Como levar seu animal de estimação em viagens de avião

Tempo de leitura: 4 minutos

Confira nossas dicas e inclua seu pet no próximo passeio

Hoje em dia, tem se tornado cada vez mais comum as pessoas levarem seus animais de estimação nas viagens. Isso porque os pets fazem parte da família. Em viagens de carro é mais ‘tranquilo’ levar o seu animalzinho, porém como fazer quando for uma viagem de avião? Neste post iremos explicar para você como levar seu cachorro, gato, ou seja lá qual pet para seu próximo passeio em outra cidade ou até mesmo em outro país!

Como levar seu animal de estimação em viagens de avião – Avalie as condições do pet:

Antes de mais nada, é preciso que você avalie as condições do animal antes de decidir levá-lo. Consulte um veterinário e saiba como seu pet pode reagir a uma viagem. Por mais calmo que seja seu cão ou seu gato, voar sempre é um fator de estresse. Para evitar situações complicadas vai nossa primeira dica: tente programar voos diretos com trajetos curtos. Isso diminui a ansiedade dos bichanos e a chance de desidratação, um dos riscos de saúde dos animais durante uma viagem de avião.

Como levar seu animal de estimação em viagens de avião – Regras das companhias:

Depois de avaliar as condições do seu pet, é necessário se informar das regras de transporte de animais da companhia aérea que você pretende escolher, antes de comprar a passagem. Algumas empresas não permitem o transporte de animais na cabina e têm restrições para o transporte no porão.

Como levar seu animal de estimação em viagens de avião – Vacinação:

Verifique a documentação de vacinação do seu animal. Você precisará apresentar o certificado de vacinação antirrábica (para animais com mais de três meses de idade), aplicada entre 30 dias até 1 ano antes da data do embarque. Se a vacina estiver vencida, ou se não for possível comprovar a vacinação, você precisará reaplicá-la pelo menos 30 dias antes da viagem. Para destinos nacionais, o dono deve apresentar a carteira de vacinação e um atestado de saúde do animal. Já para viagens internacionais, o bichinho deve passar por uma consulta com um veterinário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além disso, você precisará de informações sobre as regras do país para onde está indo para evitar problemas na hora do desembarque.

Como levar seu animal de estimação em viagens de avião – Normas da Anac:

De acordo com as normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o transporte de animais é cobrado à parte e o dono precisa reservar a passagem do pet com antecedência, pois muitos voos limitam o número de animais que podem ser transportados. Por questão de segurança, algumas companhias não transportam determinadas raças, por isso lembre-se de verificar as normas das companhias bem. Independentemente de a viagem ser nacional ou internacional, a documentação do animal de estimação deve estar de acordo com as normas da Anac e das companhias aéreas.

Como levar seu animal de estimação em viagens de avião – Caixa para transporte:

Procure a bolsa ou caixa de transporte mais adequada em petshops ou lojas especializadas. A caixa precisa ser resistente, bem ventilada e com tamanho adequado ao animal. Leve as especificações da companhia aérea para medir e comprar as dimensões na loja. Lembre-se que o pet precisa de espaço para se movimentar naquele espaço, já que ficará lá por toda a viagem.

Como levar seu animal de estimação em viagens de avião – Pet Friendly:

Outro ponto que você precisa pensar quando for viajar com seu animal é onde se hospedar. Isso porque grande parte dos hotéis não aceita animais de estimação. Para isso, você pode contar com a Nacional Inn Hotéis. A empresa possui unidades que funcionam com sistema Pet Friendly e permitem animais com até 33kg. Assim você fica despreocupado(a) com precisar deixar seu animal em outro local, ou na sua própria cidade.

Essas foram nossas dicas para você viajar de avião com seu pet, agora na próxima vez que for passear, você já estará preparado(a) para levar este membro tão importante da família junto!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.