O que fazer em Sorocaba: 8 pontos turísticos

Tempo de leitura: 8 minutos

Sorocaba é um dos mais importantes polos industriais do estado de São Paulo e do Brasil, sendo considerada uma capital regional e a mais populosa da região sudeste paulista, com mais de 680 mil habitantes. Se você estiver visitando a cidade a trabalho ou a passeio, e quiser conhecer o que de melhor ela tem a oferecer, está no post certo! Aqui, elencamos o que fazer em Sorocaba: 8 pontos turísticos e o que você precisa saber para conhecê-los. A maioria, fica em locais abertos, sendo ótimas opções de passeios ao ar livre, por isso, vamos te dar também algumas dicas para aproveitar muito este tipo de programa, confira:

Dicas essenciais para passeios ao ar livre

Com o avanço da vacinação e da flexibilização das medidas de isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19, muitas pessoas estão voltando a fazer passeios e acabam dando preferência por locais ao ar livre, como é o caso de grande parte dos pontos turísticos de Sorocaba. Desta maneira, separamos algumas recomendações para que você possa usufruir dos parques e demais atividades com tranquilidade e segurança. 

Dica 1: Uso da máscara. Muito mais do que uma dica, é uma obrigatoriedade. Não se esqueça deste item essencial para sua segurança e demais pessoas. 

Dica 2: Mantenha distância. Procure manter pelo menos um metro de distância de outras pessoas e evite filas e aglomerações. 

Dica 3: Não esqueça água e lanches. Em passeios ao ar livre as caminhadas costumam ser longas, por isso, é muito importante manter-se hidratado e comer lanches leves. Vale a pena ter uma garrafa de água e uma fruta na bolsa!

Dica 4: Passe protetor solar e repelente. Não se esqueça de passar protetor solar e repelente por conta da alta exposição, leve os produtos na bolsa para reaplicar quando necessário. 

Dica 5: Confira a previsão do tempo. Lembre-se de conferir a previsão do tempo antes de ir para o passeio para não ser pego de surpresa e pegar uma chuva, por exemplo.

Agora que você já sabe as recomendações para aproveitar os passeios ao ar livre, veja os principais pontos turísticos de Sorocaba. 

Jardim Botânico Irmãos Villas Boas

Assim como Curitiba ou Rio de Janeiro, por exemplo, Sorocaba também tem um belo Jardim Botânico. O espaço tem uma área de mais de 70 mil metros quadrados com vegetação de transição entre cerrado e mata atlântica.

Em funcionamento desde 2014, tem como principal objetivo funcionar como um centro de conservação da biodiversidade, além de promover ações de educação voltadas para desenvolvimento sustentável, pesquisa, conservação, lazer e cultura.

Com uma beleza ímpar, o Jardim Botânico Irmãos Villas Boas abriga um jardim sensorial com diversos tipos de plantas medicinais e um orquidário. O ponto forte do lugar é o palacete de cristal que tem em seu interior coleções de plantas, exposições e jardins com temas, como o Jardim Japonês e a Floresta Tropical. Para os amantes da natureza, com certeza é um passeio de encher os olhos!

Endereço: Miguel Montoro Lozano, 340 – Jardim Iguatemi,

Horário de Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 16h30.

Entrada gratuita.

Fazenda Ipanema

Localizada a cerca de 15 km de Sorocaba, a Fazenda Ipanema abrange parte dos municípios de Araçoiaba da Serra e Capela do Alto e, desde 1992, é uma Unidade de Conservação Federal sob administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente. Sendo assim, tem como principal objetivo ser referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos.

Por lá, você irá realizar um passeio com foco em fatos históricos e visitas aos monumentos do Sítio Histórico. Há ainda, possibilidade de trilhas para corrida, caminhada ou ciclismo, recreação na área de lazer e espaço com quiosques e playground, tudo isso em meio a muita natureza, principalmente, da Mata Atlântica.

Endereço: Estr. Dr. João Paulo de Andrade Figueira, 1160 – Recanto, Araçoiaba da Serra – SP, 18190-000.

Funcionamento de terça a domingo, das 8h às 16h.

O valor do ingresso, por pessoa, é de R$ 10,00. Menores de 11 anos e maiores de 60 anos são isentos do valor pagamento de ingresso, assim como instituições de ensino que agendaram previamente a visita e tiveram seus pedidos de isenção aprovados. Atenção! Pagamento somente em dinheiro.

