Cuiabá (MT): história, culinária e belezas naturais atraem visitantes de todos os cantos

Tempo de leitura: 7 minutos

Cuiabá (MT): história, culinária e belezas naturais! Cuiabá, a Capital de Mato Grosso, é uma cidade extremamente interessante, repleta de belezas, rica em história e que, com certeza, merece a sua visita. Quer saber mais sobre o destino? Basta continuar a leitura do artigo.

 

Muita história, culinária marcante e belos atrativos turísticos: essas são apenas algumas formas de apresentar Cuiabá, a Capital do Mato Grosso. A cidade, de acordo com o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística – o IBGE, tem mais de 623 mil habitantes, é conhecida pelas altas temperaturas e por sua proximidade com a Chapada dos Guimarães e com o Pantanal. O Centro Histórico chama a atenção por suas construções e igrejas. Ou seja: uma viagem pela localidade renderá, com toda a certeza, muitos passeios e uma imersão à cultura local. Quer saber mais sobre o destino, curiosidades, atrativos, história e onde se hospedar? Basta continuar a leitura desse artigo: que está repleto de informações!

 

Roteiro histórico:

 

Para conhecer um pouco da história local, é interessante começar o passeio visitando a Igreja do Rosário e a Capela de São Benedito. Depois, a ideia é partir para o Centro Histórico: ele é repleto de construções incríveis, igrejas lindíssimas e com prédios tombados pelo IPHAN. Além disso, não perca a oportunidade de visitar o Museu Histórico do Mato Grosso e o Museu Rio Cuiabá que, anteriormente, abrigava o Mercado de Peixes local.

 

Culinária local:

 

Algo muito legal sobre Cuiabá é a culinária. Por lá é possível saborear os mais deliciosos pratos e é um atrativo à parte, especialmente para aqueles que não dispensam um bom peixinho. Alguns destaques são o pacu assado, o caldo de piranha e a mojica de pintado. Outro ponto forte é o guaraná ralado: que é considerado um símbolo da cidade. E, de sobremesa, que tal experimentar o famoso furrundu? Garantimos: você não irá se arrepender.

 

Para entrar em contato com a natureza – Cuiabá tem os mais belos parques:

 

Se o seu objetivo é entrar em contato com a natureza, Cuiabá também tem belíssimos parques. Destaque para o Parque Mãe Bonifácia: que tem cerca de noventa por cento de mata nativa, área que corresponde a aproximadamente setenta campos de futebol e muitas trilhas. Tem também o Parque Tia Nair: com espaços para a prática de esportes, para o lazer, para observar e contemplar a natureza, entre outros atrativos.

 

Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães:

 

Muitos turistas visitam Cuiabá porque ela está próxima da famosa Chapada dos Guimarães e do Pantanal Norte. A Chapada está a aproximadamente sessenta quilômetros da Capital. De lá também possível partir para o Pantanal Norte: que é o passeio ideal para pessoas que querem promover uma imersão cultural, pescar ou observar as mais variadas espécies de animais. Vamos de curiosidades sobre o Pantanal? Bom, ele está em três países: Brasil, Bolívia e Paraguai. Em nosso país, ele se divide em duas partes: no Mato Grosso do Sul (mais conhecido como o Pantanal Sul) e no Mato Grosso (mais conhecido como Pantanal Norte).

 

Curiosidade e melhor período para conhecer Cuiabá:

 

Sabia que a Capital do Mato Grosso é considerada o centro do nosso continente? Essa é mais uma curiosidade para aguçar a sua vontade de visitar a localidade. Agora vamos de clima! Se você quer aproveitar a sua ida à Cuiabá para dar um pulinho na Chapada dos Guimarães, o verão é a melhor época. Isso porque faz muito calor e é ideal para aproveitar as cachoeiras. Agora se a pedida é ir até o Pantanal, vá no período de seca.

 

Resumão – lugares para conhecer e passeios para fazer em Cuiabá:

 

Igrejas:

1 – Catedral Metropolitana Basílica do Bom Senhor Jesus.

