Onde fica Poços de Caldas: o guia completo

Tempo de leitura: 6 minutos

Poços de Caldas é um destino muito procurado, principalmente por aqueles que querem visitar uma aprazível e desenvolvida cidade que tem encantamentos peculiares. Ao longo deste guia completo sobre onde fica Poços de Caldas, você vai descobrir alguns desses encantos.

A cidade está localizada numa região desenvolvida, agradável e rica em turismo e atividades de lazer, com uma exuberante natureza e uma gastronomia espetacular, trazendo aquele ar de cidade do interior, com grande acervo histórico preservado.

Um local privilegiado para quem quer ter paz, serenidade e um sentimento de que teve uma experiência única de turismo, podendo correr o risco de se encantar tanto com o local que planeje residir por lá.

onde fica Poços de Caldas

Com excelente estrutura hoteleira, a cidade permite que sejam realizadas visitas confortáveis e seguras e opções de turismo ecológico e cultural muito interessantes.

Então, vamos descrever com detalhes onde fica Poços de Caldas e as características que fazem deste um lugar especial e cheio de possibilidades de descobertas.

Vamos ver onde fica Poços de Caldas

Para informá-lo onde fica Poços de Caldas, é preciso estabelecer sua localização correta, pois a cidade pertence ao sudoeste de Minas Gerais, bem próxima à divisa com o estado de São Paulo.

Está situada a 1.186 metros de altitude, com uma área total de 544 km², que fica entre uma grande quantidade de montanhas que envolvem o planalto onde a cidade se estabeleceu, que também é rico em vales e campos extensos, compondo a região pertencente a Poços de Caldas.

onde fica Poços de Caldas

Com esse cenário, vislumbra-se uma região mágica, que possui um verdadeiro quadro pintado pela natureza, e que está situada na extremidade ocidental da Serra da Mantiqueira, com delimitação na Bacia do Rio Paraná.

A cidade de Poços de Caldas ocupa uma área de 85 km² da área total do município, que concentra sua área rural em 459 km². É delimitada pelas divisas com outros oito municípios, que são: Botelhos, Bandeira do Sul, Caldas, Andradas, todos pertencentes ao estado de Minas Gerais, e os municípios paulistas de Águas da Prata, São Sebastião da Grama, Caconde e Divinolândia.

As distâncias das três capitais de destaque na região sudeste são de 470 km para o Rio de Janeiro, de 460 km para Belo Horizonte e de 243 km para São Paulo, fator que atrai a maior quantidade de turistas de procedência paulista.

 

Está integrada ao circuito das estâncias hidrominerais, que inclui as mineiras Cambuquira, Lambari, Caxambu, São Lourenço e Caldas (Pocinhos do Rio Verde), além das paulistas Águas de Lindóia, Serra Negra, Socorro, Monte Alegre do Sul e Águas da Prata.

Assim como está próxima de diversas cidades de destaque do interior do estado de São Paulo, como Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

Uma característica geológica importante

onde fica Poços de Caldas

Você sabia que onde fica Poços de Caldas já existiu há mais de 90 milhões de anos um vulcão que está atualmente extinto? Pois é, se você consultar arquivos fotográficos de Poços de Caldas atestará esse fato, observando uma formação bem definida de uma caldeira vulcânica.

Com tal origem, o solo da região foi altamente favorecido para diversas culturas, entre elas a cultura do café, que possui qualidade acima da média, além de apresentar terras férteis para agricultura de forma geral.

A formação vulcânica agindo em alguns diferenciais de onde fica Poços de Caldas

Como vimos, onde fica Poços de Caldas existia um vulcão, e isso contribui para aspectos diferenciais do município.

Um desses diferenciais foi um aspecto singular: a descoberta de águas sulfurosas e térmicas, com características curativas, que projetou a cidade a nível nacional e internacional. Isso também contribuiu com a riqueza mineral da região e com a fertilidade de seu solo, que possibilitou o plantio e a obtenção de um café com padrões de qualidade, aroma e sabor altamente reconhecidos.

Turismo em Poços de Caldas

O café produzido na região é designado como café vulcânico por seus produtores, e ele está sendo trabalhado para ser uma referência mundial em café de qualidade superior.

Alguns dados sobre a cidade

Poços de Caldas apresenta um clima que destaca duas principais estações, são elas: o verão, entre os meses de outubro e março, com temperatura média de 21°C, e o inverno, entre os meses de abril e setembro, apresentando uma média de 15°C.

A região possui uma riqueza mineral bastante importante com destaques para a bauxita e a argila refratária, além de diversos minérios não ferrosos e radioativos.

Onde fica Poços de Caldas o guia completo

As serras em seu entorno são: Serra do Selado, Serrote do Maranhão, Poços de Caldas, Caracol, São Domingos e Gavião, que representam um visual interessante como se estivesse emoldurando o município e dando um charme e uma presença diferenciada à região.

Poços de Caldas possui 94,8% de sua população alfabetizada, com um índice de formação superior na faixa de 30% de seus habitantes, conforme dados de 2014. Isso representa que a cidade está bem colocada em relação ao padrão nacional e se destaca com relação a ter uma qualificação profissional de melhor qualidade, trazendo benefícios para seu desenvolvimento e para as empresas da região.

Considerando as religiões existentes na cidade, ela contempla um domínio de Católicos, mas com as demais religiões representadas por seus muitos seguidores, incluindo as de matrizes africanas.

Tais características demonstram que a cidade convive com a diversidade religiosa positivamente, fator fundamental para manter uma convivência harmônica em um local com grande quantidade de templos religiosos, históricos e importantes em sua história.

Considerações finais sobre onde fica Poços de Caldas

Agora que você já teve muitas informações sobre onde fica Poços de Caldas e as diversas características especiais que esse destino reserva, é importante se planejar para visitar essa cidade e aproveitar o que ela pode oferecer de melhor.

E para que sua estada seja um sucesso e esteja repleta de tranquilidade, o ideal é que pense na possibilidade de se hospedar em um hotel cujo padrão de conforto e de atendimento surpreendam suas expectativas, como o Hotel Village Inn, de Poços de Caldas, que você pode conhecer e fazer sua reserva .

Aproveite e deixe um comentário sobre o que achou de descobrir onde fica Poços de Caldas; assim poderemos sempre melhorar nosso conteúdo.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.