Fórmula 1 e Grande Prêmio: tudo o que você precisa saber!

Tempo de leitura: 6 minutos

Conheça a história da Fórmula 1 e do Grande Prêmio, saiba como foram as primeiras corridas; entenda a atualidade e os principais desafios para o futuro 

Depois do futebol, um dos esportes mais cativantes aos brasileiros é, sem dúvidas, a Fórmula 1. Trata-se da categoria mais importante do automobilismo mundial, e não é a toa que a combinação entre pilotos e carros atraia a atenção de milhões de pessoas. Ao longo da história, destacam-se nomes como Jack Brabham, Jackie Stewart, Nelson Piquet, Michael Schumacher e claro, o consagrado ícone do Brasil, Ayrton Senna. Se você é fã de Fórmula 1 e quer saber detalhes sobre a história, bem como a respeito do Grande Prêmio, chegou ao post certo. Aqui, vamos te contar várias informações e curiosidades sobre o assunto. Boa leitura! 

Conheça a história da Fórmula 1 

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), criou, em 1950, oficialmente a Fórmula 1. Mas, para entendermos de fato a história, vamos voltar ao século XIX, período em que ocorreram as primeiras disputas de corridas de carro na Europa, dando início à categoria. Há relatos de historiadores de que o marco inicial da Fórmula 1 teria sido uma corrida na França, entre Paris e Bordeaux, em 1895. O percurso seria de 1200 quilômetros e a prova durara 48 horas. Na época, não existiam circuitos, então as provas aconteciam nas ruas. 

Entenda o início do Grande Prêmio (GP) 

Ainda com relação à história da Fórmula 1, é importante destacarmos que, em 1901, aconteceu a primeira corrida nomeada de Grande Prêmio (GP), na cidade de Le Mans, na França. O local é considerado um dos mais importantes circuitos do mundo, embora não receba mais a Fórmula 1. 

No decorrer dos anos de 1901 e 1949, outros países da Europa também passaram a receber disputas dos GPS, como: França, Itália, Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Mônaco e Espanha. Durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, os Grande Prêmios foram suspensos, mas os pilotos participaram de corridas em Indianápolis, nos Estados Unidos. 

A FIA, posteriormente à Segunda Guerra Mundial, elaborou um campeonato que reunia os principais Grandes Prêmios da Europa e os maiores fabricantes de carros do continente, como Alfa Romeo, Ferrari, Maserati e Mercedes, nomeado então de Fórmula 1. 

Conheça o início da Fórmula 1 

A primeira corrida oficial de Fórmula 1 foi realizada no circuito Silverstone, na Inglaterra, em 13 de maio de 1950. O vencedor foi Nino Farina, italiano que pilotava um Alfa Romeo. Porém, no mês anterior, em 10 de abril, embora não tenha feito parte do campeonato, aconteceu o Prêmio de Pau, na França, cujo vencedor foi o argentino Juan Manuel Fangio, pilotando um Maserati.  

No início da década de 1950, a Fórmula 1 foi marcada por três grandes nomes: Nino Farina, Juan Manuel Fangio e Alberto Ascari. O primeiro campeão foi Farina, já Ascari ganhou os campeonatos de 1952 e 1953, pela Ferrari. Enquanto o argentino Fangio foi premiado cinco vezes, em 1951, 1954, 1955, 1956 e 1957, pilotando pelas equipes da Mercedes, Ferrari, Maserati e Alfa Romeo. 

Até 1954, em seus três primeiros anos, a Fórmula 1 era disputada apenas na Europa e em Indianápolis, nos Estados Unidos. Foi então que aconteceu na Argentina, principalmente devido ao sucesso do piloto Fangio. Já em 1958, a F1 acontecia pela primeira vez na África, em Marrocos. 

Com o passar dos anos, o número de corridas por temporada aumentou de seis para 11, e o piloto australiano Jack Brabham ganhou grande destaque. Ele foi campeão em 1959 e 1960, pilotando uma Cooper. O carro da marca foi projetado por Bruce McLaren, neozelandês e era considerado inovador para a época. Ambos fundaram, posteriormente, suas próprias equipes nomeadas com seus respectivos sobrenomes. 

A Segunda Guerra Mundial acabou impactando também o cenário automobilístico, pois durante este período não houve grandes desenvolvimentos, sendo assim, os carros da Fórmula 1 da década de 1950 tinham padrões pré-guerra, ou seja, o motor ficava a parte dianteira e os eixos eram rígidos. A primeira equipe a mudar este padrão e transferir o motor para a parte traseira, foi a Cooper. 

Ainda falando sobre a década de 1950, os ingleses Stirling Moss e Mike Hawthorn tiveram grande destaque. Moss ganhou várias corridas e foi vice-campeão quatro vezes. Enquanto Hawthorn, da Ferrari, foi campeão em 1958. 

Como está a Fórmula 1 nos dias atuais? 

Agora que você já sabe tudo sobre a história da Fórmula 1 e do Grande Prêmio, podemos falar sobre os dias atuais do esporte automobilístico. Na última década, ficou comprovada a competência do inglês Lewis Hamilton, piloto da Mercedes. Ele conquistou títulos em 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020, igualando-se a Michael Schumacher em número de títulos. Em 2016, o vencedor foi Nico Rosberg, da Alemanha, também pela Mercedes. 

Para se ter ideia da grandiosidade de Hamilton, ele fez o feito de superar os recordes de vitórias e pole positions de Michael Schumacher e de Ayrton Senna. O inglês ainda tem chance de tornar-se o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, uma vez que ainda tem anos de carreira pela frente. 

Hamilton conseguiu superar os recordes de vitórias e pole positions (primeira posição na classificação para a corrida) de Michael Schumacher e do seu ídolo, Ayrton Senna. Como ainda tem alguns anos de carreira, o inglês pode tornar-se o maior piloto de F1 de todos os tempos.

Como são os carros de F1 atualmente

Obviamente que o automobilismo acompanhou o avanço da tecnologia e, atualmente, os carros são cada vez mais modernos e aprimorados. Eles são movidos por unidade de potência (motor), a combustão de seis cilindros (v6) turbo de 1.6 litros e tecnologia híbrida que combina combustão com energia cinética. Essa tecnologia permite que os motores transformem a energia cinética das freadas e o calor da combustão em potência. 

O que esperar da Fórmula 1

Apesar dos benefícios proporcionados pelos motores híbridos, uma das maiores paixões dos fãs de F1 acabou saindo em desvantagem: o “ronco” dos motores diminuiu muito, o que resulta na preocupação de que, no futuro, as corridas possam ficar silenciosas. Outros desafios para o futuro são a proibição da venda de carros a combustão a partir de 2030 na Europa e a necessidade de tornar a categoria mais acessível para investimentos. 

Fórmula 1 em 2022

Algumas mudanças na F1 estavam previstas para aconteceram em 2021, porém devido à pandemia da Covid-19 acabaram ficando para este ano. Dentre elas, as novas especificações aerodinâmicas, motores híbridos mais eficientes, além da possível implantação de um teto orçamentário. No Brasil, o Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo está marcado para 13 de novembro, às 14h. 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.