Tendências 2020 no setor hoteleiro: do Gerenciador de Wi-Fi ao reconhecimento facial

Tempo de leitura: 4 minutos

Tendências 2020 no setor hoteleiro

O setor hoteleiro está em franca expansão. Com o aumento da competitividade no setor, é importante que os gerentes hoteleiros entendam quais são as grandes tendências da área, do gerenciador de Wi-Fi ao reconhecimento facial.

Isso é especialmente verdade com o crescimento de buscas pelo Brasil na Internet, o que denota interesse internacional em turismo no nosso país.

Com mais turistas internacionais e empresários vindo ao país para fazer negócios, ambos os públicos acostumados ao padrão internacional, mais importante é que os hotéis brasileiros possam se atualizar com o que há de mais moderno no exterior.

Mas quais são exatamente as grandes tendências de 2020 no setor hoteleiro? Como seu hotel pode se adaptar às demandas deste ano? Para descobrir a resposta dessas e outras questões, siga a leitura do artigo abaixo!

1. Ferramentas digitais como o reconhecimento facial

A transformação digital, que já é uma tendência em tantas áreas da economia, também será uma das grandes mudanças de 2020 no setor hoteleiro. Muitas tecnologias inovadoras já estão em utilização nos principais hotéis do mundo e deverão ser adotadas em maior quantidade nas ofertas aos clientes pelo Brasil e pelo mundo.

Dentre as ferramentas digitais de maior destaque em 2020 estará o reconhecimento facial. A tecnologia é utilizada para oferecer uma experiência mais agradável aos hóspedes, agilizando o processo de check-in, o que é especialmente interessante para hoteis em regiões corporativas, que recebem muitos visitantes de negócios.

Para funcionar adequadamente, no entanto, essa tecnologia necessitará de uma boa conexão com a Internet, o que nos leva ao próximo item da lista.

2. Gerenciador de Wi-Fi para hóspedes e hotel

Um gerenciador de Wi-Fi é um software essencial para hotéis e outros estabelecimentos onde há múltiplas conexões à rede em simultâneo. Sua função é fazer a gestão adequada da rede Wi-Fi do estabelecimento, de modo a garantir melhor conexão para os hóspedes e para a empresa.

Hoje em dia, existem gerenciadores de Wi-Fi que são feitos especialmente para o setor hoteleiro, como é o caso do produto da Nonius, uma empresa portuguesa que presta serviços para hotéis do mundo todo, incluindo na Europa, Américas, África e no Oriente Médio.

Dentre as vantagens do uso do gerenciador de Wi-Fi para os hóspedes está o acesso a uma conexão de alta velocidade, segura e confiável em qualquer local do hotel, sem necessidade de configurações complicadas.

Já para o hotel, as vantagens incluem um maior valor agregado ao serviço oferecido, disponibilidade de Internet em diversas dependências do hotel, possibilidade de criar diferentes perfis de acesso para cada área e muito mais.

3. Parceria com Coworkings

Você sabia que 55% dos hóspedes que viajam para o Brasil são viajantes a negócios? Isso mostra que há uma grande demanda por serviços e pacotes no setor hoteleiro que seja adequado para esse tipo de cliente. Essa será, aliás, uma das grandes tendências de 2020. O próprio gerenciador de Wi-Fi e reconhecimento facial já demonstram isso.

Outra boa estratégia para agregar valor ao serviço oferecido pelo hotel é uma aproximação com o mercado de coworking, muito utilizado pelos viajantes a negócios. As possibilidades para tais parcerias são muitas.

Alguns hotéis investem atualmente na possibilidade de converter parte dos seus domínios em coworkings para os hóspedes, enquanto outros estudam parcerias com coworkings locais, envolvendo deslocamento, descontos e outros benefícios.

4. Experiências culturais imersivas

Uma das grandes tendências do setor hoteleiro em 2020 é a evolução de um movimento que já começou faz tempo. Atualmente, são poucos os hotéis que conseguem sobreviver sendo “apenas um quarto” para os hóspedes, especialmente aqueles que recebem viajantes de alta renda.

Os hotéis precisam se adaptar para oferecer dicas e programas de passeios. Uma das tendências de 2020 será a oferta de experiências culturais imersivas, levando os turistas a conhecer as “verdadeiras” cidades, tendo a experiência que os locais têm.

5. Google Hotel Search no Brasil

Diversas plataformas para hotéis são usadas atualmente. Existe a Trivago, a Booking, Hotéis.com e muitas outras. No entanto, um concorrente de peso entrou nesse segmento em 2018: o Google.

A empresa lançou sua novidade para o setor, o Google Hotel Search, em 2019 no Brasil e deverá se tornar essencial para os negócios em 2020. Por isso, os principais hotéis do país precisarão aprender como utilizar a plataforma, como se destacar nela e como angariar mais clientes com base nos serviços oferecidos pelo Google.

Essas são as 5 principais tendências de 2020 no setor hoteleiro. Será um ano de muita tecnologia, desde o reconhecimento facial até o gerenciador de Wi-Fi, além de muita luta para ser encontrado no Google e na oferta de valor agregado maior aos quartos.

O que achou das tendências selecionadas? Para quais delas você já está preparado? Comente abaixo com a sua opinião!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.