Conheça Araxá: cidade mineira que vai encantá-lo!

Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça Araxá: cidade mineira que vai encantá-lo!
Ideal para quem está em busca de momentos de tranquilidade e para aquela viagem com toda a família!

Uma cidade pacata, de clima ameno, aconchegante e com diversos atrativos turísticos: Araxá, no Alto Paranaíba, é uma ótima opção para quem está à procura de dias tranquilos e até de aventuras. O nome do município é de origem indígena e significa “Um lugar onde primeiro se avista o Sol”. A cidade é conhecida em todo o país por suas águas sulfurosas e também por seus casarões antigos.  Integra o Circuito das Águas de Minas Gerais. Faz parte, ainda, do Circuito Turístico da Canastra juntamente com Campos Altos, Perdizes, Sacramento, São Roque de Minas e Tapira. Esse roteiro é muito procurado por pessoas que gostam de esportes radicais e de aproveitar belas cachoeiras.

Uma curiosidade sobre o município mineiro: ele foi palco para as gravações da novela “Dona Beja”, inspirada na história de uma famosa moradora da cidade, Ana Jacinta de São José. A novela foi produzida em 1986 e exibida pela extinta TV Manchete.   Além do turismo, a economia do município é baseada na mineração e na produção de peças artesanais. A fabricação de doces caseiros também tem ganhado destaque na cidade. Pensando em viajar com toda a família? Araxá é uma ótima opção! Preparamos dicas de alguns atrativos turísticos que você precisa conhecer ao visitar a cidade! Confira, abaixo!

Conheça Araxá – Complexo do Barreiro:

O Complexo do Barreiro é uma das principais atrações turísticas de Araxá e, também, é considerado um dos melhores lugares para se visitar em Minas Gerais. Conhecido em todo país pelas águas e lama medicinais, recebe todos os anos milhares de visitantes que estão em busca de lazer e de descanso. Fazem parte do Complexo: Fonte Dona Beja, Fonte Andrade Júnior, Parque do Hotel Rádio, Mata da Cascatinha, Bosque, Lago do Barreiro, Capela do Barreiro, Hotel da Previdência, Grande Hotel, Termas e Praça de Esportes. Cercado por serras e colinas, o Barreiro fica a cinco quilômetros do centro. Depois de um passeio completo pelo local, com certeza, você ficará relaxado e com as energias renovadas!

Conheça Araxá – Horizonte Perdido:

Localizado na Serra da Bocaina, o Horizonte Perdido, também conhecido como Morro da Ventania, atrai centenas de turistas e praticantes de voo livre e de esportes radicais, como mountain bike. A 1.350 metros de altitude, a área é cercada por belas montanhas e permite aos visitantes uma vista panorâmica que abrange além da Bocaina, a famosa Serra da Canastra. O espaço é perfeito para quem pretende respirar ar puro e descansar. E que tal se deliciar com os pratos da culinária mineira? No local estão instalados restaurantes muito bem avaliados pelos visitantes.

Conheça Araxá – Museu Dona Beja:

Ana Jacinto de São José, mais conhecida como “Dona Beja”, foi tema de novela. E não é só isso: em Araxá tem um museu com o mesmo nome. No espaço há itens arqueológicos, de natureza sacra e, outros, que remetem a história da moradora: móveis, roupas e documentos. Ana não nasceu exatamente em Araxá, mas foi criada no município. Reza a lenda, que ela atraía os olhares de todos por sua beleza! O imóvel onde está localizado o museu é tombado pelo Patrimônio Histórico.

Conheça Araxá – Mirante do Cristo:

O Mirante do Cristo, que fica no alto de Santa Rita, é ideal para se admirar bem as belezas da cidade mineira!  A estátua tem cerca de dez metros. Para chegar até local é necessário subir quase 300 degraus ou seguir pela Avenida Washington Barcelos. Um passeio inesquecível!

 Conheça Araxá – Casa do Poeta:

A Casa do Poeta é a sede da Academia Araxense de Letras. Ela fica em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico. No mesmo local também está localizada a Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa. O espaço, que encanta pela bela arquitetura, também conta com um anfiteatro e recebe vários eventos culturais.

 Conheça Araxá – Fundação Cultural Calmon Barreto:

A Fundação Cultural Calmon Barreto reserva muitas atividades bacanas para todos os visitantes. Uma das nossas dicas é aproveitar sua passagem pelo local para ir às compras e levar um presentinho especial para as pessoas queridas! E o mais legal: cheia de bagagem local, já que as peças comercializadas no espaço são produzidas pelos artesãos da cidade!  O sabonete de lama é uma ótima opção! Além dos artesanatos, a Fundação oferece agenda cultural intensa! É provável que durante sua visita, você se depare com alguma apresentação artística!

Conheça Araxá – Árvore dos Enforcados:

A 5 minutos do Mirante do Cristo, a Árvore dos Enforcados é conhecida por uma lenda que diz que nos tempos da escravidão, dois escravos mataram um senhor e foram sentenciados com pena de morte por enforcamento no local. Além de toda a história, a paisagem é bonita e a árvore fica em frente ao Centro de Referência da Cultura Negra.

Conheça Araxá – hospedagem:

É claro que Nacional Inn marca presença em Araxá! Conte com o Hotel Nacional Inn Previdência em sua viagem! A unidade tem apartamentos modernos e aconchegantes, além de ampla área de lazer! Para saber mais é só clicar aqui!

Araxá: perfeita para quem está em busca de momentos de tranquilidade e sossego! Que tal, nos próximos dias de folga, aproveitar para conhecer a cidade mineira? Você vai amar! <3

Deixe um comentário