Os melhores pontos turísticos de Porto Alegre

Tempo de leitura: 6 minutos

Os melhores pontos turísticos de Porto Alegre! Acompanhe agora tudo sobre os melhores pontos turísticos de Porto Alegre, saiba todas as informações necessárias para visitar cada local, horários de funcionamento, como funciona a entrada e quais são as recomendações para que seu passeio seja o mais agradável possível. 

E é claro, que com essas dicas você irá conseguir montar um roteiro do seu jeito, com museus, parques e locais perfeitos para aproveitar cada segundo da viagem. Por isso, procuramos nomear cada ponto para os turistas analisarem e escolherem qual destino será a melhor opção, e já adiantamos que essa escolha não será fácil, já que a capital do Rio Grande do Sul é uns locais mais atrativos de todo território nacional.

Casa de Cultura Mário Quintana

A Casa de Cultura Mário Quintana é o local onde o poeta gaúcho morou por um bom tempo. O ambiente possui bibliotecas, teatros, cinemas, um belíssimo jardim no terraço e diferentes instalações que tornam o lugar exclusivo. Na época em que Mário Quintana morou no local, ele era considerado um luxuoso Hotel Majestic, localizado no centro histórico de Porto Alegre. Uma curiosidade que atrai muitos visitantes, é o fato de já ter hospedado os presidentes Getúlio Vargas e João Goulart.

Preço: entrada gratuita. Mais informações no site oficial.

Horários: de terça a sexta, das 9h às 21 e sábados e domingos das 12h às 21h.

Opções de Hotéis em Porto Alegre para conhecer todos os pontos turísticos: Nacional Inn Porto Alegre, Dan Inn Porto Alegre

Arena do Grêmio e Estádio Beira-Rio

Os mais importantes e consagrados clubes de futebol do Brasil estão localizados em Porto Alegre! Cada um possui o seu estágio, a Arena do Grêmio e Estágio Beira-Rio, ambos abertos para visitação, e mesmo em dias sem jogos, os locais continuam preparados para receber visitas. É possível conhecer até mesmo as estruturas mais internas dos locais, como os vestiários dos jogadores, cabines de imprensa, bancos de reserva e diversas outras instalações. Tudo para proporcionar a melhor experiência aos turistas!

Preço: a tabela de preços é complexa em ambos os casos, com diferentes valores e tipos de tour. Veja detalhes no site do Internacional e no perfil Arena Tour em site de ingressos.

Horários: são bem diversificados e sujeitos às agendas de jogos. Confira também nos sites oficiais.

Viaduto Otávio Rocha

Um cartão-postal muito conhecido por todo o Brasil, são os arcos na Avenida Borges de Medeiros, eles sustentam a rua Duque de Caxias e se tornaram um ponto muito visitado de Porto Alegre. Desde a inauguração do viaduto, em 1932, o ambiente atrai turistas de diversos lugares do Brasil, mas claro que esse motivo não é atoa. Os arcos são de fato uma característica que torna o ambiente harmônico e bonito, digno de muitas fotografias, já que são um símbolo da moderna engenharia brasileira. 

Preço: mais um belo lugar gratuito para conhecer em Porto Alegre. Combine com seu roteiro pelo Centro Histórico.

Horários: bom, é um viaduto, pode ir a qualquer hora. Mas como comentei acima, evite ir à noite, pois é grande o perigo de ser roubado. As notícias comprovam isso.

Mercado Público de Porto Alegre

O Mercado Público de Porto Alegre está em funcionamento de 1869, sendo patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre. Ele possui dezenas de bancas, lojas de chocolates, artigos típicos do Rio Grande do Sul, peixarias, açougues e frutarias. Portanto, a dica é ir com fome e preparado para fazer muitas compras, qualidade e diversidade nos produtos são características que não faltam no estabelecimento. 

Preço: a entrada é gratuita. Nas bancas, os preços são justos, mais em conta que em outros pontos da cidade.

Horários: segunda a sexta, das 7h30 às 19h30 e aos sábados somente até 18h30.

Centro Histórico de Porto Alegre

Outro local tradicional de Porto Alegre é o famoso Centro Histórico de Porto Alegre, que possui séculos de preservação. No bairro possui o edifício Memorial Legislativo erguido 1769 e 1772, e a Igreja Nossa Senhora das Dores, de 1813. Casarões e praças com arquiteturas fascinantes são pontos que não faltam no ambiente, sendo um ótimo local para incluir no seu roteiro em Porto Alegre.

Preço: Grátis. Existem tours e a linha de ônibus turismo que passam pela região. Mas recomendo ir a pé e conhecer tudo no seu tempo.

Horários: é um local público, então pode ir quando quiser. Mas recomendo ir pela manhã, assim terá tempo de entrar nos principais lugares. Evite ir à noite, quando o bairro fica abandonado e perigoso.

Centro Cultural Usina do Gasômetro

O Centro Culturas Usina do Gasômetro sediava a antiga usina movida a carvão mineral, que após muitos protestos da população em 1991, a usina foi transformada em centro culturas. Seu interior possui exposições, cinema, teatro, laboratórios fotográficos e diversos outros entretenimentos educativos e culturas, todos promovidos pela Prefeitura de Porto Alegre.

Preço: entrada gratuita, quando em funcionamento. Mais informações no site oficial.

Horários: atualmente o espaço está fechado para reforma. (Foto de GiulianoGriffante)

Brique da Redenção

Para quem ama feiras de antiguidades, o Brinque da Redenção é o local dos sonhos! Ele reúne objetos colecionáveis e outras decorações exclusivas, além disso, possui bancas com roupas, alimentos e artesanatos. É considerada Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul desde 2005, com inspirações da Feira de Tristán Narvaja, de Montevidéu.

Preço: passeio gratuito. Já os itens vendidos estão em diversas faixas de preços.

Horários: todos os domingos, das 9h às 17h. A dica dos locais é ir pela manhã. Olha como é pelo Instagram.

Calçadão do Lago Guaíba

O calçadão do Lago Guaíba passou por uma grande reforma para melhor experiência dos turistas, mais confortável, espaçoso, com ciclovia, pista de caminhada e de corrida, áreas verdes e com uma iluminação perfeita para os turistas aproveitarem o local até tarde da noite. E vale ressaltar que o momento de maior trânsito dos turistas é durante o fim da tarde, onde as pessoas se reúnem para apreciar o pôr-do-sol acompanhado de um delicioso chimarrão. 

Preço: passeio gratuito.

Horários: vá de preferência pouco antes do pôr-do-sol.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul abriga a maior coleção de arte do estado, com exposições de artistas locais, nacionais e internacionais. O acervo é rico em quadros de de artistas como Britto Velho, Carlos Scliar, Karin Lambrecht e Iberê Camargo, entre outros nomes renomados. 

Preço: entrada gratuita. Mais informações no site oficial.

Horários: terça a domingo, das 10h às 19h.

Opções de Hotéis em Porto Alegre: Nacional Inn Porto Alegre, Dan Inn Porto Alegre

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.