Porto Alegre: uma das cidades mais arborizadas do mundo e com muitos atrativos turísticos

Tempo de leitura: 10 minutos

A Capital do Rio Grande do Sul atrai visitantes de diversas partes do país: todos com o objetivo de conhecer suas belezas! Impossível não se encantar!

 

Porto Alegre, a Capital do Rio Grande do Sul, está entre as cidades mais arborizadas do mundo e tem ótimos índices nas áreas de educação, longevidade e renda do país. A cidade já recebeu mais de 80 prêmios e títulos: é considerada uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar ou se divertir. O município também tem a maior concentração de pássaros do Brasil e abriga mais de 400 parques! Conta com belos e interessantes atrativos culturais e turísticos como o Jardim Botânico, o Lago Guaíba, o Theatro São Pedro, entre tantos outros! Outro diferencial: a deliciosa culinária gaúcha! É de dar água na boca! Resumindo: todas essas características e possiblidades de passeios atraem turistas de várias partes do país e também dos vizinhos Argentina e Uruguai. E para você que está planejando uma viagem até Porto Alegre, nós preparamos diversas dicas a respeito da localidade! Confira!

 

O que fazer e o que conhecer em Porto Alegre:

 

Abaixo você vai conferir diversas dicas sobre o que fazer e o que vale à pena conhecer em Porto Alegre! São sugestões de locais muito bacanas para colocar em seu roteiro de viagem! Garantimos que você irá não se arrepender! Ficou curioso? É só continuar acompanhando o texto!

 

Lago Guaíba:

 

Você sabia que o Lago Guaíba está entre os pontos mais famosos de Porto Alegre e é chamado de praia de água doce dos gaúchos? Sim! É verdade! O espaço tem uma orla imensa e são várias as possibilidades para conhecer: pode ser a pé, de barco, ou pelo ar! Em um passeio de barco dá para ver a formação gerada pelo encontro dos rios Gravataí, Caí e Jacuí e, ainda, conhecer o Cais de Mauá! Têm também os voos panorâmicos, que sobrevoam o Lago e outros famosos pontos da Capital Gaúcha, como Centro Histórico e o Farol de Itapuã.  Resumindo: a diversão é garantida, independente da forma que optar por explorar o local! Um dos destaques por lá fica por conta do show da natureza: o pôr do sol! Impossível não se encantar!

 

Theatro São Pedro e Multipalco:

 

Construído em 1.858, O Theatro São Pedro é um belíssimo cartão postal de Porto Alegre e está agregado ao Multipalco! Juntas, as estruturas somam com 20 mil metros quadrados e formam um dos maiores complexos culturais de toda a América Latina! São espaços ao ar livre, salas para orquestra e corpo de baile, ambientes para cursos, lojas, cafeteria, restaurante e estacionamento. Reserve um espacinho na sua agenda para conhecer o Theatro e aproveitar alguma atração que esteja em andamento por lá! Você não vai se arrepender! Localização: Praça Marechal Deodoro, s/n, Centro Histórico.

 

Mercado Público:

 

O Mercado Público, inaugurado em 1.869, é considerado Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre! O espaço passou por uma grande restauração, já que o prédio sofreu com uma forte enchente e sobreviveu a incêndios. É muita história! Por lá você vai conseguir encontrar de tudo um pouco!  Bancas de frutas, verduras, legumes, bebidas, artesanato, produtos naturais, barbearia, além de restaurantes e cafeterias. O Localização: Galeria Mercado Público Central, s/n, Centro Histórico.

 

Casa de Cultura Mário Quintana:

 

A Casa de Cultura Mário Quintana é um atrativo cultural muito bacana da cidade e oferece aos visitantes exposição de obras de arte, espetáculos de dança, música, teatro, oficinas e seminários. Com aproximadamente 12 mil metros quadrados, o espaço funciona onde era o Hotel Majestic, prédio que faz parte do patrimônio histórico de Porto Alegre. Ele passou por uma restauração que durou três anos e foi reaberto em 1.990, como Casa de Cultura Mário Quintana.  Localização: Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico.

 

Jardim Botânico:

 

Em busca de contato com a natureza e a, ao mesmo tempo, de aprendizado? Então a nossa dica para você é conhecer o Jardim Botânico de Porto Alegre!  Durante o passeio é possível andar por todo o espaço, percorrer trilhas do arboreto, promover piqueniques ou simplesmente apreciar as lindas paisagens do lugar. Além disso, vale ressaltar que por lá são desenvolvidas diversas atividades de pesquisa e de educação ambiental. O principal objetivo é conservar espécies vegetais nativas do Rio Grande do Sul. Localização: Rua Doutor Salvador França, 1.427, Jardim Botânico.

 

Fundação Iberê Camargo: 

 

A Fundação Iberê Camargo foi criada para preservar e divulgar as obras do renomado artista. O acervo foi dividido em dois núcleos, sendo o primeiro relacionado às obras de arte, com mais de cinco mil trabalhos: pinturas, desenhos, gravuras, entre outros. Já o segundo reserva toda a parte de documentos. São mais de 20 mil itens entre catálogos, recortes de jornal, fotos e notas. Tudo isso sobre a vida e a obra de Iberê Camargo. Ah, em sua passagem pelo espaço não deixe de conhecer o auditório e o café que fazem parte da Fundação! Localização: Avenida Padre Cacique, 2.000, Cristal.

