Como poupar dinheiro para viajar com a família: 12 dicas essenciais

Tempo de leitura: 6 minutos

Como poupar dinheiro para viajar com a família: 12 dicas essenciais

Primeiramente, antes de começar o planejamento financeiro para uma viagem, é importante que toda a sua vida financeira já esteja organizada, afinal, como guardar dinheiro se as contas estão fechando no vermelho, não é mesmo? O ideal é fazer uma planilha ou utilizar algum aplicativo de finanças e anotar quais são seus gastos fixos e variáveis, quanto você ganha e quanto você gasta todo mês. Tendo isso definido, ficará bem mais fácil conseguir seguir as dicas abaixo e poupar dinheiro para realizar a tão sonhada viagem em família.

  • Viagem = conta fixa

Tenha um valor definido de quanto irá gastar com essa viagem e guarde uma quantia todo mês, durante um certo período de tempo até conseguir o valor total. É como considerar a viagem uma conta, mesmo que ainda não tenha sido comprado nada. Desta forma você irá criar o hábito e o comprometimento de ver aquele valor como prioridade, sem mexer no dinheiro.

  • Renda extra

Muitas pessoas têm um talento ou dom e podem fazer disso uma oportunidade para ganhar um dinheiro extra, ou seja, fazer do seu hobby uma atividade remunerada. Alguns exemplos: passear com cachorros da vizinhança, fazer brigadeiro para vender, fazer unhas das amigas, enfim, vale  usar a criatividade para conseguir ganhar um dinheiro extra.

  • Venda o que não usa

Com certeza você tem em casa diversos objetos, roupas, sapatos que estão em boas condições mas você não usa mais, não é verdade? Então aproveite para ganhar dinheiro com isso, hoje em dia, há diversos sites e aplicativos de desapegos na internet, anuncie seus itens por lá ou venda para amigos, colegas de trabalho, sempre tem alguém precisando do que está sobrando para você.

  • Atenção aos gastos inúteis

Já parou para colocar na ponta do lápis quantos serviços por assinatura você tem e não usa ou poderia abrir mão? Avalie o custo benefício de manter serviços de streaming de filmes, músicas ou versões pagas de aplicativos, vale a pena abrir mão de alguns “luxos” por um determinado período para conseguir juntar dinheiro para a sonhada viagem, não é mesmo?

  • Refeições fora de casa

Esta é uma maneira clássica e muito indicada de economizar dinheiro. Apesar de ser muito divertido e prático, almoçar ou jantar fora de casa com frequência ou ainda, pedir comida por delivery, pesa muito no orçamento. O ideal é guardar estes momentos para ocasiões realmente especiais e programar-se para evitar o máximo possível que isso aconteça, pois os gastos são grandes.

  • Somente o necessário

Quantas vezes você já se pegou comprando algo e sentindo arrependido logo após? Pois é, isso só acontece quando adquirimos algo que não era realmente necessário. Uma boa dica para não cair neste tipo de tentação é não comprar nada por impulso. Pense pelo menos alguns dias antes de realmente fazer a compra, e vale a velha tática das perguntinhas: eu realmente preciso disso agora? Isso irá comprometer meu orçamento? Esse dinheiro irá fazer falta? Com certeza, com as respostas em mente você saberá a decisão certa a tomar.

  • Faça trocas no seu dia a dia

Há pequenas substituições no seu dia a dia que podem trazer uma grande economia no final do mês, por exemplo: que tal parar de ir ao salão de beleza toda semana e fazer as unhas em casa? Ou ainda deixar de pagar a mensalidade na academia e optar por treinar em casa ou ar livre? Observe as atividades do seu cotidiano que dependem de terceiros e adeque o que for possível para economizar.

  • Gastos com transporte

Embora seja muito cômodo e prático, utilizar o carro todos os dias para realizar todas as tarefas compromete e muito o orçamento, pois o gasto com combustível é grande. Além disso, apesar de parecer “inofensivo” os gastos com transporte por aplicativo também podem ser assustadores no final do mês. Por isso, uma boa opção é utilizar transportes públicos ou alternativos como a bicicleta, por exemplo. Veja o que se encaixa melhor na sua realidade e com certeza, ficará surpreso (positivamente) com o valor que irá economizar.

  • Milhas aéreas

As milhas aéreas podem ser melhores amigas de quem deseja viajar. Trata-se de pontos acumulados em programas de fidelização de companhias aéreas que podem ser convertidos em descontos em produtos e serviços como passagens aéreas internacionais ou nacionais, podendo ser um trecho ou no percurso inteiro, como ida e volta. Informe-se sobre o assunto e garanta uma boa economia na sua viagem com as milhas aéreas.

  • Faça trocas inteligentes

Você não precisa abrir mão do lazer com a família ou amigos para conseguir realizar a viagem, o ideal é fazer trocas inteligentes, que vão permitir que vocês aproveitem da companhia um do outro, sem precisar gastar muito. São várias opções, como: ao invés de ir ao shopping toda semana, que tal ir a feiras ou programas culturais grátis? Ou: deixar de ir ao cinema e fazer uma sessão de filme e pipoca em casa? Trocar o parque de diversões por um piquenique e brincadeiras no parque perto de casa? E por aí vai, com certeza vocês irão conseguir se divertir sem ficar com peso na consciência por estar gastando mais do que deveriam!

  • Evite lugares caros

A mesma lógica vale para lugares caros. Se você gosta de ir em um restaurante que tem um alto valor, que tal trocar por um mais barato ou então diminuir a frequência de vezes que você vai? No supermercado, por exemplo, vale a pena trocar produtos de marcas mais caras, por marcas mais baratas similares, observe os detalhes e veja que conseguirá economizar em muitas coisas.

  • Foque no seu objetivo

É claro que abdicar de tantas coisas com as quais estamos acostumados não é uma tarefa fácil, porém, lembre-se de que é um por um período determinado e por uma causa muito importante: sua viagem em família! Faça deste o seu maior propósito e não desista até conseguir o valor necessário para fazer a viagem dos sonhos, com certeza o resultado será compensador e muito satisfatório!

Euro Suite Campos do Jordão

Dan Inn Premium Campos do Jordão

Golden Park Campos do Jordão

Nacional Inn Campos do Jordão

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.