Salvador: impossível não se encantar com as belezas da capital baiana

Tempo de leitura: 9 minutos

A cidade é conhecida nacional e internacionalmente por sua gastronomia, música, arquitetura e atrativos turísticos. Você vai se apaixonar!

Atrativos turísticos, culinária marcante, belas praias e forte religiosidade: essas são apenas algumas características de Salvador, a Capital da Bahia! A cidade é visitada por turistas de todas as partes do mundo! O Carnaval local é um diferencial, afinal animação e receptividade são características do povo baiano! Com mais de 2,8 milhões de habitantes, é o município mais populoso do Nordeste e o terceiro do Brasil. Uma das cidades mais antigas da América precisa receber a sua visita! Que tal planejar uma viagem incrível para a localidade? Garantimos que você não irá se arrepender! Para ajudá-lo, nós preparamos um guia completo sobre Salvador: atrativos, curiosidades e opções de hospedagem! Acompanhe!

Atrativos turísticos em Salvador – Pelourinho:

O Pelourinho é, sem dúvida, um dos pontos mais famosos de Salvador. Desde 1.995 é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. Toda a região tem muita representatividade religiosa, cultural, gastronômica e artística. A arquitetura é um capítulo à parte: é praticamente uma aula de história ao ar livre! Um fato curioso sobre o local é que ele foi escolhido para a gravação do clipe They Don´t Care About Us, do Rei do Pop Michael Jackson. A gravação aconteceu com a lindíssima participação do Olodum, em 1.996!

Atrativos turísticos em Salvador – Igreja Nosso Senhor do Bonfim:

Ir até Salvador é ter a certeza de voltar para a casa com milhares daquelas fitinhas coloridas, para entregar para familiares e amigos! São as fitinhas do Bonfim! Mas além de levar essa lembrancinha para todos e amarrar uma no pulso, também tem a tradição de colocá-la na grade da igreja e fazer um pedido com todo o coração! Dizem que ele se realiza! Uma tradição cultivada há mais de 200 anos! Outro ponto interessante é a Lavagem do Bonfim: quando as baianas jogam água nos degraus da igreja. A arquitetura também chama atenção: fachada em estilo rococó!

Atrativos turísticos em Salvador – Elevador Lacerda:     

Você sabia que o Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano construído no mundo? Ele é meio de transporte para moradores locais! Faz a ligação entre a Praça de São Tomé de Souza e a Praça Cairu. Também é um cartão postal marcante da Bahia! Desde sua criação, o atrativo passou por diversas reformas e modernizações. Hoje conta com duas torres, quatro cabines, mais de 70 metros de altura e tem a capacidade para receber aproximadamente 100 pessoas. A viagem é SUPER RÁPIDA! Coisa de segundos, acredita? Mais uma curiosidade: ele é tombado pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional. E não podemos deixar de destacar algo: a vista! Um cenário incrível! Você vai amar!

Atrativos turísticos em Salvador – Mercado Modelo:

Quer conhecer os artesanatos produzidos na região e, ainda, aproveitar para experimentar pratos tradicionais da culinária local? Então a pedida é dar um pulinho até o Mercado Modelo! O espaço possui mais de 250 lojas e está próximo do Elevador Lacerda e da Baía de Todos os Santos! Além de levar uma fitinha do Bonfim para casa, aproveite para comprar uma lembrancinha para amigos e familiares neste local! Vai valer à pena!

Atrativos turísticos em Salvador – Dique do Tororó:    

O Dique do Tororó tem muita história! Você sabia que ele é o único manancial natural de Salvador tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico? Sim! Ele é! Foi construído pelos holandeses, com um espelho d’água de cerca de 110 mil metros quadrados. Completam a paisagem oito grandes esculturas de orixás. Você pode aproveitar o espaço para fazer uma caminhada, praticar remo ou para pescar! Por lá também há palco para shows e ótimos restaurantes!

Atrativos turísticos em Salvador – Praias e Farol de Itapuã:   

Salvador também conta com muitas praias: são mais de 50 quilômetros! Os coqueiros, espalhados por todos os cantos, são características marcantes! E olha que são opções para todos os públicos e gostos, viu? Ondas mais tranquilas ou mar agitado, areia fininha ou mais grossa e muitas piscinas naturais! Tem uma música que nos remete imediatamente a um local emblemático: “Passar uma tarde em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã, ouvindo o mar de Itapuã, falar de amor em Itapuã! A belíssima praia foi tema da canção de Vinícius de Moraes e Toquinho! É, com certeza, mais um cartão postal incrível da cidade e onde está localizado o Farol de Itapuã, uma torre de mais de 20 metros! Outras praias conhecidas e muito visitadas são: Amaralina, Flamengo, Ondina e Stella Maris. Você vai se apaixonar!

