São José dos Campos: a Capital da Aviação Brasileira

Tempo de leitura: 9 minutos

Além de ser importante pólo industrial e tecnológico do país, a cidade também conta com muitos atrativos turísticos e culturais para aproveitar com moda a família!

 

São José dos Campos está a menos de 100 quilômetros da Capital Paulista, faz parte do Complexo Metropolitano Expandido, figura entre os seis municípios mais populosos do Estado e é o 26º de todo o país. É importante pólo industrial e tecnológico do Brasil. Também é a Capital da Aviação Brasileira. Esses são apenas alguns títulos e características da cidade do interior de São Paulo! O que muita gente não sabe é que São José dos Campos também conta com muitos atrativos: são belos parques e importantes museus! Passeios que reservam aos visitantes conhecimento e contato com a natureza! Vai passar alguns dias na cidade? Confira algumas atrações para aproveitar por lá: Memorial Aeroespacial Brasileiro, Museu do Folclore, Museu de Esportes, Museu de Artes Sacras, Parque Vicentina Aranha, Parque Roberto Burle Marx, Praça Ulisses Guimarães e Espaço Engenheiro RiugiKojima. Preparamos informações sobre todos esses espaços! Ah, também separamos dicas de locais para garantir a hospedagem! Confira!

 

Museus em São José dos Campos:

 

São José dos Campos conta com museus muito legais! As temáticas são as mais diversas e, se você gosta de aprender um pouco sobre história, terá muitos lugares para conhecer! Confira algumas dicas que preparamos!

 

Memorial Aeroespacial Brasileiro – MAB:

 

Falamos que São José dos Campos é a Capital da Aviação Brasileira! E um dos espaços que você precisa conhecer para saber um pouco mais sobre a temática é o Memorial Aeroespacial Brasileiro! Criado em 2004, é o passeio ideal para quem é apaixonado por história! No MAB será possível observar peças que são achados da aviação brasileira! Há, ainda, a possibilidade de ficar por dentro das principais curiosidades sobre o assunto! Basicamente, o Museu é dividido quatro ambientes com os seguintes acervos: Aeronáutica, Ensino, Defesa, Pesquisas Associadas e Espacial. Vale ressaltar que esse é um local muito bacana para levar as crianças! Temos certeza que elas ficarão encantadas! Localização: Avenida Brigadeiro Faria, s/n, Jardim da Granja.

 

Museu do Folclore:

 

Que tal conhecer um atrativo turístico e cultural da cidade? O Museu do Folclore, criado em 1987, é uma das atrações mais concorridas de São José dos Campos! E motivos não faltam para tamanha concorrência: o local possui exposição permanente, “Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional”, que conta através de diversos objetos e imagens um pouco sobre a cultura popular da região do Vale do Paraíba. Ela é dividida em alguns ambientes! São eles: Sala São José dos Campos, Sala das Tecnologias, Sala da Religiosidade, Sala Festas, Sala Santos da Fé, Sala Identidades, Sala Brasil e Sala Panelas do Vale. Outros espaços do Museu: reserva técnica, biblioteca e brinquedoteca. Mais um ponto interessante: por lá são desenvolvidos diversos projetos e programas educacionais! Isso sem contar as exposições itinerantes! Muito legal, não é mesmo? Faça a sua visita! Localização: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade Roberto Burle Marx, Santana.

 

Museu de Esportes:

 

Se você é um apaixonado por esportes, independente de qual seja a modalidade, então precisa dar um pulinho ao Museu de Esportes em São José dos Campos! Nesse passeio a ideia é que faça uma viagem ao tempo e aprenda um pouco sobre a história do esporte na cidade! Por lá irá encontrar diversas exposições fotográficas, materiais para pesquisas e palestras com especialistas da área! Vai aprender um pouco mais sobre vôlei, futebol e basquete! Vale ressaltar que essas são apenas algumas modalidades retratadas no espaço! Tem muito mais! Localização: Praça Afonso Pena, 29, Centro.

 

Museu de Arte Sacra:

 

O Museu de Arte Sacra, que fica dentro da Capela de Nossa Senhora Aparecida, se transformou em um atrativo da cidade! Ele foi todo reformado em 2014 e reinaugurado em 2015. Por lá você vai poder observar imagens, paramentos, oratórios, entre outros objetos dos séculos 18, 19 e 20. Imperdível! Localização: Travessa Chico Luiz, 67, Centro.

 

Passeios para fazer com a família em São José dos Campos:

Além de conhecer os principais museus da cidade, que tal aproveitar alguns dos principais parques e praças de São José dos Campos? São passeios ideais para aproveitar com toda a família: em meio a muito verde! Tem o Parque Vicentina Aranha, o Parque Roberto Burle Marx, a Praça Ulisses Guimarães e o Espaço Engenheiro RiugiKojima! Confira!

 

Parque Vicentina Aranha:

 

O Parque Vicentina Aranha, que recebe mais de 60 mil visitantes por mês, é um espaço encantador e lindíssimo! Conta com ampla área verde (representa praticamente 80% de todo o Parque), espaços para caminhada, quiosques e pavilhões que foram projetados pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo. É ideal para ler um livro, descansar, contemplar e até para um piquenique! Outra pedida é aproveitar as apresentações culturais que são realizadas no local! E tem uma curiosidade! Antes de ser transformado em um atrativo o espaço foi, na década de 1920, um sanatório. Para quem não sabe: um dos primeiros sanatórios do Brasil! O prédio foi comprado pela prefeitura em 2006 e aberto ao público em 2007. Localização: Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302, Vila Adyana.

