O que fazer em Porto Alegre em um dia

Tempo de leitura: 4 minutos

Porto Alegre pode facilmente integrar qualquer lista dos melhores destinos brasileiros para se visitar, pois a capital gaúcha é riquíssima em cultura, pontos turísticos e culinária. Todos estes itens se tornaram um motivo de orgulho local, e anualmente a cidade recebe muitos turistas procurando por um momento para relaxar e curtir as férias.

A cidade é conhecida também pelos grandes parques que permitem diversas atividades externas. Além disso, Porto Alegre também conta com importantes museus e com uma vida noturna bastante agitada.

Em relação ao clima, a capital do Rio Grande do Sul possui temperaturas bem agradáveis, possibilitando que sua visita seja feita em qualquer data ao longo do ano. A seguir, separamos uma lista do que fazer em Porto Alegre em um dia, dessa maneira, sua viagem a Porto Alegre poderá ser mais completa e divertida. Confira todas as nossas dicas e faça uma boa viagem!

Os parques de Porto Alegre

Se você gosta de atividades em locais abertos, os parques são uma ótima opção no que fazer em Porto Alegre em um dia. Eles possuem ampla área verde e têm fácil acesso por meio do transporte público também.

O que fazer em porto alegre em um dia Parque Farroupilha

O Parque da Redenção (ou Farroupilha) é o mais tradicional de Porto Alegre e também é considerado patrimônio histórico e cultural da cidade. Dentre as atrações, é possível encontrar monumentos históricos, uma enorme variedade de árvores, um orquidário e também um mini zoológico. Além disso, você pode experimentar — caso nunca tenha tomado — chimarrão nos mais de 38 mil m², bem como os porto-alegrenses fazem.

O Centro Histórico de Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre em um dia Centro Histórico

Ainda, na continuação do seu dia e do que fazer em Porto Alegre em um dia, é indispensável mencionar o Centro Histórico da cidade. A Casa de Cultura Mario Quintana está localizada no Centro Histórico e pode ser diariamente visitada por todos. O local conta com atividades voltadas ao cinema, à música, às artes visuais, ao teatro e à literatura, bem como oficinas e eventos que estão diretamente ligados à cultura local. Seu nome remete ao famoso autor de literatura brasileira Mario Quintana, pois o local serviu de residência ao poeta durante sua vida.

Além disso, o Centro Histórico também encanta com o Santander Cultural, pois a antiga sede do banco conta com exposições de arte, com o Acervo da Moeda e também possui mostras de cinema o ano todo.

Nas proximidades, você também pode visitar o renomado MARGS — Museu de Artes do Rio Grande do Sul — e por ele ser um dos mais importantes do país, reúne mais de 5 mil obras das mais diversas linguagens de expressão de arte, como pinturas, esculturas, gravuras, cerâmica, desenho etc.

Ademais, o museu tem foco em expor obras de artistas gaúchos, o que enriquece ainda mais a sua experiência cultural.

O que fazer em um dia em Porto Alegre pode se estender para outras atividades. Se você se interessa por compras e gastronomia, é possível visitar o Mercado Público de Porto Alegre, pois ele é um dos principais centros de compras, principalmente relacionado à gastronomia; além disso, o prédio histórico também se tornou Patrimônio Histórico da capital gaúcha.

Lá, algumas bancas possuem os mais tradicionais produtos gaúchos, desde ervas-mates até as mais deliciosas especiarias locais e regionais. Além do mais, você pode almoçar em um dos restaurantes do mercado, que possui culinárias variadas.

As orlas porto-alegrenses e o pôr do sol

O que fazer em porto alegre em 1 dia Orla do Guaíba

Com a busca do que fazer em Porto Alegre em um dia ao final da tarde, é possível ver um dos mais belos pores do sol na orla do Rio Guaíba. Aos finais de semana, a avenida que passa pelo lago é fechada para os carros, abrindo espaço para que turistas possam circular ou andar de bicicleta entorno da orla.

No final do dia, a orla dá espaço ao espetacular pôr do sol, que é orgulho local para os residentes de Porto Alegre. Junto da orla, também é possível visitar e conhecer a Usina de Gasômetro. O que fazer em Porto Alegre em um dia pode ser muito produtivo e enriquecedor.

Claramente não poderia faltar a comida típica local. Os restaurantes especializados em churrasco são essenciais à sua experiência em Porto Alegre, assim,  separe um tempo à noite para visitar e experimentar um restaurante local. Aproveite o sistema de rodízio, que é bem comum, permitindo que você aprecie o melhor do churrasco gaúcho.

Após um dia recheado de atrações, cultura histórica, um belíssimo pôr do sol e a típica culinária local, ainda é possível caminhar e admirar a vista noturna da cidade. Passear pela orla pode ser um ótimo programa para encerrar as atividades do dia, aproveitando cada momento único que Porto Alegre oferece.

Além disso, a apenas 1 km de distância da Orla do Rio Guaíba, há o Hotel Dan Inn Express que é a melhor opção de hospedagem para visitar o local, escolhendo um bom hotel da rede Nacional Inn. Aproveite e faça sua reserva conosco!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.