Conheça a Trilha do Cristo na cidade de Poços de Caldas

Tempo de leitura: 4 minutos

O Cristo Redentor é um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas, como já te contamos aqui. Mas você sabia que uma das formas de chegar até ele também pode ser uma ótima opção de passeio? É isso mesmo! Estamos falando da conhecida Trilha do Cristo, um caminho para quem gosta de vivenciar momentos na natureza, apreciar belas paisagens e ter um toque de aventura!

Por onde começar?

O acesso à Trilha se dá pela Fonte dos Amores, localizada à Rua Piauí, nº1, no Centro de Poços de Caldas. Por lá, você irá encontrar diversas fontes onde pode aproveitar para abastecer as garrafas de água com água mineral pura e fresquinha que brota diretamente das nascentes. Para sua comodidade, o local conta também com lanchonete e banheiro. Anote aí os horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. 

Sobre a Trilha do Cristo 

Após encher as garrafas de água e fazer aquele lanchinho, é hora de encarar a trilha! Já avisamos que o caminho tem cerca de 700 metros e a subida é grande, mas o nível de dificuldade é considerado fácil, sendo assim, é uma excelente oportunidade para juntar os amigos ou a família toda, inclusive as crianças. 

Como está localizada na Serra de São Domingos, você terá contato direto com a fauna e a flora locais, podendo até encontrar alguns macaquinhos que costumam interagir com os visitantes, mas, atenção! Não é recomendado alimentá-los com comidas industrializadas, fica a dica! 

Inicialmente, o caminho tem um trecho de Mata Atlântica, mas, da metade para o final, já é possível visualizar o céu aberto e apreciar a vista para o Centro e demais bairros da cidade. 

Após cerca de uma hora, dependendo do seu ritmo de caminhada, chegará ao destino final, o Cristo Redentor! Com certeza uma recompensa e tanto! 

O que fazer por lá

Após concluir a subida com sucesso, recomendamos que relaxe e aproveite bastante a inesquecível vista panorâmica de Poços de Caldas, é a prova de que seu esforço valeu a pena!  E, claro, não deixe de subir no Cristo. O belíssimo monumento inaugurado em 1958 tem 30 metros de altura e pesa mais de 400 kg! 

Se ainda estiver com energia, uma boa pedida é ir aos fundos da Serra de São Domingos e visitar a Rampa de Voo Livre, são cerca de 10 minutos de caminhada até o local. 

Hora de voltar

O caminho de volta pode ser feito também pela trilha, porém, para muitas pessoas essa opção pode ser arriscada, pois há um grande de risco de escorregar por conta do chão de terra. 

Você pode optar por descer pela estrada de asfalto que leva os veículos até o Cristo, fique atento e caminhe somente pelas laterais da pista. 

Se você é chegado em aventura, fica ainda uma terceira opção para a volta, o teleférico! Há mais de 20 metros do chão, as cabines percorrem os trilhos praticamente em linha reta até o Palace Cassino. De segunda a sábado a atração funciona até às 17h, e aos domingos e feriados até às 16h. 

Itens indispensáveis para fazer a trilha

Principalmente se esta é a sua primeira vez se aventurando em uma trilha, é muito importante seguir algumas recomendações. Primeiramente, saiba reconhecer e respeitar seus limites. Apesar de não ser um caminho de nível de dificuldade alto, caso você não tenha preparo físico ou tenha algum problema de saúde, é melhor evitar esta opção. Depois, lembre-se de checar a previsão do tempo, afinal de contas, uma chuva pode atrapalhar todo seu passeio. Caso esteja muito quente, esteja preparado: leve protetor solar, garrafas de água, lanches leves e utilize roupas e calçados leves e confortáveis. É muito importante manter pessoas conhecidas e de sua confiança informadas sobre sua ida ao cristo pela trilha, pois, caso você demore demais, elas saberão onde te encontrar. E, por fim, mas não menos importante, preserve o caminho limpo, livre de quaisquer tipos de lixo, lembre-se de levar uma sacola para guarda-los e depois fazer o descarte no local correto. 

 

Nacional Inn Poços

Nacional Inn Resort

Nacional Inn Hoteis

Nacional Inn Hoteis Poços

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.