 

Praça Ulisses Guimarães:

 

Um local para caminhadas, para uma corrida de leve, para ler um bom livro, para aproveitar com a família, para andar de bike e para um piquenique: a Praça Ulisses Guimarães é ideal para todas essas atividades!  Ao visitar a cidade não deixe de dar um pulinho até o espaço! Você vai adorar e terá momento de muita diversão! Localização: Rua Doutor Tertuliano Delphim Júnior, Parque Residencial Aquarius.

 

 

Parque Roberto Burle Marx:

 

Mais conhecido como Parque da Cidade, o Parque Roberto Burle Marx é outro atrativo que vale muito à pena conhecer em São José dos Campos! O espaço amplo conta com áreas para caminhadas, piquenique, para eventos culturais e também para momentos de lazer ao ar livre. Levou o seu cãozinho para a viagem? Então esse é o local ideal para passear com ele!Por lá está instalado um dos mais importantes parques caninos do Brasil: O Espaço Quatro Patas. Outros destaques do atrativo: as obras arquitetônicas de Rino Levi e a parte paisagística de Roberto Burle Marx. Uma curiosidade: antes de ser transformado em um espaço para lazer, o fazia parte da Fazenda da Tecelagem Parayba. Localização: Avenida Olivo Gomes, 100, Santana.

 

Espaço Engenheiro RiugiKojima:

 

Para aqueles que são apaixonados pela cultura japonesa indicamos uma visita ao Espaço Engenheiro RiugiKojima. Caso não seja lá tão fã assim, visite do mesmo jeito! Afinal, o lugar é encantador e vai render belas fotos. Por lá você vai se deparar com jardins, córregos, flores típicas e um tradicional portal japonês! Tudo muito lindo e extremamente conservado! Vale ressaltar que o espaço foi idealizado para homenagear o centenário da imigração japonesa no Brasil. Localização: Rua Antônio Rodrigues Júnior, 119, Parque Residencial Aquarius.

 

Onde se hospedar em São José dos Campos:

 

A Nacional Inn Hotéis também marca presença em São José dos Campos! São duas unidades com estruturas completas para lazer e eventos e em localizações estratégicas! Abaixo, você encontra algumas informações sobre os empreendimentos e os links que vão encaminhá-lo diretamente ao site para fechar a reserva! Confira!

 

Hotel Nacional Inn São José dos Campos:

 hotel1

O Nacional Inn São José dos Campos tem localização privilegiada: fica ao lado do Shopping Center Vale, próximo da Embraer, do Aeroporto, da Refinaria da Petrobrás e da General Motors. A estrutura do hotel conta com 157 apartamentos e área de lazer com piscina natural, jacuzzi, saunas seca e úmida, salão de jogos e playground. Para quem não deixa os exercícios de lado, mesmo durante uma viagem, tem o espaço fitness.  Quem pretende realizar algum tipo de evento poderá consultar os espaços que estão disponíveis dentro do empreendimento. São salas dos mais diversos tamanhos e que conseguem atender objetivos diversificados. São cortesias para os hóspedes: delicioso café da manhã e internet Wi-Fi. Há, ainda, serviço de lavandaria, estacionamento cobrado à parte e Room Service 24 horas. Também é possível almoçar e jantar no local. O restaurante oferece cardápio à la carte ou Buffet. Localização: Avenida Deputado Benedito Matarazzo, Jardim Oswaldo Cruz. Para mais informações e fotos é só clicar aqui!

 

Hotel Dan Inn São José dos Campos:

 hotel2

Em busca de hospedagem bem no centro da cidade? Então o Dan Inn São José dos Campos é a melhor opção para você! Ele está próximo de tudo: agências bancárias, supermercados, farmácias, lojas, restaurantes, dos shoppings Centro e Centervale, da Embraer, do Aeroporto, da Refinaria da Petrobrás e da General Motors. Fica a 20 minutos da Rodoviária e a 30 minutos do Parque da Cidade, um dos mais visitados do município. A estrutura do Hotel conta com 110 apartamentos e área de lazer dotada de piscina, sauna e espaço fitness. Para a realização de eventos são quatro espaços e uma equipe especializada para ajudá-lo a organizar tudo da melhor maneira possível! O café da manhã e a internet Wi-Fi são cortesias! O estacionamento é cobrado à parte e há, ainda, serviço de lavanderia e Room Service 24 horas. Endereço: Avenida João Guilhermino, 287, Centro. Para mais informações e fotos é só clicar aqui!

 

A negócios ou a lazer: São José dos Campos consegue atender públicos diversos! Conte com a Nacional Inn Hotéis em sua viagem até o município do interior do Estado de São Paulo! Será um prazer recebê-lo e, claro, toda a sua família! Conheça também os outros 23 destinos em que a empresa marca presença! É só acessar o site: www.nacionalinn.com.br. Até mais!

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.