Top 10 cidades para conhecer em Minas Gerais

Tempo de leitura: 12 minutos

Está programando as férias e tem dúvida de qual destino escolher? Que tal Minas Gerais? Além de belíssimas paisagens, cidades repletas de história e uma culinária incomparável, o estado tem um povo extremamente receptivo e que sabe encantar os turistas com o famoso “jeitinho mineiro”. Neste post reunimos os 10 lugares que mais gostamos em Minas Gerais para que você possa organizar um roteiro bem completo e já começar a programar sua viagem. Boa leitura! 

 

  • Belo Horizonte

 

É claro que tínhamos que começar este post falando sobre a capital mineira, Belo Horizonte. Ideal para quem gosta de opções mais urbanas como roteiros culturais e gastronômicos, a cidade é uma boa pedida para passar um final de semana ou um feriado prolongado, por exemplo. Mas se você estiver com tempo, vale a pena ficar por pelo menos cinco dias e usufruir tudo de bom que o maior município do estado tem a oferecer. Nossas indicações de passeios para quem curte apreciar belas paisagens e locais ao ar livre são a Lagoa da Pampulha –principal ponto turístico de BH-, a Praça do Papa – que tem um por do sol incrível-  e o Mirante do Mangabeiras – com um visual de tirar o fôlego. Para quem não abre mão de conhecer a história e cultura locais, não deixe de conhecer o Museu de Arte da Pampulha, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais, O Museu das Minas e do Metal, o Centro de Arte Popular e o Museu Histórico Abílio Barreto. Por fim, vale fazer uma visita ao Mercado Central e conhecer o que há de melhor na gastronomia mineira. 

  1. Congonhas

Os apreciadores de arte não podem deixar de conhecer Congonhas. Localizada a pouco mais de 80 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade preserva importantes obras como o Aleijadinho, o Santuário Bom Jesus dos Matosinhos que abriga a obra “Os Doze Profetas”, esculturas esculpidas em tamanho real, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e protegida pela Unesco. Também é imprescindível a vista ao Museu de Congonhas, local onde os turistas poderão entender mais detalhadamente sobre a importância da história e da cultura mineira e admirar a obra de Aleijadinho. 

 

  • Poços de Caldas

 

Localizada ao sul do estado de Minas Gerais, a cerca de 450 quilômetros de Belo Horizonte e 250 quilômetros de São Paulo,  Poços de Caldas é o destino certo de muitos casais em lua de mel, que são atraídos pelo clima ameno, pelo charme da cidade e pela simpatia do povo mineiro. O balneário Thermas Antônio Carlos é um dos mais famosos pontos turísticos, pois é onde os visitantes podem conhecer de perto o motivo pelo qual o município é conhecido pelas famosas águas termais e terapêuticas. O que também chama a atenção por lá são as belezas naturais, como as belas paisagens da Serra de São Domingos, o mirante do Cristo Redentor e as cachoeiras de Véu das Noivas e Cascata das Antas. Para tirar boas fotos, vale a pena o passeio de Teleférico. Para quem não abre mão de uma boa diversão, Poços de Caldas tem uma vida noturna agitada, com excelentes bares e restaurantes na área central. 

 

  • Capitólio

 

Um verdadeiro paraíso para os amantes de natureza. Não é a toa que Capitólio é conhecido por ser o mar de Minas de Gerais. A região é banhada pelo Lago de Furnas e tem diversas cachoeiras que tornam o local um grande atrativo para o turismo. Por ter vários pontos acessíveis, a viagem pode ser feita em família tranquilamente, porém, já adiantamos que em período de férias escolares e feriados prolongados o movimento é grande, por tanto, se desejar mais sossego, fuja dessas épocas. Com relação ao clima, vale a pena optar pelos meses de abril, maio, agosto, setembro e outubro, pois é quando há menos chuva, proporcionando mais segurança para os passeios. Por lá, o turismo mais conhecido é o passeio de lancha pelo Lago de Furnas, onde será possível conhecer os Cânions de Capitólio, as quedas d’água e os bares e restaurantes flutuantes. Para quem não abre mão de tirar boas fotos, o Mirante dos Cânions é o ponto certo, a vista para o Lago de Furnas e belíssima! Além disso, também é legal reservar alguns dias para conhecer os circuitos de cachoeiras, como a da Trilha do Sol, a Pé da Serra e a Paraíso Perdido, com certeza o contato com a natureza irá renovar suas energias! 

 

  • Diamantina

 

Conhecida por ser um dos principais pontos turísticos históricos de Minas Gerais, Diamantina é considera Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Para entender o motivo do nome da cidade, os turistas devem conhecer a Estrada Real e as curiosidades sobre a extração de diamantes no século XVIII. Além disso, o município é cercado por casarões e igrejas centenárias nas ruas de pedra, um verdadeiro cartão postal que rende fotos lindíssimas. Para aprofundar-se na história é importante visitar o Centro Histórico e O Instituto Casa da Glória. Já as principais igrejas são a de Nossa Senhora do Carmo, de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Para deliciar-se nos pratos da gastronomia mineira, vá à Vila do Biribiri.

 

  • Mariana

 

Se suas férias vão de maio a agosto indicamos que aproveite para conhecer Mariana, pois é neste período que há menos chuva e os passeios podem ser melhor aproveitados. Em um dia de viagem você poderá visitar diversos pontos turísticos, por isso, a boa pedida é hospedar-se em Ouro Preto e fazer um bate volta. Por lá, você poderá saber detalhes da história colonial do Brasil, sobretudo no que diz respeito ao período do Ciclo do Ouro em Minas Gerais. Os casarões, igrejas e museus abrigam a rica história do estado. Os turistas não podem deixar de conhecer a Igreja de São Francisco, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Catedral Basílica da Sé e a Basílica de São Pedro dos Clérigos. Também é importante fazer uma visita a Casa da Câmara e Cadeia que preserva detalhes da infeliz época da escravidão, com mobiliário a arquitetura dos séculos XVIII e XIX. 

