Saiba quais as características de um organizador de eventos

Saiba quais as características de um organizador de eventos

Tempo de leitura: 4 minutos

Todos sabemos que não é fácil escolher um organizador de eventos. Tendo consciência da dificuldade e importância dessa tarefa, vamos auxiliá-lo nesse momento para que você, sua empresa, seus clientes e colaboradores possam contar com um bom organizador à frente do evento que você pretende realizar.

Um organizador de eventos deve ter o perfil de um profissional com extrema organização, além de ter conhecimento profundo sobre sua atividade. É preciso dedicação e pesquisa constante, além de conhecimento de algumas regras de etiqueta. Esses fatores são detalhes que irão ajudar não só no contato com o cliente, mas também prepará-lo para possíveis situações que podem surgir durante o processo organizacional do evento.

Vale ressaltar que nem todos eventos são sofisticados e cheio de protocolos, visto que cada cliente e ocasião possuem seu próprio estilo e perfil, sendo assim o profissional precisa saber identificar o perfil de seu cliente e convidados para que, dessa forma, todos fiquem satisfeitos com o trabalho realizado.

Quanto maior o conhecimento do profissional, mais fácil será seu campo de atuação. O profissional precisa estar em uma pesquisa constante, para definir todos os detalhes desde a escolha do local apropriado, até os serviços a serem contratados. Ele precisa também estudar e conhecer o público alvo, seus gostos, suas preferências e se adequar para que o serviço oferecido contemple seus clientes.

Para um bom desempenho do serviço oferecido, a postura do profissional escolhido será chave! Ele precisa ter em mente que o sonho a ser realizado é o do cliente, e por isso é necessário que todos os envolvidos se empenhem ao máximo para que o evento seja de grande sucesso, independentemente de orçamentos ou valores que são recebidos pelo contratado.

Busque profissionais que sejam criativos e talentosos. A arte de organizar exige muita técnica e a principal maneira de adquiri-la é através do ensino superior. Aqui no Brasil existem opções de cursos tecnólogos com duração média de 2 anos e currículo focado para o mercado de trabalho desta área. Dê preferência a profissionais que possuam um grau de conhecimento necessário para que seu evento seja organizado da forma como você espera.

Perfil do Profissional

  • Domínio das técnicas de planejamento
  • Domínio das técnicas de comunicação
  • Visão do mercado de eventos e negócios
  • Visão de diversos tipos de eventos
  • Criatividade
  • Organização
  • Espírito de liderança
  • Boa comunicação oral e escrita
  • Boas relações interpessoais

O profissional dessa área precisa conhecer os princípios relacionados à organização do trabalho no segmento de turismo e hospitalidade, precisa também aplicá-los durante a execução da sua função com responsabilidade, respeitando o cliente e a equipe de trabalho. É preciso atender o cliente com cortesia, ouvindo-o com atenção, para compreender suas reais necessidades para que possa encaminhá-lo da maneira correta e atendendo as suas expectativas.

Lembre-se de verificar se o profissional utiliza do mix de marketing no processo organizacional dos eventos, a fim de criar estratégias para a captação de recursos e melhor direcionar o orçamento de marketing entre as várias ferramentas do composto de marketing. Identificando e aplicando as estratégias de distribuição, comunicação, promoção, definição de pontos de vendas – se for o caso – e ações de monitoramento de forma sistêmica e com sigilo profissional.

O organizador de eventos precisa ter em mente que essa não é uma tarefa fácil, planejar e organizar eventos de diversos tipos, desde o levantamento das reais necessidades para sua produção, até o fechamento e a avaliação final de todo o processo de realização lhe custa tempo e criatividade. É preciso ainda intermediar na contratação de fornecedores, profissionais especializados e serviços adequados para cada tipo de evento de forma ética e com qualidade, observando as necessidades de seu cliente e visando sempre a sua satisfação e o sucesso do evento. Sendo assim o organizador de eventos deverá estar apto para planejar e organizar eventos sociais, empresarias, técnico-científicos e culturais.

 

Deixe um comentário