Os melhores pontos turísticos de Campinas

Tempo de leitura: 9 minutos

Campinas é o terceiro município mais populoso do estado de São Paulo e o décimo quarto do país, com mais de um milhão e duzentos mil habitantes. A cidade está em quinto lugar no Índice das Melhores e Maiores Cidades Brasileiras em uma escala que vai até cem! Realmente, é inegável que a qualidade de vida neste lugar é enorme.

E com todo esse tamanho, Campinas oferece muitas opções para turistas e até mesmo para moradores que ainda não tiverem oportunidade de conhecer o que o município tem a proporcionar.

Elencamos nesse post, os principais pontos turísticos  de Campinas. São atrações para curtir com a família, com amigos ou, quem sabe, sozinho. Há opções para todos os bolsos e gostos, temos certeza que irão te agradar! Confira: 

22

Lagoa do Taquaral 

Um dos mais famosos cartões postais da cidade, a Lagoa do Taquaral é uma ótima opção de passeio para quem gosta de aproveitar ao ar livre. São várias opções dentro do parque, como conhecer a Concha Acústica, passear de pedalinho ou andar nos bondinhos elétricos. Para quem gosta de história, o local possui uma réplica da Caravela Anunciação, que trouxe Pedro Alvares Cabral ao Brasil. Vale a pena conhecer o mais importante espaço de lazer de Campinas, junto ao Largo do Café e a Praça Arautos da Paz. 

EndereçoAv. Dr. Heitor Penteado, 1671 – Parque Taquaral.

Aberto todos os dias das 6h às 18h.

Bosque dos Jequitibás

Mesmo sendo uma das maiores cidades do país, Campinas abriga um local repleto de muita natureza, o Bosque dos Jequitibás. Para se ter ideia, são dez hectares de reserva florestal nativa com diversas espécies de plantas. Além da incrível flora, o local também conta com um zoológico com cerca de 300 espécies de animas. Quem for até lá, poderá ver de perto aves, répteis e mamíferos como onças, leões, hipopótamos e muitos outros. 

O Bosque é uma ótima opção de passeio para família, pois conta com uma área de lazer completa com trenzinho, quiosques, lanchonetes e parquinho. 

Aproveite para conhecer também o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e o Teatro Carlos Maia, que ficam na mesma área. 

Endereço: Rua Coronel Quirino, 02 – Bosque. 

Aberto de terça a domingo das 7h às 18h

Museu de História Natural

Aproveite a ida ao Bosque dos Jequitibás para conhecer também o Museu de História Natural de Campinas. Com um acervo de mais de cinco mil peças, o objetivo da instituição é disseminar informações sobre a fauna e a flora, promovendo sua conservação, além de desenvolver programas de educação ambiental. 

O local recebe por volta de 100 mil visitantes por ano que podem ver de perto peças de mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos e invertebrados. Com certeza, uma experiência pra lá de interessante!

Endereço: Rua Coronel Quirino, 02, Parque Bosque dos Jequitibas – Bosque. 

Aberto de quarta a sexta das 9h às 13h.

14

Aquário Municipal de Campinas

Ainda para quem gosta de animais e natureza, o Aquário Municipal de Campinas é parada obrigatória! São mais de 200 espécies de animais vivos, desde cobras como coral, jiboia e cascavel até animais marinhos exóticos como cavalo marinho, tubarão lixa e estrela do mar. 

Endereço: Rua Coronel Quirino, 02 Bosque dos Jequitibás – Bosque. 

Aberto todos os dias das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim

Com opções para lazer, atividade física e passeio cultural o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim tem um complexo de construções tombadas do século XIX: o Casarão, a Tulha e a Capela da antiga Fazenda Mato Dentro integram o chamado Museu Histórico Ambiental. Muito interessante, né? Também fazem parte da estrutura quadras poliesportivas, campos de futebol, trilhas para caminhadas, pista de corrida, parquinho, anfiteatro e espaços para piquenique. 

Endereço: R. Raul Teixeira Penteado, 2 – Vila Brandina. 

Aberto todos os dias das 6h às 18h. 

Pedreira do Chapadão

Conhecida como Pedreira do Chapadão, a Praça Ulysses Guimarães abriga o Memorial do importante advogado e político brasileiro. A obra é imensa, pesa 2,5 toneladas, tem 13 metros de altura e é composta por cerca de 2 mil chapas de aço. O local tem aproximadamente 130 mil metros quadrados e conta ainda com uma praça central, espelho d’água com cascata, canteiros e plantas. Para quem quiser se exercitar, há ainda opção de pista de corrida e ciclismo.

Endereço: R. Dr. Alcídes Carvalho, S/n – Jardim Chapadão. 

Aberto todos os dias das 7h às 18h. 

