São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Salvador! O que fazer?

Tempo de leitura: 4 minutos

São Salvador da Bahia de Todos os Santos.

Salvador!

É um município do estado da Bahia de enorme importância cultural para o Brasil. É a cidade com maior influência africana no país, desde a gastronomia aos costumes. Já foi sede da administração colonial portuguesa no Brasil e, portanto, é uma das mais antigas cidades das américas. Fundada em 1549, por Tomé de Sousa, no Governo-Geral do Brasil.

Seu centro histórico, no bairro do Pelourinho é marcado pela arquitetural colonial portuguesa e foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985..

Além disso, Salvador ganhou o título de “cidade da música” no Brasil!.

O que fazer por lá?.

O Farol da Barra foi o segundo a ser construído no nosso Brasil, no ano de 1698 (o primeiro foi o do Palácio de Friburgo, no Recife). Dentro de seu Forte está o Museu Náutico da Bahia. Excelente local para se visitar ao final da tarde e perfeito para tomar água de coco! Por perto é possível chegar ao Forte de Santa Maria, um local maravilhoso para se tirar fotos. Muito parecido com fortes portugueses!

Após visitar esses pontos, que tal comer o prato mais famoso do local? O acarajé!

Essa é uma iguaria típica do estado. A massa é feita a base de feijão + temperos e frita em uma panela com azeite de dendê. O resultado é uma espécie de bolinho crocante que geralmente é servida com vários acompanhamentos típicos: vatapá, caruru, camarão e salada de tomate!

Ao visitar Salvador, independentemente de sua crença, não deixe de visitar a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, amarrar uma fitinha no braço e fazer três nós e três pedidos. Só sai da Bahia quem faz esse ritual!

A Igreja é uma das mais antigas do Brasil, completamente em estilo “português” (arquitetura neoclássica com rococó). Conta a História de que a imagem de Nosso Senhor do Bonfim foi trazida para o Brasil como uma promessa feita pelo capitão da marinha portuguesa, Theodózio de faria que, durante uma tempestade, havia feito uma promessa. Caso sobrevivesse, traria aquela imagem para o Brasil, como forma de devoção. Em abril de 1745 a réplica de representação foi trazida de Setúbal para a colônia. A Igreja de N.S. do Bonfim foi construída em 1754 para abrigar a imagem.

E mais…

A Ponta de Humaitá é a pedida perfeita para casais que estão à procura de um pôr do sol bonito. Ela proporciona uma vista maravilhosa para a Baía de Todos os Santos e abriga um forte (Monte Serrat) que foi construído no século XVI e um mosteiro.

Dentro da cidade os visitantes devem conhecer o Palacete das Artes. O local abrigou o Museu Rodin de Salvador e atualmente abriga interessantes exposições na cidade. O local possui uma arquitetura neoclássica e chama atenção para as fotos .

O Mercado Modelo e Elevador Lacerda pontos de um passeio perfeito pelo centro para quem quer conhecer a Cidade Alta e Cidade Baixa. Falemos um pouquinho sobre esses lugares:

O mercado de artesanato Modelo está no bairro do comércio. É importante pois concentra enorme acervo de mercadorias que remetem a cultura local. Sua arquitetura neoclássica justifica seu tombamento como patrimônio histórico na região pelo IPHAN. O mercado foi inaugurado em 1912.

O Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano do Mundo, inaugurado em 1873. Na época, era também o mais alto elevador do mundo, com 63 metros. Ele “transporte público” que liga a Cidade Baixa (Praça Cairu) À Cidade Alta (Praça Tomé de Sousa). É um dos principais cartões postais da cidade! Não deixem de visitar!

Reserve um dia todo para conhecer o Pelourinho. Suas igrejas (principalmente a de São Francisco) e casinhas são os pontos onde mais se nota o Barroco Brasileiro na cidade. É como se o visitante fizesse uma viagem no tempo e voltasse ao período colonial. Lá existem galerias de arte, museus e excelentes restaurantes. O bairro do Pelourinho abrange a área que vai desde o Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho. É a parte mais antiga da cidade e o principal ponto.

Gosta de futebol?

Se a resposta for sim, você deve aproveitar para ir até a Arena Fonte Nova. O estádio que recebeu importantes jogos na Copa do Mundo de 2014, é um dos templos do futebol no Brasil. Você pode ir conhecer o estádio, ou curtir um jogo do Bahia ou do Vitória no local. Com certeza a experiência será muito marcante!

Curtiu? Compartilhe com os amigos! 😀

Quer um roteiro completo de viagem para SalvadorClique aqui e saiba como solicitar um!

 

Deixe um comentário