Passeios incríveis para a 3ª idade em Campos do Jordão

Tempo de leitura: 6 minutos

 

Com a chegada da terceira idade, após anos da vida dedicados quase que exclusivamente ao trabalho, os idosos aproveitam a tranquilidade proporcionada pela aposentadoria para, finalmente, curtirem a vida com passeios e viagens com os amigos e familiares. Se este é o seu caso, que tal ir a Campos do Jordão?

Conhecida como “Suíça brasileira”, a cidade fica na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo e tem muito a oferecer aos seus visitantes. Leia o post até o final para saber quais são as melhores de passeios e lugares imperdíveis para a terceira idade. 

 

Mosteiro São João 

Para quem está em busca de calmaria e sossego a parada no Monteiro São João é fundamental. O lugar é repleto de natureza e fica em um belíssimo bosque com jardins, abriga a Comunidade Monástica do Mosteiro São João formada por monjas da mais antiga ordem religiosa do ocidente, fundada por São Bento Abade. 

Conhecidas como “beneditinas”, tiram seu sustento da venda dos artesanatos e especiarias fabricados por elas mesmas, são itens como: pirogravura, quadros, artesanato com flores desidratadas, vinhos, mel, pães, biscoitos, bolos, lembranças e artigos religiosos. Além de conhecer de perto o belíssimo trabalho das monjas, os visitantes também aproveitam para orar e refletir, principalmente durante o Recital de Canto Gregoriano, que acontece diariamente às 17h45, na Capela de São João Batista. 

Endereço: Avenida Dr. Adhemar de Barros, 330, Vila Abernéssia, Campos do Jordão. Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 18h30. Entrada gratuita. 

 

Palácio Boa Vista

 

Uma ótima opção de passeio para os amantes de história, cultura brasileira e arquitetura é o Palácio Boa Vista, também conhecido como Palácio do Governador. O apelido se deu porque foi inaugurado pelo então governador de São Paulo, Adhemar de Barros, em 1964. Atualmente, a área de mais de 3 mil metros quadrados, dividida em 35 ambientes e 105 cômodos abriga um museu. 

 

Por lá, você poderá apreciar a belíssima arquitetura característica de castelos europeus do prédio projetado pelo arquiteto polonês Jorge Przrembel, nos anos de 1940 e também um importante acervo de arte sacra do século XVIII, o mobiliário artístico brasileiro dos séculos XVII a XX e diversas obras de artes de renomados artistas.

 

Para visitar este belíssimo local, anote o endereço: Avenida Dr. Adhemar de Barros, 3001, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP. Horário de funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 10h às 12h, com permanência até às 12h30 e das 14h às 17h, com permanência até às 17h30.

 

 As visitas acontecem por ordem de chegada, em grupos de até 25 pessoas e são acompanhadas por educadores do Palácio Boa Vista. Não é possível realizar agendamento prévio. 

 

Auditório Claudio Santoro 

 

Ao visitar Campos do Jordão, especialmente nos meses de julho e agosto, vale a pena conferir a programação do Festival de Inverno do Auditório Claudio Santoro, durante essa época são apresentadas são diversas atrações musicais e culturais, mas há também eventos promovidos ao longo do ano. O Auditório foi construído devido a necessidade de um espaço adequado e espaçoso para a realização do Festival de Inverno, que em 1970 fora realizado no Palácio Boa Vista.  A inauguração aconteceu em 1979 e surpreendeu a todos devido a sua estrutura impecável tanto para o público, quanto para os artistas. Com capacidade para 862 pessoas, conta com camarins e acústica excelentes, dignos de apresentações de espetáculos internacionais. 

 

Museu Felicia Leirner

 

Aproveite a visita para conhecer o museu ao ar livre: Museu Felicia Leirner, instalado no jardim do Auditório Claudio Santoro. Inaugurado em 1979, está localizado em uma área de mata com mais de 35 mil metros quadrados. Por lá você irá encontrar um conjunto de 85 obras de bronze, cimento branco e granito da artista que da nome ao local.

 Uma curiosidade muito especial é que as obras estão dispostas de acordo com o critério de Felicia Leriner, agrupadas seguindo as fases de sua trajetória: figurativa (1950-1958), a caminho da abstração (1958-1961), abstrata (1963-1965), orgânica (1966-1970) e recortes na paisagem (1980-1982).

Nitidamente, as obras refletem a paixão de Felicia pela natureza e pelo local, com certeza vale a pena a visita para apreciar tudo de perto! 

Endereço: Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h. Valores da entrada: inteira- R$10,00. Estudantes e idosos pagam meia (R$5,00) e aos domingos a entrada é grátis! 

 

Aventura no rancho – Rancho Santo Antonio 

 

Para quem não abre mão de uma boa diversão com um toque de aventura, a boa pedida é conhecer a Aventura no Rancho, no Rancho Santo Antonio. O lugar promete divertir, integrar e emocionar os visitantes com qualidade no atendimento, consciência ambiental e colaboradores capacitados. 

 

Trata-se de um turismo de aventura com mais de 18 anos de tradição que oferece muito contato com a natureza e atrações como: arvorismo, cavalgada, water trekking, paintball e tiroleza de 800 metros, especialmente para quem gosta de adrenalina! Endereço: : Avenida Pedro Paulo, nº 7997, Descansopolis, Campos do Jordão, SP. Horário de funcionamento: aos sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h. A entrada é gratuita, porém, as atividades são cobradas separadamente. Para consultar valores, entre em contato: (12) – 3663.7400
ou contato@aventuranorancho.com.br

 

Vista Chinesa / Mirante Belvedere 

Nossa última indicação de passeio especial para a terceira idade em Campos do Jordão é o Mirante Vista Chinesa, também conhecido como Belvedere. Prepare as máquinas fotográficas e câmeras dos celulares, pois este lugar tem uma incrível vista para as montanhas que envolvem o Vale do lajeado. Ideal para contemplar a natureza e apreciar um belíssimo por do sol que mais se parece com uma pintura. O Mirante fica na Serra da Mantiqueira e conta com estacionamento e comercio local com venda de caldo de cana, milho, compotas e lembranças de Campos do Jordão. No inverno, é possível, eventualmente, ver de perto quatis que saem da mata e vão para perto das pessoas, uma verdadeira fofura! Endereço: Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro – SP 123. Entrada gratuita. 

 

Euro Suite Campos do Jordão

Dan Inn Premium Campos do Jordão

Golden Park Campos do Jordão

Nacional Inn Campos do Jordão

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.