Dicas para apaixonados por viagem: vale a pena alugar um carro?

Tempo de leitura: 5 minutos

Dicas para apaixonados por viagem: vale a pena alugar um carro?
A pandemia do novo coronavírus não permite que a gente faça viagens por enquanto. Apenas aquelas de pequena duração e para lugares bem afastados, sem contato com as pessoas. Viagens internacionais, então, nem pensar. A maioria dos países sequer aceita brasileiros atualmente. Por isso, a questão sobre se vale a pena alugar um carro viajando não é tão importante assim atualmente.

No entanto, a pandemia do novo coronavírus vai passar e as viagens voltarão. Hoje em dia, 64% dos brasileiros querem viajar após a pandemia para recuperar o tempo perdido. Portanto, já é importante começar a planejar essa viagem para aproveitá-la assim que a pandemia acabar.

Quer saber se vale a pena alugar um carro viajando? Então siga a leitura abaixo!

Quais as vantagens de alugar um carro?

Você pode dirigir modelos novos

Uma das vantagens de alugar carros é que você pode ter acesso a modelos recém-lançados, com várias vantagens. Por exemplo, se você procurar por carros Fiat para alugar, poderá achar as versões mais novas do Mobi, Strada, Toro, Cronos, Argo e muito mais. São automóveis mais confortáveis, com mais tecnologia e mais vantagens.

Você pode chegar mais longe

Nem todo destino foi feito para transporte público ou tem fácil acesso para caminhar. Com um carro você pode acessar pontos mais escondidos do turismo, conhecer cidades menores e mais desconhecidas, ou ir para lugares paradisíacos, como praias desertas ou montanhas.

A viagem tem mais conforto

Estar em um carro particular é muito mais confortável do que compartilhar ônibus, van ou trem. Você está livre para fazer seu próprio horário, com mais espaço para as pernas dentro do automóvel, e até tirar um cochilo quando quiser.

Sobra mais espaço para as compras

Se você gosta de fazer muitas compras quando viaja, um carro alugado será seu maior aliado: ter o porta-malas à disposição, além do banco traseiro, oferece muito mais espaço para trazer lembrancinhas para todos e para você. Com esse espaço extra fica fácil comprar itens grandes que, em outra situação, ficariam na loja.

Você não depende do itinerário de outros

Viagens com grupos podem se tornar desagradáveis rapidamente. Por exemplo, se o grupo deseja ficar mais tempo em um ponto turístico do que o outro, você está preso à essa situação que a maioria decidiu. Estar em um carro alugado oferece a comodidade de resolver seu próprio itinerário, e de escolher onde gostaria de estar a qualquer momento.

Quais as desvantagens de alugar um carro?

Deve-se calcular gastos extras

Diferente do transporte público, você terá de pagar o combustível do carro. Além desse gasto, deve-se calcular quantos pedágios você passará até chegar em seu destino.

O cuidado tem de ser dobrado

Ninguém planeja passar por acidentes de trânsito, mas quando se está em um ônibus ou van, os riscos são menores por serem motoristas profissionais. E quando se tem um carro próprio, deve-se arcar somente com as consequências do acidente em si. Mas um carro alugado pode ter outras dores de cabeça, como multas ou arcar com o conserto do carro (quando não se tem seguro).

Estacionamento deve entrar em seu planejamento

Ao viajar de carro, é necessário pesquisar os locais que pretende parar, e estudar qual a relação deles com automóveis. Na Itália, por exemplo, no centro histórico de suas principais cidades é proibido estacionar, e um pouco mais distante, os estacionamentos são muito concorridos.

Dependendo de onde alugar, o processo pode demorar

Mesmo fazendo reservas previamente, algumas empresas de locação têm um processo muito demorado para leitura de contrato, pagamento, vistoria e retirada do carro. Para entregar, há mais uma vistoria que pode durar até 1 hora. Coloque este tempo na ponta do lápis quando planejar sua viagem.

Vale a pena alugar um carro viajando?

Como deu para ver, existem benefícios e desvantagens de alugar um carro ao viajar. No entanto, a resposta certa se vale ou não a pena alugar um automóvel vai depender do seu contexto e da sua viagem.

Por exemplo, em uma viagem para Londres, em que os principais pontos turísticos ficam em área de trânsito reduzido e que tem uma quantidade de carros enorme, além de um ótimo sistema de transporte público, não vale a pena alugar o carro.

No entanto, em uma viagem para um lugar mais distante, como Ubatuba ou uma cidade sem tanto acesso de transporte público, já vale mais a pena alugar o veículo para poder se locomover com mais liberdade.

Além disso, é importante avaliar a questão do impacto financeiro que essa medida terá em seu orçamento. Portanto, tenha isso em mente ao avaliar se vale ou não a pena alugar um carro para a sua viagem.

Pronto! Agora que você já sabe se vale a pena alugar um carro viajando no seu contexto, já pode tomar essa decisão. Com planejamento, você poderá escolher a opção mais vantajosa para você e garantir uma boa experiência de turismo.

E aí, vale ou não a pena alugar um carro no seu contexto? Comente abaixo!

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.