Rio de Janeiro

Tempo de leitura: 6 minutos

A cidade maravilhosa. Com suas praias sendo admiradas pelo mundo inteiro, tamanha beleza já serviu de inspiração para músicas, pinturas, e também aparecendo em filmes e series estrangeiras. Quer saber porque a cidade atrai tanta atenção, tanto dos nativos quanto de quem vem de fora? Continue lendo.

O sonho de muitos brasileiros e estrangeiros é um dia passear pelas ruas do Rio de Janeiro, tirar fotos em todos os pontos turísticos e curtir a praia ao máximo. Mas você sabe aonde ir para tirar tudo o que a cidade tem a oferecer? Continue lendo para saber os lugares que todo turista deve ir enquanto estiver em solo carioca.

 

Quais os pontos turísticos clássicos?

Vamos começar pelos mais conhecidos, aqueles que, quando alguém fala Rio de Janeiro, aparecem instantaneamente na cabeça. Esses lugares são paradas obrigatória, então venha relembrar quais são.

Uma das 7 maravilhas do mundo, o Cristo Redentor é o cartão postal, não apenas do Rio de Janeiro, mas também do Brasil. A estatua possui 38 metros, no estilo Déco, e fica localizada no topo do Morro do Corcovado, podendo ser vista de vários lugares da cidade.

Há varias formas de chegar no Cristo, pode optar pelos meios mais rápidos, como ir de van, de trem, com alguma agência, ou caso prefira apreciar melhor e com mais calma o percurso, é possível ir de bicicleta ou a pé, mas aí é uma caminhada de três horas até o topo.

É claro que não poderíamos deixar de citar o Pão de Açúcar. Contemplar a cidade de cima é uma experiência maravilhosa, e ter uma visão privilegiada das praias de Copacabana e Ipanema. Um ótimo momento para estar visitando o Pão de Açúcar é durante o final da tarde, para vislumbrar o pôr-do-sol.

Que tal um passeio na praia mais famosa do mundo? A praia de Copacabana já fez aparição em vários filmes, séries e novelas daqui do Brasil. Relaxar com uma caminhada pelo Calçadão ao longo de toda a praia, e aproveitar para tomar um suco e comer um espetinho deixará uma sensação de tranquilidade durante as suas férias.

Mais um lugar que proporciona um momento único de relaxamento e paz é o Jardim Botânico. Disponibilize uma tarde para poder explorar cada canto desse jardim, você pode observar atrações, como: a Gruta; os jardins Japonês, Mexicano e Sensorial; o Lago Vitoria Regia; e a Cascata.

Aproveite e de uma passadinha no Parque Lage, ele fica ao lado do Jardim Botânico. O parque também abriga a Escola de Artes Visuais, assim havendo exposições e cursos.

 

Gastronomia:

A mais famosa confeitaria do Rio, a Confeitaria Colombo é um dos favoritos para quem quer saborear boa comida em um edifício no estilo neoclássico. Também pode visitar um museu de utensílios de cozinha datados de dois séculos atrás.

Para saborear uma comida típica do nordeste, passe na Feira de São Cristóvão. Um pavilhão que oferece um encontro com a cultura nordestina, tendo shows, peças de arte e muita comida.

Lapa, o bairro mais conhecido do Rio. Onde se concentram atrações, shows, bares e restaurantes.

 

Museus:

Mas nem só de praia viverá o turista. Para os amantes de história e arte, o Rio pode te fazer se apaixonar. A cidade conta com vários museus e exposições, tanto ao ar livre quanto em edifícios. Também, vale mencionar, que boa parte dos museus possuem uma arquitetura inspirada no período neoclássico do século XIX, assim proporcionando um ambiente com um ar mais vintage.

Recomendamos que coloque o Museu do Amanhã no topo da sua lista de lugares para visitar. O museu foca em apresentar ao público as possibilidades do futuro através de ambientes audiovisuais, instalações interativas, esculturas, pinturas, e outros itens que foram conservados do tempo.

Outra parada para quem gosta de exposições é o MAR (Museu de Arte do Rio) e MAM (Museu de Arte Moderna). Ambos os edifícios, apesar de possuírem uma arquitetura muito diferente, ficam localizados um do lado do outro sendo ligados por uma ponte, assim, você pode explorar as exposições sem ter que ficar descendo e subindo para mudar de prédio.

O Mural Etnias, localizado no Porto Maravilha, que antes era um lugar perigoso, após as reformas durante as Olimpíadas de 2016, se tornou um dos pontos mais visitados pelos turistas. O Mural foi pintado pelo artista paulista Kobra, e apresenta cinco rostos de indígenas, cada um de regiões diferentes.

Um dos mais importantes museus do Brasil, o Museu de Belas Artes possui a maior exposição de arte do século XIX do país. Possuindo um acervo com mais de cem mil itens.

Muita gente não sabe, ma o Rio foi o berço da Marinha Brasileira, Espaço Cultural da Marinha. La você encontra uma exposição através da história da marinha, e terá a oportunidade de conhecer a Galeota D. João VI.

 

Outros lugares:

Aqui vai um combo de outros lugares para você ir turistar enquanto estiver na cidade maravilhosa.

Enquanto estiver tirando fotos no Mural das Etnias, aproveite para ir no AquaRio, o maior aquário da América do Sul. Possuindo 5 andares, 28 tanques, mais de 5 mil animes de 350 espécies diferentes. Sua maior atração é o Recinto Oceânico, onde as pessoas podem atravessar o tanque através de um túnel, também é possível fazer mergulhos no local.

O Parque das Ruínas é localizado onde era a antiga casa de Laurinda Santos Lobo, uma aristocrata do século XIX e XX. O Parque oferece uma vista privilegiada de quase toda a cidade. Perfeito para se divertir com a família devido a sua programação interativa, como um playground musical, com seis instrumentos inventados pelo músico, construtor e criador de instrumentos musicais, Leandro César.

Inaugurado em 1910, o Theatro Municipal pode facilmente ser considerado um dos mais belos do Brasil. Com sua arquitetura eclética, suas cúpulas de vidro e cobre, expõem tudo de mais luxuoso no início do século XX. Contando com espetáculos da Orquestra Sinfônica, Coro e Ballet do Theatro Municipal do RJ. Vale a pena conferir a programação.

Um dos pontos turísticos mais visitado, o Palácio da Ilha Fiscal foi palco do “Ultimo Baile do Império”, pois, em menos de uma semana depois, houve a Proclamação da República. Seu estilo foi inspirado na arquitetura francesa, solicitado pelo próprio Dom Pedro II. É uma excelente atração para quem se interessa, não apenas na arquitetura, mas também na história e vida da monarquia.

 

Se você gostou dessas dicas, continue acompanhando o nosso site para mais novidade e dicas. Até a próxima.

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.