Por que visitar Sorocaba: nove razões

Tempo de leitura: 6 minutos

Ocupando a quarta posição entre as cidades do interior paulista, a região metropolitana de Sorocaba inclui 26 municípios e compõe a megalópole que inclui a capital do estado e demais cidades que estão interligadas, como um bloco compacto. Então, por que visitar Sorocaba? É o que você descobre a seguir.

Conhecer Sorocaba é ter contato com uma cidade desenvolvida que possui diversas indústrias, importante polo de exportação de produtos, alto poder aquisitivo e IDH de destaque. É uma cidade que atrai negócios e turismo dedicados a esse segmento, mas também oferece opções importantes de turismos cultural, ecológico, de lazer e gastronômico.

por que visitar Sorocaba

Há muitas atrações nessa cidade, que tem uma história importante para o Brasil. Seu acervo de prédios está muito bem representado, assim como a oferta de áreas de lazer e momentos de descontração com qualidade e segurança.

E um aspecto de destaque é o desenvolvimento tecnológico que atribui à cidade uma referência nessa área, que se compara aos destaques nacionais mais importantes.

Vamos apresentar nove razões para motivar e responder por que visitar Sorocaba.

Por que visitar Sorocaba: 9 razões para você

1.     Muitas atrações turísticas e monumentos preservados

Quando se decide explicar por que visitar Sorocaba, é interessante destacar sua rica história, que foi importante para o desenvolvimento da região do interior do país, com a condição de abrigar os antigos bandeirantes que transitavam em busca de riquezas e a ampliação das fronteiras conhecidas, auxiliando na demarcação do território nacional.

Sorocaba auxiliou nesse processo como um importante ponto de apoio a esses desbravadores, assim como auxiliou no escoamento de produções geradas na própria cidade e em localidades ao redor.

por que visitar Sorocaba

Com muitas opções turísticas, a cidade ainda oferece um diferencial de locomoção, que atende aos mais modernos projetos de deslocamento urbano sustentável, com uma malha de 127 km de ciclovias, que permite uma viagem segura e ambientalmente correta.

Além disso, a cidade possui um zoológico e 19 parques urbanos com as mais variadas formas e ofertas de lazer.

2.     Uma cidade comprometida com a natureza

Um dos motivos de por que visitar Sorocaba é que essa cidade é considerada uma das mais sustentáveis do Brasil.

Com um elevado grau de preservação ambiental e de inciativas urbanas para integrar o morador e o visitante a áreas com vasta e rica natureza, como o Jardim Botânico Irmãos Villas Boas, o Parque das Águas e o Parque Natural Chico Mendes, a cidade oferece um ambiente propício para um turismo sustentável.

por que visitar Sorocaba

Sua administração é baseada na aplicação do conceito definido pela Organização Mundial de Saúde como cidade sustentável, que estabelece a aplicação de políticas públicas de uso do espaço urbano voltado à qualidade de vida da população. Outro aspecto é a existência de um Parque Zoológico que é referência em pesquisas científicas, de preservação e de educação ambiental.

Nesse sentido, a cidade investe maciçamente na despoluição do rio Sorocaba, além de participar de um projeto da ONU e da Comissão europeia sobre a sustentabilidade de emissão de baixo carbono, investindo, ainda, em ações de tratamento de esgoto, destinação de resíduos sólidos, uso de água tratada, entre outras iniciativas.

3.     Áreas verdes em abundância

Com 19 parques urbanos e um processo de incentivo para que as empresas participem de investimentos para replantio e expansão de áreas verdes, há um grande incentivo de por que visitar Sorocaba.

por que visitar Sorocaba

Essas ações fazem da cidade um local verde e aprazível para ser visitado, a fim de conhecer essa iniciativa e seus efeitos na qualidade do ar e no controle do aquecimento global.

Entre os parques, gostaríamos de destacar o Parque João Câncio Pereira, o Parque Chico Mendes, o Parque Campolim, o Kasato Maru e o Miguel Gregório de Oliveira.

4.     Importante centro de tecnologia

Existe, ainda, um destaque para o Parque Tecnológico de Sorocaba, voltado a empresas de tecnologia, institutos de pesquisas e ensino, como também empresas que estejam relacionadas à consultoria nessas áreas.

É uma excelente forma de conhecer a iniciativa de inovação e de apoio que a cidade oferece a todos aqueles que desejam desenvolver ações na área de pesquisas tecnológicas, atraindo, dessa maneira, a atenção de muitos interessados.

5.     Turismo cultural e religioso

Uma das razões do porquê visitar Sorocaba é a grande oferta de atrações relacionadas às mais variadas formas de iniciativas culturais. Nesse aspecto, é possível incluir o turismo religioso, destacado pelas igrejas da cidade. Com museus de diversos tipos, construções preservadas e uma marcante presença ferroviária, a cidade dispõe de variadas opções para se conhecer e se encantar.

por que visitar Sorocaba

 

Como exemplos, temos o já mencionado Kasato Maru, a Catedral Metropolitana, o Museu de Arte Contemporânea, a Igreja Sant’Ana e o Mosteiro de São Bento, a Capela de João de Camargo e o Museu Estrada de Ferro Sorocabana.

6.     Clima bastante suave

Uma das razões de por que visitar Sorocaba está também relacionada às suas temperaturas de clima subtropical e sem calor excessivo na maior parte do ano. No verão, os dias são mais quentes, com temperaturas de 38 ºC, porém, a média no ano é de 20 ºC.

7.     Uma grande e importante história

Com a passagem de bandeirantes pelo local, a cidade conquistou a possibilidade de obter investimentos diversos, deixando um legado urbano rico em construções e em diversos fatos marcantes.

Sendo assim, locais históricos não faltam na cidade e é o que se espera para apresentá-los a todos que a visitam.

8.     Gastronomia

A gastronomia da cidade é outro ponto de destaque, com variadas opções de restaurantes de alto padrão, que possuem representantes da culinária nacional e internacional.

Como exemplo, citamos o El Tranvía, o Bambu Restaurante e Sushi Bar, o Refazenda e o Naomi, entre outros.

9.     Facilidade de acesso a outros municípios próximos

Uma dos motivos de por que visitar Sorocaba é que sua localização é privilegiada quando se decide conhecer outras cidades importantes e de destaque na região.

Com distâncias bastante reduzidas, é possível ampliar o turismo em um circuito rico em tradições e em modelos de desenvolvimento que só as cidades do interior de São Paulo possuem.

Destacamos, entre outras, as cidades de Boituva, a 35 km; Itu, a 39 km; São Roque, a 41 km; e Salto, a 45 km de distância de Sorocaba.

Considerações finais sobre por que visitar Sorocaba

Há vários motivos que atestam as razões de por que visitar Sorocaba, e, entre eles, destacamos, neste artigo, alguns que podem orientar melhor as condições disponibilizadas por essa importante cidade, que tem uma história rica, equipamentos de lazer e cultura de qualidade e em quantidades significativas. Além disso, há a proximidade com a capital do estado e uma grande oferta de restaurantes e opções de hospedagens.

Essa cidade oferece atrativos diferenciados para atender aos mais diversos objetivos de turismo. E, em caso de escolher uma hospedagem em Sorocaba, indicamos o Hotel Nacional Inn. Não deixe de conhecer hoje mesmo.

Aproveite e comente sobre por que visitar Sorocaba e deixe sua opinião para que possamos oferecer conteúdo útil ao viajante.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.