Onde fica Sorocaba: o guia completo

Tempo de leitura: 6 minutos

Para saber onde fica Sorocaba, é preciso conhecer mais dessa cidade, sua história e os aspectos relacionados às suas características de turismo, gastronomia e diversos outras informações locais, adquirindo, assim, mais conhecimento sobre a cidade.

Sorocaba é a quarta maior cidade do estado de São Paulo, sendo superada pelas gigantes cidades paulistas, como Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto. Isso já demonstra quão importante é Sorocaba, pois, com essa colocação, desponta entre as maiores cidades do Brasil.

onde fica Sorocaba

Sua população supera a marca de 700 mil habitantes, e é considerada uma capital regional. Possui alto desenvolvimento industrial e tecnológico com economia baseada na indústria automobilística, de maquinários, autopeças, siderurgia e mecânica, com grande peso nas exportações nacionais e mais de 20 mil empresas em funcionamento, o que a coloca em destaque em relação ao PIB de diversas capitais brasileiras.

Sorocaba tem uma área de aproximadamente 450 km² e integra o complexo metropolitano que envolve a grande São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado, compondo uma megalópole que abrange 75% da população total do estado. Possui, também, 26 municípios em sua região metropolitana.

Neste artigo, apresentaremos diversas informações para ajudar a entender e a conhecer onde fica Sorocaba e quais são suas características.

A história de Sorocaba

A cidade tem esse nome em referência à sua localização estar posicionada na bacia do rio Sorocaba. Em suas origens, foi identificada a presença de índios e escravos nessa região, que deixaram artefatos com grande valor para a arqueologia nacional.

Era um caminho de Bandeirantes que se dirigiam a Minas Gerais e a Mato Grosso em busca de ferro, ouro e prata e que foram responsáveis por iniciarem as bases da cidade, com construções de casas e locais de paradas para dormirem e se alimentarem.

onde fica Sorocaba

Sua origem data de 1654, com a criação de um povoado com o nome de Sorocaba e com a construção do Mosteiro de São Bento em 1660.

Com uma intensa atividade escravocrata, a região se destacou por fornecer esse tipo de mão de obra para outros locais. Inicialmente, os escravos tinham origem indígena, o que originou um rico acervo de arte em cerâmica encontrada em Sorocaba.

Com o passar dos anos, a atividade envolvendo escravos foi substituída pelo comércio de mulas e seus tropeiros, que usavam a cidade como ponto estratégico de circulação para atingir outras regiões comerciais do país.

Com isso, houve um incremento de atividades comerciais e de indústrias familiares que produziam artefatos, como facões, redes de pesca, doces e artigos de couro para montarias, passando a criar condições das bases de desenvolvimento econômico da cidade.

Em 1870, com a construção da Estada de Ferro Sorocabana, foi possível impulsionar as atividades industriais por meio da implantação de fábricas metalúrgicas e têxteis, com incremento da produção de algodão e com a garantia de escoamento de maiores volumes de produtos.

Onde fica Sorocaba?

Agora, vamos identificar com mais detalhes onde fica Sorocaba.

Essa cidade está a 97 km de São Paulo e faz divisa com as cidades de Itu, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Votorantim, Araçoiaba da Serra, Iperó, Mairinque e Alumínio.

Os acessos à cidade incluem a possibilidade de voos partindo do aeroporto de Viracopos, que está distante a 63 km, ou pelas diversas rodovias que passam pela cidade, como a Rodovia Castelo Branco (SP-280), a José Ermírio de Moraes (SP-075), a Raposo Tavares (SP-270) e a Emerenciano Prestes de Barros (SP-097).

A cidade está situada na bacia hidrográfica do Rio Sorocaba, que é o principal afluente da margem esquerda do Rio Tietê.

Desde os anos 2000, a prefeitura da cidade tem direcionado esforços para a despoluição do Rio Sorocaba, e consequente reflexo ao Tietê, com ações junto a empresas locais para replantio de árvores e de estratégias de busca de economia verde com baixa emissão de carbono.

O turismo em Sorocaba

Agora que sabemos onde fica Sorocaba e temos diversas informações importantes a respeito dela, é preciso saber o que ela apresenta de atrativos turísticos, além de suas condições excelentes de desenvolvimento.

onde fica Sorocaba

Um exemplo é a grande malha de ciclovias que a cidade disponibiliza, com um total de 127 km disponíveis para transitar tranquilamente com uma bicicleta.

E entre as atrações turísticas, podemos citar como exemplos:

  • Jardim Botânico Irmãos Villas Boas;
  • Parque das Águas;
  • Fazenda Ipanema;
  • Palácio dos Tropeiros;
  • Museu Estrada de Ferro Sorocabana;
  • Igreja Sant’Ana e Mosteiro de São Bento;
  • Kasato Maru;
  • Fábrica Nossa Senhora da Ponte;
  • Catedral Metropolitana;
  • Parque Natural Chico Mendes;
  • Fábrica Santa Rosália;
  • Museu de Arte Contemporânea.

Além do Zoológico e de mais 19 parques urbanos.

A gastronomia de Sorocaba

Quando se conhece onde fica Sorocaba e as possibilidades de turismo na cidade, é mais fácil consolidar o desejo de conhecê-la, principalmente quando se tem à disposição uma rede gastronômica diversa e de qualidade.

onde fica Sorocaba

Nesse aspecto, Sorocaba é rica em opções e podemos exemplificar:

  • El Tranvía;
  • O Koreano;
  • Dinastia Gastronomia;
  • A coxinha da real;
  • La Doc;
  • Bella Parma Ristorante;
  • Tomo & iLife;
  • Bambu Restaurante e Sushi Bar;
  • Refazenda;
  • Naomi;
  • Atelier Gourmet Fábio Yamada;
  • Kostela do Japonês.

Por que visitar Sorocaba?

É importante saber onde fica Sorocaba, mas também é interessante entender que conhecer essa cidade dará a você uma nova visão de desenvolvimento grandioso de uma cidade brasileira que tem um parque tecnológico de ponta, que por si só já vale a visita.

Inclusive, ela sedia recursos diferenciados de atenção à saúde, que vale a pena conhecer, bem como as opções culturais e religiosas da cidade. Além de conhecer presencialmente toda a rica história dessa cidade tão importante para o país.

As opções de diversão em Sorocaba

Quando se conhece onde fica Sorocaba e toda sua riqueza histórica e as condições adequadas para receber turistas com muitos atrativos, é possível identificar diversas opções de lazer na cidade.

onde fica Sorocaba

Lá, é possível encontrar uma rica estrutura de hotéis, restaurantes, além de seis shopping centers com diversas opções, mas o destaque são as praças e os parques que podem agradar a diversos tipos de turistas, garantindo a diversão de todos.

Considerações finais sobre onde fica Sorocaba

Agora que você já conhece mais informações e também sabe onde fica Sorocaba, pode programar uma visita à cidade e aproveitar o que há de melhor por lá, com diversas opções de lazer e pontos turísticos numa cidade com atrativos importantes e diferenciados.

E se você optar por uma hospedagem de qualidade e com ótimo custo-benefício, a dica certa é fazer uma reserva no Hotel Golden Park de Sorocaba.

Então, este artigo ajudou a esclarecer e conhecer aspectos relacionados a Sorocaba? Deixe seu comentário sobre onde fica Sorocaba.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.