Guia de atrações turísticas da cidade de Araxá

Tempo de leitura: 7 minutos

Araxá faz parte da Mesorregião do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. O município é considerado pacato, com temperaturas amenas e aconchegante para os visitantes. Os dois principais focos da economia local são a mineração e a produção de peças artesanais. Sendo o artesanato bastante famoso em toda a região. O turismo também tem forte contribuição no setor econômico, tanto que a cidade faz parte do Circuito Turístico da Canastra e, também, do Circuito das Águas de Minas Gerais. Suas águas sulfurosas e suas belezas naturais, atraem visitantes em busca de momentos de tranquilidade. Uma pequena curiosidade para aguçar a sua vontade de conhecer a cidade: você sabia que Araxá foi cenário para as filmagens da novela “Dona Beja”? A trama foi inspirada na história da famosa moradora da cidade, Ana Jacinta de São José. Produzida em 1986, ela foi exibida pela extinta TV Manchete. Muito bacana, não é mesmo? Se está à procura de descanso, Araxá é o destino ideal para a sua próxima viagem! Abaixo você vai saber um pouco mais sobre os principais pontos turísticos do município mineiro!

 

Atrações turísticas em Araxá – Horizonte Perdido ou Morro da Ventania:

 

Na Serra da Bocaína, o Horizonte Perdido, também conhecido como Morro da Ventania, atrai centenas de turistas e praticantes de voo livre. A 1350 metros de altitude, a área é cercada por belas montanhas e permite aos visitantes uma vista panorâmica que abrange além da Bocaína, a famosa Serra da Canastra. Além disso, o espaço é ideal para quem pretende respirar ar puro e descansar. E que tal se deliciar com os pratos da culinária mineira? No local você vai encontrar dois restaurantes muito bem avaliados pelos visitantes. O Horizonte Perdido fica na Rodovia Araxá 249, sem número, Zona Rural: a 25 quilômetros do centro de Araxá. Vale a pena conhecer!

 

Atrações turísticas em Araxá – Complexo do Barreiro:

 

Uma das principais atrações turísticas de Araxá é o Complexo do Barreiro. O local é considerado um dos melhores lugares para se visitar em Minas Gerais. Conhecido em todo país pelas águas e lama medicinais, recebe todos os anos milhares de visitantes que estão em busca de lazer e descanso. Fazem parte do Complexo: Fonte Dona Beja, Fonte Andrade Júnior, Parque do Hotel Rádio, Mata da Cascatinha, Bosque, Lago do Barreiro, Capela do Barreiro, Hotel da Previdência, Grande Hotel, Termas e Praça de Esportes. Cercado por serras e colinas, o Barreiro fica a cinco quilômetros do centro. Depois de um passeio completo pelo local, com certeza, você ficará relaxado e com as energias renovadas.  A Fonte Dona Benja, que fica dentro do complexo, conta com a água mais radioativa do Brasil. Ela atrai milhares de pessoas pelas propriedades terapêuticas. Outro ponto que fica dentro do Complexo é a Termas de Araxá. No local é possível tomar banhos terapêuticos, relaxar com uma deliciosa massagem, fazer uma sessão de acupuntura ou, simplesmente, observar a arquitetura do local. O mais legal é que o espaço reserva todos esses atrativos aos visitantes, em meio a belas paisagens

 

Atrações turísticas em Araxá – Mirante do Cristo:

 

O Mirante do Cristo, que fica no alto de Santa Rita, é ideal para se admirar panoramicamente algumas das mais belas partes de Araxá. Para ver de perto a sinuosa estátua de quase dez metros, os turistas precisam subir os 236 degraus ou seguir pela Avenida Washington Barcelos.

