Salvador: charme e rusticidade

Tempo de leitura: 6 minutos

Saiba mais sobre a capital baiana e veja por que vale apena conhecê-la

Em 29 de março de 1549 nascia Salvador; município mais populoso do Nordeste, o terceiro do Brasil e o oitavo da América Latina; centro econômico do Estado com porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico.

 

Tem clima quente, mas com uma brisa do Oceano Atlântico que o deixa agradável – com média de temperatura de 25°C, chove por todo o ano e não tem estação seca definida.

 

O conjunto arquitetônico da cidade conta com construções da arquitetura colonial portuguesa, e seu centro histórico ficou imortalizado pelo bairro do Pelourinho, com monumentos que datam do século XVII ao XX, sendo declarado patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidades para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO.

 

A culinária é rica e de sabores inesquecíveis, destacando-se o Baião de Dois, a Paçoca de Carne Seca, o Caldo de Sururu, bacalhau e frango à moda baiana, as moquecas e o Acarajé!

 

Povo extremamente religioso, lá convivem o Catolicismo, a Umbanda e o Candomblé harmonicamente. Nas praças das cidades elas se encontravam e faziam uma reunião ecumênica e daí surgiram as conhecidas Festas de Largo.

 

Se você gosta de museus na cidade existem vários e destacamos para sua visita o Museu de Arte Sacra; o Museu de Arte Moderna; o Solar do Unhão, onde você pode visitar a capela, a casa grande e a senzala da tradicional família Unhão; o Solar do Ferrão – com exposições temáticas sobre artes sacras – do século XVII ao XX; máscaras, utensílios e estatuetas africanas; esculturas e instrumentos musicais; o Museu Arte da Bahia; o Museu Afro-brasileiro e a Fundação Casa de Jorge Amado – escritor baiano muito conhecido e admirado.

 

Outras opções de atividades que você encontra em Salvador são: apresentação do Balé Folclórico (2ª, 4ª e sábado), única companhia de dança folclórica do país; passeio de escuna pela Baía de Todos os Santos, que sai às 9 horas do Centro Náutico e visita várias ilhas, fazendo uma parada na Ilha dos Frades e uma maior, para almoço, em Itaparica.

 

Para os fãs de futebol, não deixem de conhecer a Arena Fonte Nova, totalmente reformada para a Copa do Mundo e visite os camarotes, cabines da imprensa, campo, espaços que os jogadores compartilham.

 

Se a meninada for junto na viagem, você pode levá-las ao Salvador Bus, um ônibus de dois andares que faz o percurso entre parte da orla, Farol da Barra, Igreja do Senhor do Bonfim, Sorveteria da Ribeira, Mercado Modelo e Elevador Lacerda; desça em qualquer das paradas e retornem no próximo ônibus que faz o trajeto, sem custo adicional.

 

Conheça com elas o Dique do Tororó, espaço onde as esculturas gigantescas de autoria do artista plástico Tati Moreno estão expostas e, no domingo, carros são proibidos, fazendo com que a pista se transforme em ciclovia e espaço para o uso de patins.

 

E se ainda tiver pique e pretenda esticar a viagem, lembre-se de que aqui o carnaval dura sete dias! Sim, sete dias! E não podia ser de outra forma, pois a terra do trio elétrico, criação de Dodô e Osmar em 1950 não podia deixar de ter sua marca registrada e colocar água na boca dos demais foliões do país…

 

Onde se hospedar em Salvador – Hotel Nacional Inn:

 

Localizado na Avenida Octávio Mangabeiras, 197, Pituba, o hotel fica de frente para a Praia de Pituba e da linda orla da capital baiana. A unidade está ainda a sete quilômetros do Farol da Barra, a quatro do Terminal Rodoviário, a 14 do Pelourinho e a 22 quilômetros do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães.

 

O Nacional Inn Salvador disponibiliza 45 apartamentos nas categorias Standard, que estão divididos em três andares. Todas acomodações são em piso frio, com ar-condicionado, frigobar, TV a cabo, telefone e estação de trabalho. As instalações são versáteis e podem acomodar de uma a três pessoas com camas box de solteiro e de casal. Em alguns dos apartamentos é possível ter uma vista privilegiada para a orla de Salvador. A recepção tem secadores de cabelo para uso dos hóspedes.

 

A área de lazer do hotel conta com uma piscina com vista para o mar. Como cortesias a unidade oferece internet Wi-Fi, estacionamento coberto e um café da manhã caprichado com mais de 30 itens entre bebidas quentes, sucos, pães, cereais, manteiga, geleias, laticínios, frutas e bolos. A primeira refeição do dia no Nacional Inn Salvador proporciona aos hóspedes a oportunidade de conhecer pratos típicos da região, como o cuscuz para os hóspedes.

 

Onde se hospedar em Salvador – Hotel Golden Park:

 

O Golden Park Salvador fica na Avenida Manoel Dias da Silva, 979, na Praia da Pituba. O hotel fica a quatro quilômetros do Terminal Rodoviário e a 22 quilômetros do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães. Nos arredores do hotel estão o calçadão, quadras e o Jardim dos Namorados. O cenário é excelente para diversas atividades como: caminhadas, prática de atividades físicas ou um passeio na orla.

 

O hotel conta com 116 apartamentos na categoria Standard. Eles são divididos em seis andares que podem ser acessados por três elevadores. Todos quartos são em piso frio com ar-condicionado, frigobar, TV a cabo, telefone e estação de trabalho. As acomodações podem receber até três pessoas. As camas são box de solteiro e de casal. A recepção do hotel conta com secadores de cabelo para uso dos hóspedes e o hotel disponibiliza serviço de lavanderia terceirizado. A unidade é preparada para receber pessoas com alguma necessidade especial.

 

A área de lazer do Golden Park conta com uma piscina e um American Bar, que fica aberto durante à alta temporada. Quando em funcionamento, o American Bar serve coquetéis de frutas e drinks alcoólico como a tradicional caipirinha.

 

Como cortesias o hotel oferece internet Wi-Fi, estacionamento coberto e café da manhã especialmente preparado com mais de 30 itens. O cardápio da primeira refeição do dia é recheado de opções: bebidas quentes, sucos, pães, cereais, manteiga, geleias, laticínios, frutas, bolos, além de pratos típicos da região como o cuscuz nordestino e a tapioca. Na unidade há, ainda, um restaurante com cardápio à la carte, com o melhor da culinária brasileira e uma pitada especial do tempero baiano.

 

 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.