Parada do Orgulho LGBT: conheça a história e informações sobre o evento

Tempo de leitura: 5 minutos

Um dos maiores eventos realizados na Avenida Paulista, em São Paulo – SP, é Parada do Orgulho LGBT, sigla utilizada para se referir à comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, diferentes tipos de orientações sexuais. Trata-se de um evento anual, cuja primeira edição ocorreu em 1997, e que é responsável por atrair o maior número de turistas à cidade, de acordo com empresa estatal de turismo do município de São Paulo. Tamanha é a dimensão que, no país inteiro, perde em quantidade somente para o Carnaval do Rio de Janeiro. Em 2011, foi registrado o maior público da história, com a participação de 4 milhões de pessoas, de acordo com os organizadores. Além de proporcionar diversão, um dos maiores objetivos é levantar visibilidade principalmente no que diz respeito as causas de combate à LGBTfobia. 

Neste post reunimos as principais informações sobre a Parada de Orgulho LGBT. Boa leitura! 

Parada do Orgulho LGBT: Entenda as mudanças de nomes  

Em 28 de junho de 1997, ocorreu a primeira Parada que, na época, levava o nome de Parada do Orgulho Gay. O evento tinha como tema “Somos muitos, estamos em várias profissões” e reuniu cerca de duas mil pessoas. Dois anos depois, em 1999, o nome foi alterado para Parada do Orgulho GLBT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros). Algum tempo depois, já em 2008, a Organização Não Governamental, Associação da Parada do Orgulho GLBT, responsável pelo evento, alterou a sigla para LGBT, com objetivo de garantir mais visibilidades às lésbicas e como forma de padronizar o nome com outros países. 

Parada do Orgulho LGBT: Conheça a história 

Já são 25 anos de tradição e a Parada do Orgulho LGBT é um dos eventos mais aguardados na cidade de São Paulo, sendo responsável por movimentar a economia e promover visibilidade a importantes causas. Vamos conhecer um pouco mais sobre os anos mais marcantes e relevantes da Parada. 

Edição de 2005 

De acordo com dados da Polícia de São Paulo, e edição de 2005 da Parada do Orgulho LGBT reuniu 1,8 milhão de pessoas na estimativa até às 17h, e 2,5 milhões durante toda a parada. Nesta oportunidade, a Avenida Paulista foi tomada pelos participantes! “Parceira Civil Já: Direitos Iguais, Nem Mais Nem Menos” foi o tema da vez. 

Edição de 2009 

Realizada em 14 de junho de 2009, a Parada do Orgulho LGBT teve como tema “Sem homofobia, mais cidadania – Pela isonomia dos direitos”, fazendo referência ao apoio ao Projeto de Lei da Câmara PLC 122/06, que criminaliza a homofobia no Brasil. O que marcou esta edição foi a presença de nomes políticos como a ex-prefeita Marta Suplicy, o prefeito em exercício Gilberto Kassab e o então governador José Serra; de sindicalistas e comunidades religiosas como a Comunidade Cristã Nova Esperança. 

Edição de 2016

Foi no ano que a Parada do Orgulho LGBT completou 20 anos, que o prefeito de São Paulo em exercício, Fernando Haddad, assinou o decreto que incluiu a Parada do Orgulho LGBT no calendário oficial de eventos de São Paulo. Com isso, o evento passou a ser realizado anualmente nos meses de maio ou junho e começou a contar com colaboração financeira da administração municipal.

Edição de 2017

No ano seguinte, em 2017, o tema da Parada foi “O Estado Laico”, tendo como objetivo questionar o conceito secular em que o poder do estado é totalmente imparcial em relação a questões religiosas. 

Parada do Orgulho LGBT: Cálculo do público 

 

Por ser um evento com grandes proporções e realizado em espaço aberto, a Parada do Orgulho LGBT tem entre os seus desafios calcular o número de pessoas presentes. É importante destacar que dados de ocupação de hotéis e outros tipos de hospedagem, em 2008, indicaram a presença de 300 mil turistas para participarem do evento. Além disso de acordo com a APOGLBT, em 2005, 70% dos participantes eram residentes de São Paulo, somando esses dois dados, a estimativa é de que o número de participantes supere um milhão de pessoas que comparecem à Parada em diferentes momentos, pois trata-se de um evento rotativo. 

A Polícia Militar de São Paulo não fornece mais estimativas oficiais sobre a Parada, porém, há dados de que a região da Avenida Paulista tenha capacidade para comportar um público fixo de 978 mil pessoas, já a taxa de renovação durante o evento o número sobe para 1,9 milhão. Ainda segundo a PM, esta taxa de renovação seria maior entre os participantes moradores de São Paulo do que entre os turistas devido à facilidade para deslocamento.

Apesar dos desafios para os cálculos das taxas de rotatividade dos participantes, é inegável que o evento sempre soma números gigantescos. Em 2007, a estimativa de público foi de 3,5 milhões. No ano seguinte, de 3,4 milhões, já em 2009 de 3,1 milhões. Devido a estas dificuldades, desde 2011, a organização da Parada parou de divulgar ao final do dia do evento a estimativa de público, pois o mais importante seriam as mensagens passadas e a visibilidade das manifestações. 

Parada do Orgulho LGBT: Conheça pesquisa realizada com o público

Na edição de 2005 da Parada do Orgulho LGBT, foi realizada uma pesquisa pela Associação que coordena o evento e algumas universidades como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (UNICAMP), com intuito de conhecer melhor o público. Com isso, foi revelado que 57,6%dos participantes frequentavam o evento com o intuito de assegurar os direitos dos homossexuais; 26,7% iam por curiosidade ou diversão;8,9% por solidariedade com amigos ou parentes homossexuais; 4,1% para “paquerar”; 1,6% para trabalhar e 1% por outros motivos. Através da pesquisa, também concluiu-se que 25,9% dos participantes declararam-se heterossexuais. Outro dado importante é referente às leis ou projetos que beneficiam a população LGBT. De acordo com a pesquisa, 40,4% lembraram a parceria civil e 26,7%, leis antidiscriminação. 24,1% dos participantes não souberam especificar.

E você, já conhecia esses dados sobre a Parada do Orgulho LGBT? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários, vamos adorar saber! 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.