 

Atrações turísticas em Araxá – Museu Histórico Dona Beja:

 

O Museu Histórico Dona Beja abriga um vasto acervo sobre a mais famosa figura da cidade, Ana Jacinta de São José (Dona Beja), além de falar da história e das tradições da região. No espaço é possível encontrar itens arqueológicos, de natureza sacra e, outros, que remontam a história da moradora: móveis, roupas e documentos. Ana não nasceu exatamente em Araxá, mas foi criada no município. Muitos contam que ela causava inveja em outras mulheres, por sua beleza e atraía os olhares dos homens pelo mesmo motivo. Ficou conhecida, também, por seus hábitos pouco convencionais para a época. O imóvel onde fica o museu é datado do século XIX e foi doado à comunidade por Assis Chateaubriand. Vale ressaltar que o espaço é tombado pelo Patrimônio Histórico. O Museu fica na Praça Coronel Adolfo.

 

Atrações turísticas em Araxá – Casa do Poeta:

 

No centro de Araxá, na Rua Olegário Maciel, 187, é possível visitar a Casa do Poeta. O local está incorporado na Sede da Academia Araxense de Letras, imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico e que também abriga a Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa. O espaço atrai olhares pela bela arquitetura e conta ainda com um anfiteatro que recebe vários eventos culturais da cidade

 

Atrações turísticas em Araxá – Fundação Cultural Calmon Barreto:

 

Ainda na Rua Olegário Maciel, no centro, número 143, está localizada a Fundação Cultural Calmon Barreto. A atração fica no prédio que, anteriormente, abrigava a estação ferroviária. O espaço reserva muitas atividades bacanas para os visitantes. Uma das nossas dicas é aproveitar sua passagem pelo local para ir às compras. Se parte da economia da cidade é baseada na produção artesanal, que tal levar para seus amigos e familiares um presente produzido pelos artesãos de Araxá? O sabonete de lama é uma opção bastante interessante! Além do forte comércio, a Fundação tem agenda cultural intensa e diversificada!

 

Atrações turísticas em Araxá – Pista de Mountain Bike:

 

Já para aqueles turistas que curtem esportes radicais, Araxá conta com uma pista de MTB.  Os praticantes de Mountain Bike podem se aventurar em uma pista de seis quilômetros de muita terra vermelha e barro. O local recebe, ainda, diversas competições: inclusive, já foi palco para uma etapa da Copa Internacional de Mountain Bike. Os atletas que conhecem esse percurso, afirmam que para conseguir chegar até o final é preciso ter muita resistência.

 

Onde se hospedar em Araxá – Hotel Nacional Inn Previdência:

 

Localizado dentro do famoso Complexo do Barreiro, o Hotel Nacional Inn Previdência fica na Avenida do Contorno, número 80, Estância do Barreiro. Com a boa localização, o hóspede que fica no hotel está próximo de alguns dos principais pontos turísticos da cidade, que foram citados neste e-book como: a Fonte Dona Beja, Fonte Andrade Júnior, Parque do Hotel Rádio, Mata da Cascatinha, Bosque, Lago do Barreiro e Capela do Barreiro. A unidade está, ainda, está a 15 minutos, de carro, do Horizonte Perdido e do Mirante do Cristo.

 

Charmosos e aconchegantes, os 122 apartamentos do Hotel Nacional Inn Previdência contam com ar-condicionado, TV de tela plana a cabo e frigobar. Das instalações, quatro foram cuidadosamente preparadas para receber pessoas com alguma necessidade especial e uma é a Suíte Presidencial, com banheira de hidromassagem. Os quartos são divididos nas categorias Standard e Luxo. O empreendimento tem três andares.

 

A unidade conta ainda com área de lazer. São piscinas adulto e infantil, natural e aquecida, sauna úmida e seca, playground, quadras esportivas e espaço fitness. Já a Casa Vila das Flores, cercada de muito verde, é ideal para reunir amigos e familiares.

 

Como cortesias, o hotel oferece estacionamento, internet Wi-Fi e café da manhã completo. Na primeira refeição do dia, são mais de 60 itens carinhosamente selecionados e preparados. Entre os alimentos, o tradicional pão de queijo mineiro é um dos que mais se destaca! O hotel disponibiliza serviço de lavanderia, Room Service e restaurante para almoço e jantar.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.