2 – Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.

3 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

 

Parques:

1 – Parque Mãe Bonifácia.

2 – Parque Massairo Okamura.

3 – Parque Zé Bolo Flô.

4 – Parque Tia Nair.

5 – Parque das Águas.

 

Museus:

1 – Museu do Rio Cuiabá.

2 – Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia.

3 – Museu de Arte e Cultura Popular.

4 – Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.

5 – Museu do Morro da caixa d’água Velha.

6 – Museu de Pré-história Casa Dom Aquino.

 

Outros atrativos e passeios:

1 – Mesquita de Cuiabá.

2 – Você pode visitar as comunidades ribeirinhas e conhecer um pouco da cultura local.

3 – Arena Pantanal.

4 – Centro Cultural Casa Cuiabana.

5 – Horto Florestal.

6 – Centro Histórico de Cuiabá (onde estão muitos atrativos, inclusive os citados nessas listas).

7 – Mercado do Porto.

8 Shopping 3 Américas.

9 – Palácio da Instrução.

 

Onde se hospedar em Cuiabá:

 

A Nacional Inn Hotéis marca presença em Cuiabá com uma unidade: trata-se do Hotel Nacional Inn Cuiabá: em localização estratégica, repleto de comodidades, com ótimas tarifas e tudo o que você precisa para ter uma ótima estada. Para mais informações sobre o empreendimento, acesse o nosso site: www.nacionalinn.com.br .

 

Sobre a Nacional Inn Hotéis – O jeito mineiro de servir:

 

Essa poderia ser mais uma história de irmãos que trabalharam juntos para realizar seus sonhos. Mas ela é diferente, porque mostra que os valores familiares podem transcender gerações. Nossa trajetória é o resultado de muito trabalho e união da nossa família. Ela teve início na década de 1970 em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. De lá para cá, construímos nossos produtos, nossas marcas e assumimos o compromisso de ser hospitalidade. Hoje estamos presentes em oito estados e em 25 destinos das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Nossa missão segue pautada não apenas em oferecer serviços: mas em conectar pessoas a experiências positivas, criar laços, promover o bem-estar, oportunizar o crescimento de colaboradores e desenvolver a comunidade em que atuamos. E a história certamente não para por aqui. Continuaremos avançando: com força, trabalho, resiliência, perseverança e fé. Sempre primando por um legado de dedicação, trabalho e de hospitalidade mineira: de Norte a Sul.

 

Somos Hospitalidade, Somos Experiências:

 

O momento de diversão com os filhos, aquela história para contar para os netos, as risadas, a viagem em família, o drink com os amigos… Nós queremos participar de todas essas experiências. Porque sabemos que bons momentos alimentam o corpo, a mente, o espírito e a alma. Buscamos o melhor para que você decida vivenciar essas experiências com a gente. Que os nossos hotéis sejam palcos para sorrisos sinceros, alegria e amor. Trabalhamos para que você e a sua família tenham conforto, descanso, acolhimento e diversão! Por isso, aproveite muito a sua estada em nossas unidades. Renove as energias, preencha o coração com esperança e fé. Conte conosco para viver mais! Somos experiências que ficarão marcadas para sempre na memória… Também Somos Hospitalidade e temos orgulho em ser. Somos a Nacional Inn Hotéis!

 

Nacional Inn Hotéis – Lembrete importante:

 

A Nacional Inn Hotéis adotou os mais rígidos protocolos de higienização e de segurança sanitária. Eles são baseados nas indicações dos órgãos oficiais de saúde (como a OMS) e são essenciais para evitar a disseminação da COVID-19. Dessa forma, ao se hospedar em uma de nossas unidades, você pode ficar tranquilo: prezamos por ambientes seguros tanto para os nossos hóspedes, quanto para os nossos colaboradores.

 

Visite o nosso site:

 

Para obter mais informações sobre os destinos que marcamos presença, unidades, promoções e ofertas basta acessar o nosso site: www.nacionalinn.com.br.

 

 

 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.