Campus Party Brasil: tudo o que você precisa saber!

Tempo de leitura: 5 minutos

A Campus Party é uma das maiores feiras de tecnologia do mundo. O evento tem duração que varia de quatro a sete dias, dependendo da cidade em que é realizado, e reúne milhares de estudantes, professores, pesquisadores, jornalistas, cientistas, empresários, curiosos e artistas que têm interesse em aprender e compartilhar conhecimentos sobre o que há de mais moderno em tecnologias. A feira realizada em São Paulo recebe o nome oficial de Campus Party Brasil, porém, quando começou a acontecer em outras cidades, acabou ficando conhecida como Campus Party São Paulo. Devido ao sucesso, a Campus se expandiu pelo Brasil, e hoje existe nos seguintes municípios:  Campus Party Brasil (CPBR), em São Paulo; Campus Party Bahia (CPBA), em Salvador; Campus Party Brasília (CPBSB); Campus Party Minas Gerais (CPMG), em Belo Horizonte; Campus Party Natal (CPNATAL); Campus Party Goiás (CPGOIAS), em Goiânia. Se você é um amante de tecnologia, chegou ao post certo! Aqui, vamos compartilhar diversas informações e curiosidades sobre a Campus Party. Inicialmente, vamos contextualizar algumas informações sobre o evento. Boa leitura!

Primeira edição

A primeira edição da Campus Party Brasil (CPBR), aconteceu no prédio da Bienal, em São Paulo, no ano de 2008. Na ocasião, o evento somou números surpreendentes e contou com a participação de mais de três mil “campuseiros”, sendo que destes, 1,8 mil acamparam no local. Apesar de ser no Brasil, os sete dias de feira atraíram pessoas de 18 países. Para se ter ideia da dimensão, a Campus credenciou 5,5 mil pessoas e teve 2,8 mil computadores espalhados pela arena. 

Mas afinal, o que encontrar na Campus Party?

Que a Campus Party envolve o que há de melhor em tecnologia, você provavelmente já sabe. Mas já se perguntou sobre o que tem no evento? Como ele funciona? Vamos te explicar! Primeiramente, temos que entender que a feira é como uma grande cidade que funciona praticamente 24 horas por dia. Por lá, há áreas de camping, praça de alimentação, arenas e auditórios. Devido ao grande público que recebe, costuma ser realizada em locais que comportam muitas pessoas como: estádios, centros de exposição e ginásio. 

Como a Campus Party é dividida 

 

A estrutura da Campus Party é divida em três principais espaços que levam os seguintes nomes: Open Campus, Arena e Camping. Vamos entender melhor cada um deles?

Open Campus

Trata-se de um espaço gratuito que reúne simuladores, drones, estandes de patrocinadores e praça de alimentação. Além disso, ficam no local algumas companhias e empresas iniciantes que desejam explorar as novidades do mercado, as chamadas startups. 

Arena

Diferentemente do Campus, a Arena é um espaço pago onde acontecem as palestras e workshops. Por lá, você irá encontrar centenas de gamers que levam seus próprios computadores para jogar. O ambiente tem bancadas com internet em alta velocidade dividida em três categorias: Gamers, Developers e Creators. 

Camping 

O Camping é reservado para pessoas que acampam na Campus Party. A área é paga e dispõe de barracas, duchas, espaço para cuidados com a saúde e bem estar e uma padaria. 

Campus Party: entendo os conceitos 

A Campus Party é um verdadeiro universo de inovação, ciência, tecnologia, empreendedorismo e cultura. Sendo assim, seu público é composto por empresários do ramo, gamers, cientistas e, claro, muitos geeks, também conhecidos como nerds! Se você gosta do assunto, mas ainda tem dúvidas sobre os conceitos, vamos te explicar! 

Hacker e Hackathon 

Ao ouvir o termo Hacker, muitas pessoas podem pensar que trata-se de crimes virtuais, porém, esta é uma associação incorreta. O hacker é alguém que entende muito sobre alguma área específica da computação e que descobre novas ferramentas e utilidades que ainda não existiam. 

Na Campus Party acontecem, no Hacka Space, os Hackathons, ou seja, encontros para que os hackers busquem soluções tecnológicas de maneira colaborativa para temas ou desafios pré determinados com foco em educação experiencial. Já foram realizados hackatons com temas como saúde, educação, segurança pública, tecnologias, cultura e outros. Além da oportunidade de fazer networking e adquirir novos conhecimentos, os melhores projetos são premiados. 

Campus Party: evento reúne renomados palestrantes 

A Campus Party é um consagrado evento de tecnologia e, devido a sua credibilidade, reúne palestrantes conhecidos mundialmente para abordar temas relevantes e de interesse do público. Confira alguns nomes que já palestraram na feira: 

Stephen Hawking

Um dos mais famosos e conceituados físicos do mundo, Stephen Hawking participou da inauguração da Campus Party de Valência, na Espanha, em 2006. Ele foi responsável por abrir o evento por meio de um vídeo transmitido aos participantes. 

Bruce Dickinson

Bruce Dickinson já participou de edições da Campus Party no Brasil, sendo: a Campus Party Brasil 8, em 2015 e Campus Party Brasília 3, em 2019. O profissional discorreu sobre assuntos ligados à tecnologia e empreendedorismo. Ele é piloto de avião, empreedendor e vocalista da banda de rock Iron Maiden. 

Tim Berners-Lee

No ano de 2009, a abertura da Campus Party Brasil, realizada em São Paulo, contou com a participação de Tim Berners-Lee. O britânico é físico, cientista da computação, professor do MIT e criador da World Wide Web, o “www”, utilizado para acessar domínios na internet. 

Steve Wozniak

Outra figura ilustre que já participou da Campus Party foi Steve Wozniak. O cofundador da Apple falou ao público nas edição da Colômbia, em 2010 e do Brasil, em 2017. 

Al Gore

Al Gore foi vencedor do Nobel da Paz, em 2007, é jornalista, ativista pelo meio ambiente e foi vice-presidente dos Estados Unidos entre 1993 e 2001. Ele participou da Campus Party Brasil, em São Paulo, no ano de 2011. 

Campus Party 2022

Se após ficar por dentro de todas essas informações você ficou curioso para ver tudo de perto e participar de uma Campus Party, saiba que de 15 a 19 de junho ela será realizada em Goiânia! Para saber mais sobre ingressos e outros dados, acesse: https://brasil.campus-party.org/

E então, qual é a sua parte preferida da Campus Party? Você já foi ao evento? Compartilhe sua opinião nos comentários, vamos adorar saber! Até o próximo post! 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.