Parque das Águas

Com mais de 160 mil metros quadrados, o Parque Maria Barbosa Silva, conhecido como Parque das Águas, é um dos mais importantes complexos de lazer de Sorocaba. O lugar tem opções para todos os gostos. Se você estiver com crianças, pode aproveitar o circuito infantil ou o playground. Já para os amantes de esportes o parque oferece pista de skate, pista de caminhada, ciclovia, quadra poliesportiva e campos de futebol. Para quem quiser apenas relaxar, uma boa pedida é sentar nos bancos ou deque de madeira e apreciar a vista para o lado com fontes e a área com gramado.

Tudo isso, próximo ao Rio Sorocaba e a muita vegetação de mata atlântica e cerrado, não é raro ver animais como garças e angico do cerrado.

Endereço: R. Antônio Joaquim Santana, 714 – Jardim Abaete. Aberto 24h.

Kasato Maru

Um pedacinho do Japão dentro de Sorocaba!  Kasato Maru é uma homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil e funciona desde 2008. Os projetos arquitetônico e paisagístico do parque são temáticos e contam com diversos elementos típicos da cultura e da religião do Japão. Por lá, você irá encontrar o Portal Torii, um globo terrestre metálico, um espelho d’água e a ponte Taiko Bash, além de deque de madeira e pista de caminhada com área verde ao redor de um lago.

Endereço: Av. Antônio Carlos Comitre, 59 – Jardim Faculdade.  Aberto 24h.

Parque Natural Chico Mendes

Excelente opção de passeio para a família, o Parque Natural dos Esportes Chico Mendes oferece espaço com churrasqueira e playground para garantir a diversão da criançada. O Parque foi aberto em 1977 e está em área verde com cobertura vegetal de eucaliptos remanescentes de mata ciliar e áreas de regeneração natural de floresta semidecídua e transição para cerrado. Também há pista de caminhada e espaço para trilhas na mata, vale a pena conhecer!

Endereço: Av. Três de Março, 1025 – Alto da Boa Vista.

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 8h às 17h.

Mercadão Campolim 

O Mercadão Campolim reúne mais de 70 estabelecimentos de gastronomia e variedades, são opções para todos os gostos: especiarias, açougue, peixaria, hortifrúti  e restaurantes na Praça de Alimentação. Há ainda comércio de itens de decoração e presentes em geral, uma boa pedida para comprar uma lembrança da cidade de Sorocaba ou curtir aquele happy hour com os amigos!

O Mercadão tem estacionamento gratuito e coberto, fica a dica!

Endereço: R. Antônio Perez Hernandez, 125 – Parque Campolim

Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 18h.

Palácio dos Tropeiros 

Localizado no Parque do Paço e próximo ao Teatro Municipal, a Biblioteca Municipal e a Câmara Municipal, o Palácio dos Tropeiros é a atual sede do Poder Executivo de Sorocaba. O prédio começou a ser construído em 1978 e foi inaugurado em 1981, e leva esse nome como forma de homenagem ao Tropeirismo, importante ciclo histórico. Em sua frente, há um belo lago com carpas, tilápias, marrecos, patos, gansos e cisnes, além de ipês, árvores da flora nativa do Cerrado.

Endereço: Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, nº 3041. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Museu Estrada de Ferro Sorocabana

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana está localizado em uma antiga casa de engenheiro, do ano de 1910 São dois andares com exposição de móveis, equipamentos, projetos e maquetes da Estação Ferroviária e duas selas técnicas para arquivo de documentos em papel.  O local foi inaugurado em 1997 pelo governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fepasa e a Prefeitura Municipal de Sorocaba e, desde 2002, é administrado pela Prefeitura.

Endereço: Av. Dr. Afonso Vergueiro, 553 – Centro. Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 e aos sábados e domingos, das 12h às 16h.

 Viu só quantas opções Sorocaba tem a oferecer? Temos certeza que terá bons momentos, e caso já conheça esses pontos turísticos, deixe aqui nos comentários qual o seu preferido!

E não se esqueça, a rede Nacional Inn está presente em Sorocaba com três opções: Nacional Inn, Golden Park Sorocaba, e Dan Inn, escolha o hotel de sua preferência e tenha momentos ainda mais agradáveis e especiais na cidade!

Nacional Dan Inn Sorocaba

Nacional Inn Sorocaba Convenções

Nacional Inn Sorocaba

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.