Como viajar de moto: 8 dicas essenciais

Tempo de leitura: 4 minutos

Viajar de moto é tudo de bom: sentir o vento contra o corpo, a sensação de liberdade e o chacoalhar do motor não tem preço!

Porém, essa empreitada deve ser feita com cautela. Assim você evita surpresas desagradáveis, as quais podem se desenrolar em problemas sérios. Afinal, motos são perigosas por natureza, e usá-las para viagens agrava isso.

Pensando em te ajudar a ter uma viagem bastante prazerosa, preparamos uma lista com 8 dicas essenciais antes de encarar a estrada. Pense nessa lista como um “to do list”, ou seja, pontos indispensáveis para viajar de moto.

Vamos lá!

1. Faça uma revisão na moto antes de viajar

A primeira coisa a ser feita antes de viajar de moto é realizar um check up completo no veículo. Dessa forma, você não terá problemas desagradáveis — e chatos de resolver — durante sua viagem.

Vale lembrar que, a depender de onde se pretende chegar, uma correia estourada pode acabar por cancelar a aventura.

Dê atenção especial ao sistema de transmissão, elétricos e para o par de pneus. É recomendado trocar ao invés de realizar manutenção nas peças, dado que traz mais segurança.

2. Não se esqueça do seu check up

Para viajar de moto você precisa de duas coisas: uma moto e seu corpo. Qualquer problema em um desses itens pode frustrar sua viagem. É por isso que fazer um check up completo é tão importante.

Em algumas ocasiões, quando não vamos muito longe de casa, essa tarefa pode ser deixada de lado. Porém, uma viagem que te leve muito além de sua região, e que conte com um sistema de saúde precário, com certeza requer uma vistoria de saúde.

Muitas partes do Brasil não contam com um bom atendimento em saúde, e o translado pode ser muito demorado.

Além disso, você pode prevenir problemas ao descobrir uma doença antes de viajar. Na maioria dos casos, um rápido tratamento ou uso de medicação te deixará apto a viajar de moto.

3. Deixe o tanque cheio

Essa dica é óbvia, mas é comum esquecer de abastecer o tanque da moto antes de sair para a viagem.

Devemos fazer um comentário importante: aproveita a diferença de preço de combustível entre as cidades. Dessa forma, você pode colocar combustível suficiente até o próximo posto, e encher o tanque lá.

4. Organize uma rota para se alimentar

Uma tarefa muito importante no que diz respeito a viajar de moto — ou de carro — é organizar a rota para se alimentar. Com a moto isso é ainda mais crítico, dado que seu bagageiro é muito limitado.

Supondo uma viagem longa — de mais de dois dias — é interessante encontrar um lugar para se alimentar a cada 4 horas. Note que nem sempre serão locais bons, por isso a quantidade de locais é importante.

Aproveite para levar um lanchinho emergencial com você também!

5. Converse com quem já fez o mesmo trajeto

Existe um ditado que diz que, se você quer escalar uma montanha, converse com que está voltando de lá. Isso é muito importante pois transmite conhecimentos que só podem ser obtidos através da experiência — o que pode ser péssimo para você.

Conseguir essas informações é bastante simples: existem diversos fóruns na internet que podem ajudar. Além disso, há clubes de motociclistas espalhados pelo país, onde ocorrem trocas de experiências enriquecedoras.

6. Tenha mais de um chip para celular

A questão da comunicação é fundamental em qualquer viagem; no caso de viajar de moto, ela é ainda mais crítica.

Uma estratégia para jamais ficar desconectado é ter mais de um chip para celular, de diversas operadoras. Em alguns estados, a Oi pode ser melhor que a Claro; o mesmo acontece com a Tim e a Vivo.

Dessa forma, tenha pelo menos um de cada em seu arsenal de viagem.

Se for sair do país, lembre-se de conseguir alguns chips de lá também!

7. Anote números de emergência antes de viajar

Alguns números de emergência valem para todo o território nacional, como é o caso do 190, o número da Polícia Militar.

No entanto, as estradas ficam sob a responsabilidade de concessionárias e cada trecho possui um número de emergência. Portanto, vale a pena anotar todos os números antes de ir viajar.

Além disso, cada país tem seus números de emergência, e tê-los com você também é uma vantagem. É recomendado levá-los em um papel e no celular ao mesmo tempo.

8. Comunique seus conhecidos sobre a viagem

Por fim, é importante comunicar seus conhecidos acerca de seu plano de viagem. Assim, caso more sozinho, eles podem zelar pelo seu lar. Da mesma forma, se acontecer algo durante a viagem você vai contar com suporte extra.

Se for uma viagem longa, sempre mantenha contato com seus conhecidos. Faça contato pelo menos uma vez ao dia, em pontos estratégicos.

Precisa de seguro para viagem internacional? Clique aqui

 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.