 

  • Ouro Preto

 

Como comentamos, vale a pena casar a visita e conhecer Mariana e Ouro Preto. É impossível falar de passeios históricos em Minas Gerais sem incluirmos a cidade que foi fundada ainda na época do Brasil colônia, no século XVIII. Conhecida por suas ladeiras de pedra, Ouro Preto preserva a arquitetura colonial e é rica em arte, preservando obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde. Durante a estadia na cidade, você poderá conhecer tradicionais igrejas e museus, inclua no seu roteiro: a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de Assis, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja de Santa Efigênia. Já para os museus, é importante conhecer: o Museu da Inconfidência, o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/ UFOPS, o Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho. Entre um ponto turístico e outro aproveite para conhecer os restaurantes locais e deleitar-se nos melhores pratos e quitutes mineiros, preparados com muito carinho pelos comerciantes. 

 

  • São João del Rei

 

Saindo de Ouro Preto, considere conhecer São João del Rei. Também com turismo voltado a cultura, arte e história, a cidade já foi uma das mais ricas do estado de Minas Gerais na época das descobertas das minas de ouro e metais preciosos e começou a ser povoada no início do século XVIII. Com relação aos pontos turísticos, você irá encontrar muitos casarões e construções históricas bem preservados, para isso, vá à Rua Getúlio Vargas. Por lá estão o edifício Solar Neves onde funcionam o Museu de Arte Sacra e o Solar Baronesa. Ainda falando sobre museus, algumas opções são o Museu Ferroviário, onde é possível fazer um passeio de Maria Fumaça e o Museu Regional de São del Rei. Para quem não abre mão de visitar as igrejas históricas, as principais atrações são a Igreja de São Francisco de Assis, do século XVIII abriga traços de Aleijadinho e a grandiosa Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. 

 

  • Tiradentes

 

Aproveite o passeio de Maria Fumaça saindo de São João del Rei para ir a Tiradentes. Ideal para um final de semana intenso de atividades ou um feriado prolongado, a cidade é a queridinha de turistas que querem unir tranquilidade, hospitalidade e passeios relacionados a história e boa gastronomia. Inclusive, no mês de maio acontece um importante Festival Gastronômico, fica a dica! As ruas de pedra do Centro Histórico concentram os principais pontos turísticos como a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu Casa Padre Toledo, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Museu de Sant’Ana. Uma curiosidade bem interessante é que as capelas representam os passos da Paixão de Cristo, uma importante observação sobre a característica de fé da cidade. Após passar um tempo andando a pé conhecendo estes locais, que tal relaxar um pouco indo ao Largo das Forras? Por lá você poderá conhecer o famoso Chafariz de São José e comprar lembrancinhas para a família e amigos com os típicos artesanatos regionais. É claro que não poderíamos deixar de indicar os quitutes locais como doces e queijos, afinal, que graça teria uma visita a Minas Gerais sem aproveitar os pratos típicos, não é mesmo? 

 

  • Serra da Canastra – São Roque de Minas

 

Por falar em quitutes mineiros, a Serra da Canastra, um dos principais acessos à São Roque de Minas, é a cidade dos queijos mineiros, por lá estão diversos produtores de queijos premiados. Além disso, é palco de belezas naturais de encher os olhos e aliviar a alma, como o famoso Parque Nacional da Serra da Canastra. Não é a toa que a região é super conhecida por seu circuito turístico que une o melhor da natureza e da gastronomia de Minas Gerais. Para começar o passeio, vale a pena separar um dia somente para conhecer as fazendas produtoras de queijo. Aliás, você sabia que o Queijo Canastra é um Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro? Pois é, ao conhecer a Estância Capim Canastra você poderá degustá-lo e comprovar o motivo do título. Não deixe de visitar o Sítio Bela Vista e Fazenda São Bento para degustar as produções e bater um bom papo com os produtores. Se você deseja entender como se dá a produção dos queijos, vá a fazenda Pingo do Mula.  Agora que já falamos sobre a parte gastronômica, temos que indicar os locais repletos de natureza, ideias para recarregar as energias e esquecer todos os problemas do dia a dia. O Parque Estadual da Serra da Canastra tem um visual de encher os olhos, lá estão a nascente do Rio São Francisco e a Cachoeira Casca d’Anta, que é a maior queda d’água do São Francisco, impossível não se apaixonar pelas piscinas naturais formadas em volta. O verdadeiro santuário natural é casa de diversas aves e animais selvagens como tamanduá-bandeira, já pensou estar passeando e ter a sorte de encontrar com um? 

Conte com a rede Nacional Inn

A Rede Nacional Inn está presente em 25 destinos das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste, em oito estados brasileiros, inclusive Minas Gerais. Porém há um carinho muito especial por ele, pois foi onde, na década de 1970, em Poços de Caldas, a história da Rede teve início. Atualmente, Poços de Caldas conta com os hotéis Nacional Inn, Dan Inn e Plaza e com os resorts Cassino, Golden Park, Village Inn e Thermas. A capital mineira também tem uma de nossas unidades, com o hotel Nacional Inn Belo Horizonte. Acesse o site www.nacionalinn.com.br para saber mais informações sobre valores e reservas e poder aproveitar ainda mais os destinos com hospedagem de qualidade e atendimento de primeira. 

E então, gostou das dicas sobre as cidades de Minas Gerais, qual é seu destino favorito? Já conhece algum lugar e gostaria de voltar? Compartilhe sua opinião nos comentários, vamos adorar saber! 

Desejamos a todos uma excelente viagem! 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.