O que é e qual a importância de um seguro viagem?

Tempo de leitura: 6 minutos

Ao planejar uma viagem, é de extrema importância providenciar um “seguro viagem”. Apesar de muitas pessoas ficarem na dúvida sobre a contratação do serviço, pois, pode causar a impressão de ser “dinheiro jogado fora”, o ideal é não contar com a sorte e estar preparado para eventuais imprevistos, como: se envolver em algum acidente, ficar doente, perder a bagagem e outras situações que, infelizmente todos estamos sujeitos. 

É preciso ser realista e ter com o que contar em momentos indesejados, mas que podem acontecer. Imagine só, ter que arcar com os custos de uma consulta médica no exterior, pagando em dólar ou euro, por exemplo. Ou, em uma situação mais grave, necessitar de internação hospitalar. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, uma diária de internação pode custar mais de dois mil dólares. Caso você tenha um seguro viagem, a cobertura média pode chegar a 40 mil dólares. 

Nossa intenção é alertar quais são os principais pontos a serem observados ao aderir um seguro de viagem para que você tenha sua viagem dos sonhos de maneira tranquila e resguardada. 

Mas, afinal, o que é um seguro viagem?

Assim como o nome já explica, o seguro viagem é um serviço destinado a turistas que tem como objetivo protegê-lo de eventuais imprevistos durante uma viagem. Ele pode ser o seu melhor amigo, principalmente se seu destino for desconhecido. Com o seguro viagem, você pode ter auxílio para resolver, além de problemas de saúde, como já citamos, empecilhos como mala extraviada, atraso da companhia aérea e até mesmo cancelamento da viagem. Agora que você já sabe o que é esse serviço, conheça as principais vantagens: 

Viajar sem preocupações 

Principalmente em viagens longas e para fora do Brasil, algum imprevisto mais grave poderá comprometer gravemente seu orçamento. O que era pra ser um momento de relaxamento e curtição pode acabar virando um verdadeiro pesadelo. Se estiver com crianças, a “dor de cabeça” pode ser ainda maior. Por isso, o seguro viagem tem cobertura durante todo o seu passeio, isto é, desde o momento em que aterrissa na cidade de destino, até voltar para sua casa, garantindo tranquilidade e segurança. 

Reembolso para cancelamento

Principalmente nos dias de hoje, por conta das rápidas mudanças no cenário da pandemia, contratar serviços que permitem o cancelamento gratuito se tornou essencial para quem está planejando uma viagem. O seguro viagem também te respalda neste sentido, podendo auxiliar a receber o dinheiro de volta, claro, se houver um motivo justificável, é importante ficar atento às regras de cada seguro. 

Gaste somente o planejado

A gente sabe que ao viajar para algum lugar novo sempre dá aquela vontade de comprar uma outra coisa que pode fugir do orçamento, não é mesmo? Até aí, tudo bem! Agora, imagine só, ter que pagar uma consulta médica em dólar, o valor pode custar, em média, 300 dólares, bem salgado! Com o seguro viagem, você terá bem menos gastos, pois o valor nem se compara a este tipo de atendimento. 

Rastreio ou indenização de extravio de bagagem

Uma situação bem desagradável, porém, mais comum do que podemos imaginar, é o extravio de bagagem, ninguém merece passar por isso, né? Neste caso, o seguro viagem pode resolver ou, ao menos, amenizar seu problema providenciando o rastreio da mala junto à companhia aérea ou caso não seja encontrada, você pode receber uma indenização para cobrir seu prejuízo. 

Suporte para atraso ou cancelamento de voo 

Assim como o extravio de mala, outra situação bem recorrente e nada agradável é atraso do voo, ou na pior das hipóteses, o cancelamento. Tendo contratado um seguro viagem, você pode ficar tranquilo com relação as taxas cobradas para alteração no voo e também, conforme o seu tipo de plano, tem direito a estadia e alimentação, caso seja necessário. 

É obrigatório para entrada em alguns países

Já ouviu falar do Tratado de Schengen? Não? A gente te explica: trata-se de uma obrigatoriedade de que turistas tenham um plano de seguro viagem de cobertura mínima de 30 mil euros para conseguir entrar em alguns países da Europa. Ou seja, caso não tenha este plano, pode chegar até o seu país de destino e ser barrado na imigração. Fazem parte desta convenção: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia.

Garantia de assistência médica e odontológica 

A mudança de rotina e hábitos alimentares, muito comum em viagens, pode causar algum tipo de mal estar. Ao ter contratado um seguro viagem você garante, além da assistência médica, a cobertura com os gastos com medicamentos.

Além da assistência médica, o seguro viagem também possibilita assistência odontológica. Apesar de ser um problema que pode parecer pouco comum em viagens, o ideal é não contar com a sorte e ter a sua disposição clínicas odontológicas credenciadas para socorrê-lo caso necessário. 

Assistência jurídica

Seguros viagens mais completos normalmente incluem assistência jurídica. É claro que, durante uma viagem, ninguém gostaria de ter que procurar um advogado, mas, caso aconteça, a seguradora garante assistência jurídica, bancando os honorários dos advogados. 

Morte Acidental

Este motivo pode parecer exagerado ou pessimista, mas, apesar das chances serem muitos pequenas, pode acontecer. O seguro viagem garante, em caso de morte acidental no exterior, indenização, repatriação do corpo e gastos com o transporte, auxiliando a família com eventuais custos. 

Tranquilidade no seu passeio

Para resumir, você já pode perceber que contratar um seguro viagem é sinônimo de viajar, literalmente, em segurança, tendo respaldo a diversos tipos de imprevisto. Com ele, você pode curtir integralmente seu passeio, sem ter que ficar preocupado com possíveis gastos que podem surgir. Vale pena fazer investimento para não precisar desembolsar valores inesperados, é o velho ditado: “melhor prevenir, do que remediar”. 

Como escolher

Agora que já te apresentamos as principais vantagens do seguro viagem, é importante ressaltar que há diversos tipos de cobertura e empresas especializadas que oferecem este serviço, por isso, é importante ficar atento e pesquisar bem sobre o plano contratado e a reputação da empresa. Depois de contrato, é só aproveitar muito a viagem com tranquilidade e sem problemas!
Nacional Inn

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.