Torre do Castelo

Na Torre do Castelo funcionam, atualmente, um museu e uma rádio educativa, mas o local foi idealizado com a intenção de abastecer de água novos bairros de Campinas. Devido a sua altura, 27 metros, a Torre proporciona uma vista de 360º para a cidade, vale a pena a visita!  Aos sábados e domingos são realizadas visitas monitoradas que fazem parte do projeto “Conheça Campinas”. 

Endereço: Praça Vinte e Três de Outubro, Av. João Erbolato, S/N – Castelo. 

Consulte horários de visitas monitoradas.

24

Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini

Os amantes de astronomia não podem deixar de conhecer o Observatório Jean Nicolini, primeiro observatório municipal do país, em funcionamento desde 1977 que foi inaugurado como Estação Astronômica de Campinas. 

O local conta com três telescópios incríveis e o maior astrógrafo do Brasil, um telescópio fotográfico utilizado em astrofotografia. Muito interessante, não é?! 

Endereço: Estrada do Capricórnio – Serra das Cabras Distrito de, Campinas. 

Aberto de terça a quinta-feira das 15h às 19h e às sextas e domingos das 17h às 21h.

Planetário 

O Planetário de Campinas está localizado no Museu Dinâmico de Ciências, dentro do Parque Portugal. O local é gerenciado em cooperação com a Unicamp, e funciona desde 1982. Quem for até lá, poderá observar o céu de qualquer parte do mundo, são mais de 60 constelações e 3 mil estrelas, realmente impressionante!

Endereço: Avenida Dr. Heitor Penteado, s/nº – Parque Portugal – Portão 05 ou 07 – Taquaral. 

Horário de Funcionamento Planetário

Sessões às quartas, quintas e sextas-feiras às 9h30 e 11h30
 

Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som é uma instituição que desde sua criação vem preservando e difundindo um importante acervo de memória audiovisual da cidade de Campinas, com centenas de equipamentos de produção e reprodução de imagens e sons. Abrange áreas de Vídeo e Áudio, Fotografia, Música, Cinema, Objetos Tecnológicos e Educação Patrimonial.

Endereço: Rua Regente Feijó, nº 859. 

Aberto de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h. 

Espaço Cultural Casa do Lago

Localizada no campus universitário da Unicamp, a Casa do Lago promove espetáculos artísticos, oficinas culturais, seminários e debates acadêmicos. Vale a pena consultar a programação e conferir as produções artísticas com atrações locais, regionais, nacionais e até internacionais. 

EndereçoAv. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária.

Consultar programação 

Mercado Municipal de Campinas

Com opções de iguarias, peixes, temperos, verduras, flores, comidas e muito mais, o Mercadão de Campinas é tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade desde 1982. O local dispõe de mais de 140 boxes e com certeza tem o que você está procurando! 

Endereço: Av. Benjamin Constant, s/n – Centro. 

Aberto de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, aos sábados das 7h às 16h e aos domingos das 7h às 12h.

Shopping Iguatemi Campinas

O maior shopping da rede Iguatemi no Brasil está em Campinas. São mais de 350 lojas,16 restaurantes e mais de 100 mil vagas cobertas, uma ótima opção para passear e fazer compras.

Endereço: Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 10h às 22h (lojas), alimentação e lazer das 12h às 22h (alimentação e lazer). Domingo das 12h às 20h (lojas), das 12h às 22h (alimentação e lazer). Feriados das 12h às 20h (lojas) e das 12h às 22h (alimentação e lazer).

Parque Dom Pedro Shopping

Outro grande complexo de compras de Campinas é o Parque Dom Pedro Shopping. Um dos maiores do Brasil, oferece além de lojas, um espaço para lazer completo e conta ainda com restaurantes, supermercado, cinema, teatro e muito mais! 

Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 10h às 22h (lojas) e restaurantes das 11h à 0h. Domingos das 12h às 20h (lojas) e restaurantes das 12h à 0h. Praça de alimentação – de segunda a quinta, até às 22h. Sexta e sábado, até às 23h. Domingo, até às 22h.

T-Rex Park

Se você for ao Parque Dom Pedro, aproveite para conhecer o T-Rex Park, localizado na área aberta do Shopping. Trata-se do “mundo dos dinossauros”, com atrações e brinquedos como montanha russa, carrinho de bate bate e cinema 3D para divertir crianças de todas as idades.

Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Santa Genebra – Parque D. Pedro Shopping (Entrada das Pedras).

Horário de funcionamento: confira o calendário para saber os dias que o parque funciona.

Valor de entrada: R$ 120 (inteira); R$ 60 (meia-entrada).

Conhece algum desses pontos? Caso sim, conte aqui pra gente nos comentários qual seu preferido. E lembre-se, a rede Nacional Inn está presente em Campinas para te proporcionar momentos ainda mais especiais e agradáveis na cidade. Hospede-se em um de nossos hotéis: Dan Inn Cambuí, Dan Inn Campinas Anhanguera, Euro Suit, Golden Park, Nacional Inn Cambuí e Nacional Inn Trevo.

Nacional Inn Campinas

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.