Como é Curitiba: 9 dicas para o turista

Tempo de leitura: 5 minutos

A cidade de Curitiba é bastante importante para quem deseja conhecer um local organizado e com diversas possibilidades de turismo e lazer, além de possuir um planejamento urbanístico de grande destaque, de reconhecimento internacional.

Por ser considerada uma capital sustentável ela atrai o interesse de muitos visitantes que se interessam em conhecer seus aspectos mais particulares e projetos que comprovam esse título e que deve ser atentamente conhecida com uma hospedagem de qualidade em um de seus hotéis confortáveis na cidade.

Conhecer Curitiba é uma opção bastante procurada e alguns detalhes sobre a cidade devem ser mais divulgados, para que a visita seja melhor aproveitada.

A seguir vamos apresentar algumas informações adicionais sobre como é Curitiba com 9 dicas para um turista.

1.     Alto Índice de Desenvolvimento Humano

Como é Curitiba melhor qualidade de vida

Um grande diferencial que pode definir bem como é Curitiba é o seu alto Desenvolvimento Humano, avaliado pelos seus índices de IDH, que compõe levantamentos de renda, nível de escolaridade, bem estar urbano e expectativa de vida de uma população.

A classificação de Curitiba sempre está em destaque sendo considerada entre as melhores cidades do Brasil.

A capital também apresenta um alto padrão de estudos e projetos de inovação e tecnologia, que a destacam como uma cidade inteligente.

2.     Diversas atrações

Como é Curitiba conhecer diversas atrações

Quando se deseja informações sobre como é Curitiba e assim decidir conhecer a cidade, é preciso saber que essa capital brasileira possui uma grande quantidade de opções de lazer, muitas oportunidades de convívio com a natureza através de seus parques e áreas de florestas, assim como de muitas iniciativas de projetos culturais.

Possui alguns aspectos diferenciados em relação aos cuidados com a organização e facilidades de locomoção na cidade.

3.     Mobilidade urbana

 Como é Curitiba a melhor mobilidade urbana

Seu excelente planejamento urbano é uma maneira importante de definir como é Curitiba e como ela se diferencia de outras capitais.

Ações urbanísticas constantes permitem que a cidade possa oferecer uma ampla oferta de transporte público de qualidade e acessibilidade, auxiliando em deslocamentos por todos os pontos da capital.

Seu modelo de transporte público passou a ser referência quando de discussões internacionais sobre o tema.

Curitiba ganhou o título de capital sustentável por diversos aspectos, porém devemos destacar que em relação a mobilidade esse reconhecimento se baseia em mais de 200 km de ciclovias, com impacto direto na qualidade do ar e no bem estar das pessoas.

4.     Destaque na economia e educação

Uma boa forma de compreender como é Curitiba está no fato de seu PIB (Produto Interno Bruto) ser o maior do Paraná, colocando a cidade entre as mais importantes economicamente do Brasil.

Com bastante incentivo nas atividades de pesquisas e desenvolvimento possui um segmento de serviços bastante importante, além de atividades industriais de destaque.

A cidade possui grande quantidade de universidades e é considerada líder entre as capitais brasileiras em termos de disponibilidade de bibliotecas públicas, pois apresenta uma delas por habitantes, superior às demais capitais.

5.     Localização e condições climáticas

Quando se deseja entender como é Curitiba é preciso considerar o seu posicionamento no território nacional e seu clima.

Ela se localiza na região sul do Brasil, há uma altitude de 934 metros em relação ao nível do mar, afastada a 100 Km do litoral e considerada como a capital mais fria do país.

6.     Gastronomia

Não é possível explicar como é Curitiba sem citar a sua gastronomia.

Com diversas opções de restaurantes essa cidade oferece boa acolhida tanto a amantes da carne, da culinária internacional, assim como daqueles que optam por alimentos naturais, veganos e vegetarianos.

Oferece um prato típico que é a carne de onça, um excelente petisco, sendo considerado patrimônio cultural de Curitiba.

Considerada a capital nacional da cerveja artesanal oferece grandes variedades de marcas.

Interessante destacar que o cachorro quente é bastante oferecido nas ruas da cidade.

7.     Cidade Sustentável

É considerada a capital ecológica e sustentável do Brasil e América Latina, devido à grande quantidade de matas preservadas e a disposição de lazer de todos.

Possui iniciativas relacionadas a coleta seletiva de lixo, ações de redução de desperdícios e reciclagem que impactam diretamente no respeito ao meio ambiente e qualidade de vida da população.

8.     Personalidades

A cidade é berço de personalidades da literatura e artes, com destaques para o escritor Dalton Trevisan e o poeta Paulo Leminski. Ícones da cultura local.

9.     Entendendo algumas expressões locais

A tradição oral difere em todos os locais do Brasil e expressões e gírias são muitas vezes usadas apenas em determinadas cidades, enquanto outras se expandem e passam a ser adotadas mais amplamente no território nacional.

Então algumas expressões de Curitiba só serão pronunciadas pela população curitibana, como:

  • Bera, que significa cerveja;
  • Chineque, pão doce coberto com creme de baunilha e farofa;
  • Dolangue que é a conversa fiada;
  • Japona, agasalho;
  • Pani é padaria;
  • Vina que é como é conhecida a salsicha usada em cachorro quente.

Considerações finais sobre como é Curitiba

Apresentamos nesse artigo algumas informações adicionais que podem ajudar a entender com mais profundidade como é Curitiba.

Sua estada nessa cidade pode ser muito melhor aproveitada ao escolher um hotel da rede Nacional Inn e se a decisão for por um resort  certamente será a melhor possível para proporcionar conforto e atendimento de qualidade na sua hospedagem.

E indicamos para esse fim o Hotel Golden Park e pode fazer sua reserva já. Deixe seu comentário no artigo e fale, para você, como é Curitiba.

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.