Atrativos turísticos em Salvador – Solar do Unhão:

O Solar do Unhão reúne diversos atrativos: o Museu de Arte Moderna da Bahia, o Parque das Esculturas e um café para experimentar muitas delícias! O mais legal é que o Solar, Sítio Histórico do século 16, está às margens da Baía de Todos os Santos. Lugar ideal para observar o pôr do sol! Que tal aproveitar um momento assim? <3

Atrativos turísticos em Salvador – Farol da Barra:  

Uma viagem até Salvador precisa contemplar uma visita até o Farol da Barra. Na verdade, o nome verdadeiro do local é Farol de Santo Antônio! Pessoas do mundo inteiro vão até o espaço para aproveitar a vista lindíssima e não se importam em subir os muitos degraus! Tudo para obter a melhor experiência! É mais um ponto para aproveitar o pôr do sol em Salvador! E o mais legal: deitado na grama! Uma tradição local. Uma curiosidade sobre o atrativo: ele é considerado o mais antigo de toda a América!

Atrativos turísticos em Salvador – Parque Metropolitano do Abaeté:     

O Parque Metropolitano do Abaeté tem mais de 18 mil metros quadrados de área preservada! Ou seja: é um dos maiores centros de lazer ecológico de todo o Nordeste. Ele foi criado para proteger a Lagoa do Abaeté! As dunas formadas de areias trazidas pelo vento das praias de Itapuã, foram emolduradas pela cobertura vegetal ao longo dos anos. A Lagoa do Abaeté é resultado do represamento de antigos rios que corriam na região, somado ao acúmulo de águas da chuva. Suas correntes de água não se misturam, propiciando variadas temperaturas em toda a extensão. Vale à pena conhecer!

Atrativos turísticos em Salvador – Religiosidade:

Uma das maneiras de conhecer um pouco sobre a história de Salvador é pela rota turística das igrejas! Só da religião católica são mais de 370 espalhadas pela capital baiana. A Igreja do Bonfim é uma das mais famosas de toda a Bahia, inclusive já falamos um pouco sobre ela em um dos tópicos acima! Só que têm outros destaques como a Basílica de Nossa Senhora Conceição da Praia e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco! Independente de qual seja a sua crença, o roteiro religioso vale pela rica bagagem cultural!

Curiosidades sobre Salvador – gravações em Salvador.  

Salvador é comumente escolhida para receber gravações de novelas e de filmes! Afinal, as belezas naturais compõem cenários ideais para desenvolver tramas e oferecer aos espectadores imagens incríveis! As gravações de “Verão Vermelho” mostraram pontos com a Igreja de São Francisco, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, o Farol da Barra, as praias de Itapuã e Pituba, entre outros.  “Luar Sobre Parador”, longa com Sônia Braga e Richad Dreyfuss, teve locações na Praia da Paciência. “Paraíso Tropical” passou pelo Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Pelourinho. A minissérie o “O Canto da Sereia” também teve como cenário principal a capital baiana e todas as suas atrações turísticas.  Artistas internacionais também escolheram a cidade para gravar seus clipes:  Michael Jackson com They Don’t Care About Us, Paul Simon com Obvious Child, Julio Iglesias com Mal Acostumbrado, Alpha Blondy com Bahia e MC Babel com Allá Voy Gyal.

Onde se hospedar em Salvador – Hotel Golden Park:

Agora que você já conhece um pouco sobre os principais atrativos de Salvador e algumas curiosidades da cidade, já dá para montar um roteiro turístico bacana! Após esse processo busque opções de hospedagem na cidade! A Nacional Inn Hotéis está presente na capital baiana com duas unidades! O Golden Park fica na Avenida Manoel Dias da Silva, na Praia da Pituba: a apenas quatro quilômetros do Terminal Rodoviário e a 22 quilômetros do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães.   A unidade conta com 116 apartamentos e piscina na cobertura! Uma das acomodações é adaptada para receber pessoas com alguma necessidade especial! A recepção tem secadores de cabelo para uso dos hóspedes. Durante sua estada, não se esqueça de aproveitar a piscina localizada na cobertura. Estacionamento, café da manhã e internet Wi-Fi são cortesias! Há, também, serviço de lavanderia terceirizado e Room Service. Para mais informações sobre o empreendimento é só acessar o site!

Onde se hospedar em Salvador – Hotel Nacional Inn:

Outra unidade da Nacional Inn Hotéis em Salvador é o Nacional Inn!  Localizado na Avenida Octávio Mangabeiras, fica de frente para a Praia da Pituba e para a linda orla da capital baiana. Está, ainda, a sete quilômetros do Farol da Barra, a quatro quilômetros do Terminal Rodoviário, a 14 quilômetros do Pelourinho e a 22 quilômetros do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães. A estrutura conta com 45 apartamentos e piscina com vista para o mar <3 São cortesias: café da manhã, estacionamento coberto e internet Wi-Fi!  Para mais informações sobre o empreendimento é só acessar o site!

#partiu conhecer Salvador? Depois de tantas experiências incríveis, você vai voltar com a bagagem repleta de histórias e com a alma leve! Conte com a Nacional Inn Hotéis durante sua estada na cidade! Será um prazer recebê-lo! www.nacionalinn.com.br

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.