Comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922: o que você precisa saber sobre o movimento

Tempo de leitura: 5 minutos

Em fevereiro de 2022, foi celebrado a comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, um evento artístico e cultural realizado entre 13 e 18 de fevereiro, no Teatro Municipal de São Paulo, com a intenção de expor uma nova estética em todos os segmentos das artes. Houve apresentações de dança, música, poesias e palestras, além de exposições de obras de arte como pinturas e esculturas. As visões estéticas eram baseadas nas vanguardas artísticas europeias, desta maneira foi iniciada a corrente do Modernismo nas artes do Brasil. Se você é um amante das artes e deseja saber mais informações sobre o assunto, chegou ao post certo! Confira as principais informações sobre a Semana de Arte Moderna. 

Com qual finalidade ocorreu a Semana de Arte Moderna? 

Além de dar início à corrente do Modernismo, a Semana de Arte Moderna almejava transformar o processo de confecção das artes com características mais brasileiras, rompendo a estética da arte acadêmica, como o Parnasianismo. Nota-se então, uma crítica à arte acadêmica, uma vez que as obras tinham traços de liberdade de produção, informalidade e improviso, fazendo com que aumentasse a autenticidade do Brasil e, consequentemente, a popularização da arte no país. 

Quais as principais características da Semana de Arte Moderna? 

A Semana de Arte Moderna tinha características inovadoras e marcantes. Inicialmente, destacam-se o uso de linguagem coloquial e “vulgar” e a ausência de formalismo, com intuito de estreitar a relação com o povo.  É possível observar ainda uma ruptura com a arte acadêmica e o tradicionalismo artístico, sobretudo no que diz respeito ao parnasianismo. Apesar de valorizar a identidade e a cultura brasileira, a Semana tinha influências externas das vanguardas artísticas europeias como futurismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo e expressionismo. As obras contavam com experimentações estéticas e temáticas nacionalistas e cotidianas. 

Em qual contexto ocorreu a Semana de Arte Moderna?

O ano de 1922 foi marcado pelo centenário da Independência do Brasil e alguns outros importantes fatores políticos, sociais e econômicos como o advento da industrialização, o crescimento da urbanização, a imigração estrangeira e as características do fim da Primeira Guerra Mundial. Este contexto fez com que os artistas se motivassem a buscarem uma nova imagem ao Brasil, resultando na Semana de Arte Moderna. 

Quais foram os principais artistas da Semana de Arte Moderna? 

Importantes nomes dos mais variados segmentos das artes foram responsáveis pela Semana de Arte de Moderna de 1922. Dentre eles: Mário de Andrade, escritor modernista, crítico literário, musicólogo, folclorista e ativista cultural  (1893-1945); Oswald de Andrade, escritor e dramaturgo (1890-1954); Graça Aranha, escritor e diplomata (1868-1931); Victor Brecheret,  escultor  (1894-1955); Plínio Salgado escritorjornalistapoetahistoriadorteólogo e político conservador  (1895-1975); Anita Malfatti,  artista plástica (1889-1964); Menotti Del Picchia, poeta, romancista, ensaísta, cronista, jornalista, advogado e político (1892-1988); Ronald de Carvalho, escritor  (1893-1935); Guilherme de Almeida  advogado, jornalista, heraldista, crítico de cinema, poeta, ensaísta e tradutor (1890-1969);Sérgio Milliet escritor, pintor, poeta, ensaísta, crítico de arte e de literatura, sociólogo e tradutor  (1898-1966); Heitor Villa-Lobos,  compositormaestrovioloncelistapianista e violonista  (1887-1959); Tácito de Almeida,  advogado, escritor, poeta e jornalista (1889-1940); Di Cavalcanti, pintor (1897- 1976) e Guiomar Novaes, pianista (1894-1979).

Quais foram as principais obras apresentadas na Semana de Arte Moderna?

Mais de cem obras e três sessões literárias e musicais foram expostas durante a realização do festival da Semana de Arte Moderna entre os dias 13 e 17 de fevereiro, no Teatro Municipal de São Paulo. O escritor Graça Aranha inaugurou o evento com uma palestra intitulada “A emoção estética da Arte Moderna”, em seguida, houve apresentações musicais e exposições artísticas. 

O dia seguinte também foi marcado por apresentações musicais; teve a palestra de Menotti del Picchia, escritor e artista plástico e, por fim, a leitura do poema “Os Sapos” de Manuel Bandeira. Quem fez a leitura foi Ronaldo de Carvalho, já que Bandeira estava impossibilitado devido a uma crise de tuberculose. O poema foi mal visto pelo público, tendo inclusive recebido vaias, isso porque, houve uma dura crítica à poesia parnasiana. 

No terceiro dia, aconteceu a polêmica apresentação de Villa Lobos. O maestro subiu ao palco calçando num pé um sapato e no outro, um chinelo. A atitude despertou a ira da plateia que considerou a atitude desrespeitosa. Posteriormente, foi explicado que ele teria feito isso devido a um calo no pé. 

Quais foram os impactos da Semana de Arte Moderna?

Não se pode negar que a Semana de Arte Moderna não foi bem vista e recepcionada pelo público. Na época, o evento foi considerado um fracasso. Porém, cabe destacar que suas obras tiveram grande impacto e foram um marco para a cultura e arte do Brasil. Primeiramente, pontua-se a crítica. A Semana foi duramente criticada e condenada pelos críticos, para se ter ideia, os artistas foram comparados a doentes mentais e loucos. Por outro lado, também houve a indiferença, pois o público insatisfeito e desconfortável, acabou ignorando o movimento. 

Apesar disso, a Semana de Arte Moderna de 1922 teve importante papel na divulgação da arte moderna e foi percursora para a consolidação da revolução artística e literária que se formou nos anos seguintes. Tanto que as ideias tiveram destaque na academia do Brasil, sobretudo no que diz respeito a movimentos e manifestos posteriores a Semana de 1922. Estes grupos tinham como objetivo disseminar o novo modelo artístico, dentre eles destacam-se:  Revista Klaxon (1922); Revista Estética (1924); Movimento Pau-Brasil (1924); Movimento Verde-Amarelo (1924); Manifesto Regionalista (1926); Revista de Antropofagia (1928) e Movimento Antropofágico (1928).

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.