deseja curtir uns momentos solo com a natureza: pesquise e estude bastante o percurso da sua trilha escolhida. Procure dicas de quem já fez o mesmo caminho, busque recomendações e leve um GPS para te ajudar a se orientar. 

 5 – Preste atenção na previsão do tempo: trilha e chuva não combinam! O trajeto fica molhado e as pedras escorregadias.

Nunca faça uma trilha em tempos nublados ou chuvosos! O caminho pode se tornar traiçoeiro, com pedra escorregadias, ventos que podem te confundir sobre o trajeto e um solo molhado, tornando a trilha ainda mais perigosa. 

E por último, mas não menos importante: aproveite muito todo o trajeto, o contato com a natureza pode ser ainda mais especial quando nos deparamos com os aspectos exclusivos que somente as trilhas de Curitiba são capazes de nos oferecer!

Nacional Inn Estação

Nacional Inn Torres

Golden Park Curitiba

Victoria Villa

Dan Inn Curitiba

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.