Por que Porto Alegre vai te conquistar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Fundada em 1772, a capital litorânea do Rio Grande do Sul é referência em diversidade cultural e gastronômica, atraindo milhares de turistas todos os anos. Seus edifícios históricos, museus, parques e comercio, são o ponto alto da cidade. Quer saber mais sobre essa cidade maravilhosa, continue lendo.

Por ser portuária e haver recebido um grande número de estrangeiros no século XIX, principalmente vindos da Europa, a capital possui uma enorme pluralidade cultural, contribuindo para o grande número de restaurantes e centros históricos. Assim, ficando impossível qualquer pessoa se sentir entediada enquanto estiver por lá. Quer saber mais sobre Porto Alegre? Continue lendo!

 

Centro comercial e gastronômico:

Enquanto estiver em Porto Alegre, visitar o Mercado Público é uma parada obrigatória. Fundado em 1869, o prédio possui uma arquitetura clássica e elegante, por conta disso, se tornou o cartão postal da cidade.

Ele conta com 106 estabelecimentos, e uma enorme variedade de alimentos e serviços, havendo bares, restaurantes, sorveterias, produtos tradicionais da região e muito mais. Sendo impossível entrar á e sair sem, pelo menos uma sacola, ou sem parar para degustar uma comida típica gaucha.

Outro lugar que vale a pena visitar para fazer umas comprinhas é o Brique da Redenção, uma famosa feira que acontece aos domingos. São diversas barracas que oferecem os mais variados produtos, desde livros e roupas a peças de arte e artesanais, tem de tudo lá.

A feira também fica localizada no parque de mesmo nome, lá é possível aproveitar uma tarde com a família e amigos para um piquenique ou para jogar bola, uma área de lazer bem requisitada.

Aproveite para visitar o Cais Embarcadero. Inaugurado recentemente, o espaço conta com restaurante e áreas de lazer, com uma decoração moderna e sua localização privilegiada, de frente para o lago Guaíba, oferecendo uma vista de tirar o fôlego do pôr-do-sol. Como o local reutiliza os armazéns antigos que havia lá, estão sendo planejados mais projetos futuramente.

 

Pontos históricos:

O maior ponto de referência quando se trata de pontos turísticos é o Centro Histórico. Trata-se de uma avenida às margens do Lago Guaíba, onde ficam localizados edificações como o Teatro São Pedro, a Casa de Cultura Mario Quintana, o Museu Santander Cultural e o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, entre muitos outros locais para visitar. Aqui falarei mais sobre eles.

Quando estiver fazendo o seu roteiro de viagem, considere visitar o Teatro São Pedro. Fundado em 1858, é o mais antigo da região, com uma estrutura que denota o período neoclássico. Recomendamos que fique de olho na programação para saber quando haverá apresentação.

Obs. Geralmente peças de teatro são realizadas durante as altas temporadas (final do ano).

Se você procura por um espaço para relaxar e desfrutar de uma boa leitura, tomar um cafezinho ou dar uma olhada nas exposições que tem, a Casa de Cultura Mario Quintana fará o seu gosto. O edifício conta com biblioteca, salas de cinema, salas de estudo, livraria, e no último andar, um café com vista para relaxar.

Se tiver tempo, visite também o Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Inaugurado em 1954, o museu reuni uma coleção com mais de cinco mil obras de arte datadas do começo do século XIX, até os dias atuais, também há um acervo contendo mais de oito mil bibliográficas. Tendo uma relevância nacional.

Além do MARGS, também há o Museu Santander Cultural. Inaugurado em 1931, o edifício possui uma arquitetura no estilo neoclássico. Um dos atrativos arquitetônicos são os vitrais no átrio, possibilitando uma vista de ambos os lados, de cima e de baixo. Atualmente, são realizados exposições de arte. No subsolo também há salas de cinema, café e restaurantes.

 

Para conhecer:

Para quem curte uma boa comida, muita música e um ambiente perfeito para curtir com os amigos, então você precisa visitar a Cidade Baixa. É um bairro de Porto Alegre, onde se concentram os bares, restaurantes e pubs, tudo o que você precisa para uma noitada com os amigos.

Não são apenas os museus que possuem exposição de arte, para quem gosta de apreciar varias formas de arte, conheça o Vila das Flores. Um complexo de edifícios que reúne vários artistas, além de contar com filmes ao ar livre, apresentações, oficinas e muito mais.

Para quem é fã do Grêmio ou do Inter, ou apenas gosta de futebol, uma alternativa é visitar os estádios. Sim, é possível. O tour guiado ocorre de quarta a domingo, e enquanto estiver lá, pagando um pouco mais caro, pode visitar os bastidores.

Uma das melhores experiências que você poderia ter é velejar pelo Rio Guaíba. Já falamos dele varias vezes aqui, pois vários pontos turísticos da cidade estão de frente para ele. Agora imagine um passeio tranquilo observando todos aqueles lugares que você acabou de ver, uma vista e tanto, não é?

Mas se procura por algo mais confortável, também tem a opção de viajar no Cisne Branco. Um barco que passa por Porto Alegre através do Rio Guaíba, durante o trajeto, é possível saborear um belo almoço enquanto curte a vista de Porto Alegre.

Que tal fazer uma visitação no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC? Um destino que pode agradar pessoas de qualquer idade. É possível interagir com vários experimentos, e também aproveitar um passeio pela exposição arqueológica. Um dos pontos altos da exposição é o esqueleto de Baleia-de-Bryde, com seus quinze metros de altura.

E por último, para finalizar a sua viagem, um belo passeio por um jardim estilo europeu. O DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre) possui um jardim apaixonante que faz qualquer pessoa querer tirar varias fotos nele.

Há tanto lugar para visitar em Porto Alegre que apenas uma semana não é  suficiente para ver tudo o que essa cidade maravilhosa tem a oferecer. Mas com esse pequeno guia, esperamos que tenha ajudado a adicionais mais destinos ao seu roteiro de viagem, assim você não irá perder a oportunidade que visitar nenhum dos lugares citados. Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.