 

Usina do Gasômetro: 

 

Idealizada em 1.929, a Usina do Gasômetro foi criada para abrigar uma usina destinada à geração de energia. Porém, com o passar do tempo, o local foi transformado em um dos centros culturais mais importantes de Porto Alegre. No espaço sempre será possível se deparar com alguma atração artística: pode ser uma exposição ou uma apresentação musical! Na Usina também está situada a Torre do Gasômetro, que tem mais de 100 metros de altura e possibilita aos turistas uma vista diferenciada do Lago Guaíba! SENSACIONAL! Também dá para aproveitar para observar o nascer e o pôr do sol! <3 Localização: Avenida Presidente João Goulart, 551, Centro Histórico.

 

Praça Marechal Deodoro:

 

A Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como a Praça da Matriz, é um espaço bastante aconchegante e ideal para aproveitar momentos gostosos com a família! No entorno dela estão situados prédios importantes como: o Palácio Piratini (sede do governo do Estado), o Theatro São Pedro (já falamos mais sobre este atrativo turístico em um dos tópicos acima), o Museu Júlio de Castilhos e a Biblioteca Municipal. Localização: Praça Marechal Deodoro, s/n, Centro Histórico.

 

Parque Moinhos de Vento:

 

Se você está à procura de momentos de muita tranquilidade e de contato com a natureza, a nossa dica é visitar o Parque Moinhos de Vento, mais conhecido como Parcão! O lugar conta com linda área verde, lago com peixes, tartarugas e outros animais, playground e biblioteca ecológica com mais de mil títulos! Após aproveitar bastante o dia no Parque, observe as residências charmosas que ficam nas proximidades! Nós garantimos que irá amar esse atrativo turístico de Porto Alegre! Localização: Rua Comendador Caminha, s/n, Moinhos de Vento.

 

Atrativos para passear com as crianças:

 

Vai viajar com toda a família e esse pacote inclui as crianças? Então, nesse caso, será necessário pensar em passeios que sejam adequados! Afinal, é sempre muito gostoso oferecer a elas as melhores experiências, não é mesmo? E, é claro, que Porto Alegre tem atrativos para pessoas de todas as idades! Vale lembrar que a cidade conta com mais de 400 parques! Resumindo: tem muita coisa para entreter a molecada! Acima falamos do Parque Moinhos de Vento e ele é sim uma atração bem bacana para as crianças! Dá para brincar MUITO! Outro Parque muito legal para os pequenos é o da Redenção, que também é chamado de Farroupilha. Por lá você vai se deparar com muito verde, pedalinhos, orquidários e poderá realizar outras atividades para entreter a criançada. Outra ideia é aproveitar o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS. Além de momentos de diversão, o espaço proporciona conhecimentos e aprendizados a respeito de diversos assuntos! Tudo isso de maneira lúdica!  Vale ressaltar que essas são apenas algumas ideias, viu? Tem muita coisa para fazer na Capital Gaúcha!

 

Gastronomia:

 

E é claro que não poderíamos deixar de falar a respeito da gastronomia local! Apreciar os pratos da gastronomia de Porto Alegre é uma experiência que garantimos que vale à pena vivenciar! Nossa dica é que escolha um bom restaurante especializado em churrasco! Afinal, esse é o carro chefe da chefe! Só de pensar já dá até água na boca! Porém, essa não é a única comida típica de Porto Alegre! Experimente também feijão tropeiro, espinhaço de ovelha com aipim e paçoca de pinhão com carne assada! Uma delícia! Hummmmm!!!! Gosta de sobremesa? Algumas opções são: ambrosia, cuca e papo de anjo! Para finalizar não se esqueça de tomar o famoso chimarrão! Para alguns a bebida é considerada um tanto amarga, mas é bacana experimentar!

 

Onde se hospedar em Porto Alegre:

 

A Nacional Inn Hotéis conta com uma unidade em Porto Alegre: Capital do Rio Grande do Sul! O Mais legal é que o empreendimento está localizado no Centro Histórico da cidade! Abaixo preparamos mais informações sobre o hotel! Confira!

 

Hotel Dan Inn Express Porto Alegre:

 

Como já comentamos acima, o Hotel Dan Inn Express(tão bom que causa até arrepios) está localizado no Centro Histórico da cidade: a apenas 400 metros do Mercado Público e da Prefeitura Municipal e a 500 metros do Theatro São Pedro. Fica, ainda, a 10 km do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a menos de 10 minutos de carro da rodoviária. A estrutura da unidade conta com 103 apartamentos: eles estão divididos em 22 andares e podem ser acessados através de dois elevadores. Os quartos são equipados com ar-condicionado, TV LCD e a cabo, telefone, frigobar, estação de trabalho e piso laminado. Os banheiros têm secador de cabelo. Para eventos estão disponíveis duas salas, que juntas podem receber até 80 pessoas em formato auditório. São cortesias: café da manhã e internet Wi-Fi. Há, ainda, Room Service até às 21h30, serviço de lavanderia terceirizado e estacionamento conveniado e cobrado à parte. Comodidade e conforto: você encontra no Dan Inn Porto Alegre. Para mais informações e fotos é só clicar aqui!

 

 

#Partiu conhecer Porto Alegre? Planeje seu roteiro, feche sua reserva com a gente e faça as malas! Desejamos que vivencie momentos incríveis! <3 www.nacionalinn.com.br Até a próxima! 😀

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.