Como arrumar a mala de viagem: dicas que vão facilitar a sua vida

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você é do tipo de pessoa que ao saber que tem uma viagem para fazer, já fica com aquela preguiça de arrumar a mala, certamente este post irá te ajudar. Aqui, vamos de dar dicas de como arrumar a mala de viagem de maneira prática e eficiente, sem que você se esqueça de nenhum item importante, vamos lá? 

Faça uma lista

Pode parecer clichê, mas esse passo é primordial para garantir que sua mala fique bem arrumada. O ideal é que você não deixe para começar a arrumar de última hora, pois, ao se programar com antecedência, é possível ir anotando o que precisa levar conforme for lembrando. Mas se não tiver tempo para isso, comece pensando em pontos básicos, como: qual o motivo da viagem (trabalho ou lazer?), quantos dias você irá ficar fora, qual o clima do lugar e quais são as atividades previstas (passeios turísticos, reuniões de trabalho, prática de esportes). Com isso definido, ficará bem fácil escolher o que levar. Uma boa dica é separar as coisas pensando em como será o seu dia, por exemplo: de manhã preciso usar itens de higiene, tomar remédio, a noite, preciso de pijama e por aí vai…

Separe os looks

Ainda usando a lógica de pensar sobre como serão seus dias, vale a pena separar os looks: no primeiro dia, durante a manhã irei usar quais roupas? Qual sapato combina? Depois, para determinado compromisso, preciso levar a peça x, por exemplo. Dê preferência a peças versáteis e que combinem entre si, assim você pode aproveitar para diversas ocasiões e economizar espaço na mala. Caso você tenha dificuldade em separar poucas peças por medo de não conseguir combiná-las, monte os looks com antecedência e tire fotos para ver se realmente estão do seu gosto.

Disposição das roupas na mala 

Agora que você já sabe o que levar e já separou tudo, chegou a hora de guardar na mala. O ideal é dobrar as peças maiores como casacos e blazers ao meio para não amassar e colocar no fundo da mala, depois, roupas médias como camisetas, shorts e calças podem ser dobradas em retângulos em cima. Para as peças que não amassam, é possível dobrá-las em rolinhos e encaixá-las nos espaços que sobrarem, de maneira organizada, é claro! Lembre-se de separar um saquinho para as roupas íntimas e leve um para as roupas sujas. Sapatos também devem ser guardados em saquinhos para não sujar as roupas.

Embalagem à vácuo 

Essa dica vai especialmente para quem irá fazer viagens muito longas, como um intercâmbio, por exemplo, ou para destinos mais frios, que requerem muitas roupas pesadas. Para ocupar espaço na mala, vale a pena utilizar as embalagens à vácuo, elas podem ajudar a diminuir em até cinco vezes o volume das peças, assim você consegue fazer caber muito mais coisas. Basta colocar as roupas no saquinho específico e utilizar um aspirador de pó para sugar o ar, vale a pena! 

Necessaire de higiene

Assim como as roupas, esquecer um item de higiene pessoal não é nada agradável, por isso, não esqueça de incluir na lista tudo o que irá precisar. Uma boa dica é escolher produtos em tamanho miniatura e colocá-los em saquinhos impermeáveis pois caso algum vaze, não irá molhar toda a sua mala. Vamos listar aqui os essenciais: shampoo, condicionador, creme, desodorante, escova e pasta de dente, pente, kit de primeiros socorros e remédios, maquiagem, perfume, protetor solar, repelente. É interessante separar em várias nécessaires pequenas, pois fica mais fácil de distribuir dentro da mala, se você colocar tudo em uma grande necessaire, irá ocupar um espaço muito grande, podendo atrapalhar o fechamento da mala. Caso sua viagem seja de avião, fique atento aos itens que são permitidos e as respectivas quantidades. 

Toalhas de banho

Caso seja possível, o recomendado é não levar toalhas de banho, a maioria dos hotéis e pousadas disponibiliza esse item aos hóspedes. Porém, se o seu local de hospedagem não tiver essa opção, a dica é dobrá-las em rolinhos e encaixá-las nos espaços da mala, também vale a pena optar por tecidos mais finos e leves, como a microfibra.

Eletrônicos e outros acessórios 

Imagine só, chegar ao seu destino com o celular sem bateria e perceber que esqueceu o carregador? Ninguém merece, né! Por isso, inclua na sua lista todos os acessórios eletrônicos necessários: carregador de celular, carregador de notebook, bateria extra, fones de ouvido, secador de cabelo, chapinha, etc. Fique atento também aos adaptadores, pois, cada continente tem um padrão de tomada diferente, então, pesquise antes qual é o modelo do seu destino ou opte por um adaptador universal.  

Confira tudo

Antes de fechar a mala, dê um check em todos os itens da lista, veja se realmente não está faltando nada. Quando estiver com todas as peças e acessórios separados, coloque-os em uma superfície como uma mesa ou cama para que tenha uma visão de geral de tudo que está levando, preste atenção e aproveite este momento para eliminar possíveis coisas que não sejam tão necessárias. Se você ficar em dúvida sobre levar ou não, provavelmente o objeto não é tão indispensável assim. 

 Mochila ou mala de mão 

Na mochila ou mala de mão você deve levar os itens de valor como celular, câmera, computador. Acessórios para emergência: carregador de celular ou bateria extra. Inclua também seus documentos e carteira. Caso sua viagem seja de avião, o ideal é levar uma troca de roupa e um mini kit de higiene, pois em caso de extravio da mala despachada, você terá algumas opções para te socorrer. 

Viu só como não é tão difícil arrumar uma boa mala para viagem? O segredo é se planejar, fazer uma boa lista e colocar tudo de maneira organizada. Com certeza, uma mala completa e com tudo o que você precisa deixará sua viagem muito mais leve e proveitosa, sem o risco de esquecer nada importante e passar por perrengues. E você, tem alguma dica sobre este assunto? Comente aqui embaixo, vamos adorar saber! 

Nacional Inn Poços

Nacional Inn Resort

Nacional Inn Hoteis

Nacional Inn Hoteis Poços

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.