6 CURIOSIDADES SOBRE CAMPINAS

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das mais importantes cidades do estado de São Paulo e do país, Campinas, é repleta de fatos curiosos. Descubra as 6 principais curiosidades sobre Campinas:

Por que se chama Campinas?

Captura de Tela 2021-09-17 às 08.26.50

A cidade de Campinas leva esse nome devido ao relevo do lugar, mas essa história começa há muito anos. O município começou a ser povoado entre 1721 e 1730, quando Bandeirantes Paulistas do Planalto de Piratininga abriam caminhos para o sertão de Goiás e Mato Grosso.

Os tropeiros abriram uma trilha para descansar e o local ficou conhecido, primeiramente, como “Campinhos de Mato Grosso”, depois como “Bairro de Mato Grosso”, seguido por “Campinas do Mato Grosso” e, finalmente, só Campinas.

Polo de Educação e Tecnologia 

A região metropolitana de Campinas reúne 43 instituições de ensino superior, sendo uma universidade e duas faculdades de tecnologias públicas e as demais, privadas. Uma das mais conceituadas instituições em ciência, educação e pesquisa, a Unicamp, fica na cidade.

Campinas também é referência em tecnologia, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais estão localizados no município, sendo o segundo, responsável por um dos projetos mais importantes da ciência no Brasil, o superlaboratório Sirius.

Vale do Silício no Brasil 

Desde 1940, quando empresas de tecnologia como Bosch e Embrapa se instalaram em Campinas, o desenvolvimento tecnológico começou a se aflorar. Atualmente, a cidade é uma das referências em desenvolvimento de artigos científicos e em tecnologia, e marcas como IBM, Dell, Lenovo e HP também construíram suas sedes na região. Os setores com maior destaque são: comunicação, informática, laboratórios médicos, energia renovável e biotecnologia.

Maior que capitais 

Além do desenvolvimento, Campinas não deixa a desejar no quesito tamanho para muitas capitais de estados, sendo maior que F Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Maceió (AL) e São Luís (MA), por exemplo. No que diz respeito a número de habitantes, é a terceira maior do estado de São Paulo, ficando atrás somente da Capital e de Guarulhos.

Abastecimento de água 

Consegue imaginar um volume de água capaz de encher quase 40 mil piscinas olímpicas? Bom, essa é a quantidade de água tratada em Campinas em apenas um ano, para sermos mais exatos, são 99 milhões de metros cúbicos, muita coisa né?

E para dar conta de abastecer indústrias, casas, comércios e, claro, matar a sede, as estações de tratamento de água trabalham incansavelmente. As unidades da Sanasa, empresa responsável pelo abastecimento de água, coleta, afastamento e tratamento dos esgotos domésticos no município de Campinas, tem capacidade para tratar mais de cinco mil litros de água por segundo. Impressionante!

Córregos “invisíveis” 

A última curiosidade de Campinas que elencamos é, no mínimo, inusitada, a cidade tem córregos “invisíveis”! Vamos te explicar: é comum vermos nas cidades do estado de São Paulo, rios que percorrem nas áreas urbanas. Em Campinas não é diferente, e o município conta com 45 córregos, que, somados, têm mais de 130 mil metros de extensão, porém muitos são canalizados, ou seja, subterrâneos, por isso não é possível vê-los! Um deles, por exemplo, fica embaixo de uma das mais importantes avenidas, a Norte-Sul.

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.