Dicas de segurança quando for alugar uma casa para viajar

Tempo de leitura: 5 minutos

Dicas de segurança quando for alugar uma casa para viajar! Está querendo alugar uma casa para sua próxima viagem de férias? Tem medo de se dar mal na hora de contratar um serviço de hospedagem? Não sabe como garantir sua segurança? Então, esse artigo é para você!

Quer viajar e não sabe ainda onde se hospedar? Então, realmente, a hospedagem é um fator muito importante e, inclusive, pode ser até decisivo para o sucesso de qualquer viagem, por isso, deve ser muito bem planejada.  

Embora hoje seja cada vez mais comum recorrer a plataformas como Airbnb e Vrbo em busca de boas hospedagens, por outro lado, é preciso se cercar de alguns cuidados para não acabar estragando sua sonhada viagem de férias. 

E é isso que mostraremos nesse artigo, como não acabar caindo em ciladas ao alugar uma casa para se alojar em seu destino de férias! Quer saber? Confira.

Dicas para alugar uma casa em total segurança em suas férias

Dicas de segurança quando for alugar uma casa para viajar

Planeje sua viagem com antecedência 

Para poder aproveitar possíveis promoções e ofertas, a primeira dica é procurar planejar sua viagem com muita antecedência (pelo menos, seis meses antes), assim, garante mais chances de encontrar a hospedagem perfeita para a sua viagem. A dica é priorizar acomodações com localização estratégica, ou seja, não apenas próxima aos pontos turísticos que deseja visitar, mas também se ela é segura, que não oferece riscos desnecessários. Planejar com antecedência também permite analisar  os prós e contras e tirar toda e qualquer dúvida com o proprietário.

Use e abuse dos filtros 

Ao procurar acomodações em plataformas como Vrbo e Airbnb, poderá usar os mais diferentes filtros que permitem encontrar o imóvel dentro de determinadas categorias que estabelecer. Por exemplo, é possível buscar unicamente casas onde animais de estimação são permitidos, ou que tenham piscina, ou seja, é possível selecionar propriedades de acordo com o que achar mais relevante, seja a localização, bem como a faixa de preço, comodidades, instalações, tipo de imóvel (casas, cabanas particulares, casas de campo e bangalôs), capacidade de hóspedes, e etc.

Analise as fotos do imóvel 

É preciso ficar muito atento às fotos mostradas no perfil dos imóveis, com o exterior e o interior das propriedades. Procure analisar minuciosamente estas imagens, para saber se o aspecto do lugar se adequa ao que você procura. Verifique a luminosidade dos ambientes do imóvel, o tamanho dos quartos e das camas, a estrutura da cozinha, se tem fogão, se o gás é encanado ou de botijão de gás de cozinha (é importante saber com antecedência), e a decoração do lugar. Priorize aqueles imóveis que ofereçam mais imagens e detalhes, mostrando cada cantinho do local.

Verifique a política de cancelamento do imóvel e de reembolso 

Embora possa não parecer, a pandemia do coronavírus ainda não acabou, com isso, muitos lugares ainda apresentam certas políticas diferenciadas, que precisam ser vistas com antecedência. Na verdade, é fundamental ficar por dentro das políticas das plataformas, até mesmo para o caso de precisar cancelar ou remarcar alguma viagem, por conta de imprevistos.

Dicas de segurança quando for alugar uma casa para viajar

Realize todos os passos pela plataforma 

Todos os passos e procedimentos para o aluguel de um imóvel para a viagem devem ser realizados na plataforma, desde as reservas até os pagamentos das diárias. Ou seja, toda a comunicação, reservas e pagamentos entre proprietários e viajantes precisam ser feitos pelo site e aplicativo da empresa, para fins de documentação, garantindo transparência, segurança e, até mesmo, agilidade na hora de realizar as reservas.

Pesquise sobre a vizinhança e a localização do imóvel 

Não basta se ater só ao local, propriamente dito, que pode às vezes oferecer uma bela vista e decoração, até ótima infraestrutura e, no entanto, ser numa região altamente perigosa. A dica, portanto, é pesquisar muito bem as proximidades do imóvel, para que fique ciente de todas as condições e serviços que terá por perto durante sua estadia.  Pesquise se a região tem bons índices de segurança e se as ruas são bem iluminadas no período noturno e, por fim, não deixe de conferir se o local oferece acesso a transporte público, como ônibus e metrô, ou pontos de táxi.

Leia os comentários de outros hóspedes 

Embora possa até parecer muito óbvio, acredite, muita gente não lê os comentários de pessoas que já ficaram no imóvel que pretende alugar. Sem dúvida, essa é uma das melhores maneiras de saber se vale a pena alugar a propriedade. Plataformas como Airbnb e Vrbo, exibem no perfil de cada imóvel, os comentários e opiniões de quem já se hospedou no local, onde quesitos como limpeza, localização, precisão do anúncio, e a velocidade de resposta do anfitrião são analisados. Certamente, a dica é optar pelos imóveis que tiverem mais avaliações positivas. 

Se atente às regras 

Não deixe de verificar quais são as regras do imóvel que você pretende alugar. Vale saber, por exemplo, qual é o horário de check-in na propriedade, se permite animais de estimação, festas, se é proibido fumar no local. 

Preste atenção na higiene e segurança 

A plataforma Airbnb garante que adota um Protocolo Avançado de Higienização, o qual inclui especificações sobre como higienizar todos os cômodos das casas disponíveis para aluguel na plataforma, portanto, se certifique com o proprietário do imóvel, de que essas regras estão sendo obedecidas.

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.