Campinas: O que você precisa saber sobre a localização e como chegar

Tempo de leitura: 2 minutos

O município está localizado no interior do estado de São Paulo e é considerada uma das mais importantes cidades do país. Confira nesse post, dados detalhados sobre Campinas: localização e como chegar até ele. 

19

Campinas em números 

Com área de mais de 800 km e população que ultrapassa um milhão e duzentos mil habitantes, Campinas fica a menos de 100 km de São Paulo capital, sendo a terceira cidade mais populosa do Estado e nona do Brasil, considerando a região metropolitana que é constituída por 19 municípios. Em sua formação também estão os distritos de Joaquim Egídio, Sousas, Barão Geraldo e Nova Aparecida. A primeira macrometrópole do hemisfério Sul é composta pelas regiões metropolitanas de Campinas e São Paulo, correspondendo a 12% da população brasileira em 65 municípios. 

Dados financeiros 

Campinas é o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, o que corresponde a 10% de toda a produção científica nacional. Além disso, é a décima primeira cidade mais rica do país, sendo que o Produto Interno Bruto (PIB) é de 1% e quase 45% para o Brasil todo e para o estado de São Paulo, respectivamente. Em nível internacional, o índice se aproxima de países como Bolívia e Paraguai. Considerando todo esse desdobramento econômico, a cidade é a quarta maior praça bancária do país, com mais de 140 agências e 40 bancos. A renda per-capita de Campinas equivale a quase o dobro da média nacional, chegando, em 2009, a US$11 mil. 

Localização em meio a natureza

A região metropolitana de Campinas é cercada pelas serras da Mantiqueira, do Japi e das Cabras. A cidade conta ainda com uma importante área de preservação ambiental, a Área de Relevante Interesse Ecológico Santa Genebra com mais de 250 hectares, sob responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Prefeitura de Campinas e da Fundação José Pedro de Oliveira, desde 1985. Além disso, o município dispõe de grandes áreas verdes como o Bosque dos Jequitibás, Bosque dos Alemães e Bosque dos Guarantãs. 

Clima 

A média anual de temperatura em Campinas é de 22,3º, desta maneira, o clima da cidade é classificado como Tropical de Altitude. A predominância de chuvas está entre os meses de novembro e março, já as estiagens acontecem, normalmente, entre julho e agosto, durando, em média, 30 ou 60 dias. A média anual de chuva é de 1.411 mm. 

Como chegar 

As principais vias de acesso rodoviário a Campinas são: Bandeirantes (SP 348), Anhanguera (SP 330), Dom Pedro I (SP 65), Adhemar de Barros (SP 340) e Santos Dumont (SP 75). 

Outra opção é o Aeroporto Internacional de Viracopos, com voos domésticos e internacionais. Trata-se de um importante centro de tráfego aéreo no país sendo o maior centro de carga aérea da América do Sul.

Por fim, Campinas conta com o Terminal Rodoviário Multimodal Ramos de Azevedo, o principal terminal de transporte intermunicipal e interestadual, no qual estão presentes as principais companhias de ônibus do Brasil. 

Nacional Inn Campinas

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.