Como fazer um evento corporativo diferente

Como fazer um evento corporativo diferente

Tempo de leitura: 4 minutos

É de extrema importância sempre buscar por inovação quando se trata de realizar um evento corporativo. Em uma empresa onde os colaboradores estão juntos durante 40 horas ou mais durante sua semana, por exemplo, todos trocam e-mails, telefonemas e mensagens por meio de redes sociais sobre diversos assuntos corporativos. Esses mesmos colaboradores se cruzam pelos corredores, salas de reuniões, ou seja, fazem parte da rotina diária uns dos outros.

Em meio à tantas atividades rotineiras, um evento corporativo diferente é capaz de renovar a energia de seus colaboradores, quebrar a mesmice e favorecer a união das equipes. São nesses momentos de interação fora do ambiente de trabalho, que se criam laços mais profundos, é onde os funcionários podem mostrar seu lado descontraído e conhecer melhor uns aos outros.

Existem diversas ocasiões onde pode-se organizar um evento corporativo diferenciado, saindo das atividades de uma agenda mais do que regrada. Um bom exemplo são as datas comemorativas, uma confraternização de final de ano e até mesmo uma festa junina; datas especiais internas, como comemorações de fim de projeto, festas dos aniversariantes do mês ou uma celebração de alcance de metas ou ainda em ocasiões externas, como presentear um colaborador ou parceiro ou auxiliar na divulgação de um produto da empresa.

São nesses momentos que os funcionários de diversos setores se reúnem e conversam não apenas sobre trabalho, mas também sobre suas vidas pessoas, o planejamento das férias, um prato novo que aprendeu a cozinhar, um acontecimento diferente na família. Mas não pense que por esses momentos de convivência serem tão importantes, eles serão fáceis de se organizar, não é bem assim.

Ao pensar em organizar um evento corporativo, tenha em mente que muitos desafios terão que ser superados. O organizador de eventos e festividades corporativas se depara constantemente com um problema bastante comum: criar algo que fuja do padrão tradicional. Criatividade é uma exigência para os que se dedicam à essa área, além de ser também algo cobrado pelas empresas contratante. Porém, a criatividade precisa ser combinada com o orçamento disponível para a realização do evento, organizar algo muito diferente do habitual pode demandar muito tempo da rotina do organizador de eventos que, por sua vez, já realiza uma corrida rotineira.

A ideia de organizar um evento diferenciado pode muitas vezes resultar na contratação de muitos profissionais diferentes, que não apenas tornam a organização de todos itens mais complexa, como também gera um longo processo de cadastramento de todos os fornecedores. Ainda assim, é possível realizar um evento diferente, que não exija mais tempo que o de costume – em eventos tradicionais – em sua organização.

Uma boa ideia prática, criativa e personalizada de eventos corporativos diferentes, são as atividades de aventura e ecoturismo. Existe uma ampla gama de atividades que podem ser realizadas em grupos – ajudando na dinâmica de união e conhecimento – que atendem diferentes perfis de profissionais e que, ainda trazer o relaxamento inigualável da natureza para seus funcionários, colaboradores e parceiros.

Algumas empresas mais novas e com base tecnológica, como as start ups, costumam ter um perfil de funcionários mais jovem, podendo investir em atividades mais radicais. Por outro lado, empresas de grande porte possuem funcionários de diversas idades e podem apostar em atividades mais moderadas e que agradem a todos.

Para organizar eventos de aventura e ecoturismo no Brasil (excelente para o casal dormir, lugar tranquilo e com acomodações pacatas nos hotéis longe do centro) com sua equipe, você precisa contar com importantes aliados que são especializados neste tipo de serviço. As empresas desse ramo possuem o know how necessário para indicar quais atividades serão mais adequadas para seu evento e ainda estruturar um dia inteiro de atividades em um roteiro completamente personalizado.

Ao pensar na contratação dessas empresas especializas, você já se poupa do trabalho de fazer algumas cotações diferentes de transporte, de alimentação, de atividades para fazer de manhã, atividades para depois do almoço, de pesquisar quanto tempo se gasta entre uma atividade e outra e ainda lhe poupa de quebrar a cabeça estruturando os horários do dia de acordo com as atividades. Elas facilitam o trabalho dos organizadores de evento e ainda os ajudam a poupar tempo. Depois, basta apenas se preparar para receber os feedbacks de todos os presentes, essa etapa é tão importante quanto a organização do evento. É com o feedback que você vai avaliar o quão positivo seu evento foi para a empresa, seus funcionários, seus colaboradores e parceiros.

Deixe um comentário